Business 30 de Agosto de 2019

Vale a pena investir em uma rede de franquias de ensino de idiomas?

Dados da Associação Brasileira de Franchising apresentam um número expressivo de faturamento por parte das franquias de ensino de idiomas no país

Os números das franquias do segmento de educação de idiomas tem expressado uma alta expectativa no mercado, principalmente no que diz respeito a lucros e investimentos. Segundo dados da ABF - Associação Brasileira de Franchising, franquias que prestam serviços educacionais faturaram R$ 2,8 bilhões no primeiro trimestre de 2019, o que representa um aumento de 8,1% em relação ao mesmo período de 2018. 

No total, em 2018 o segmento educacional faturou R$ 11,4 bilhões. Ainda segundo a ABF, a estimativa é que o ensino de idiomas fatura mais de 35 milhões de reais por ano no Brasil. 

Ensino da língua inglesa no Brasil 

Segundo dados do British Council, uma instituição pública do Reino Unido que tem como principal objetivo difundir o conhecimento da língua inglesa e sua cultura mediante a formação e outras atividades educativas, apenas 3,4% da população brasileira fala inglês fluentemente.

Já no ranking mundial de fluência em inglês promovido pela Education First - EF, o Brasil ocupa a 41ª posição dentre 80 países pesquisados, o que significa que existe uma lacuna a ser preenchida nessa área. 

Seguindo a mesma linha, uma pesquisa realizada pelo site brasileiro de classificados de empregos Catho, entrega que saber inglês de maneira fluente pode aumentar em até 70% o valor dos salários. Esse número expressivo se dá justamente por conta da quantidade baixa de fluentes na língua inglesa no mercado de trabalho brasileiro. 

Por que o Brasil tem um número tão baixo de fluentes em inglês? 

Infelizmente, existe uma deficiência do ensino de inglês nas escolas. O ensino brasileiro é carente em infraestrutura e é debilitado em diversos sentidos, além de ter pouco espaço na grade curricular e sofrer com carência de materiais de qualidade e profissionais com possibilidade de capacitação contínua. 

Além disso, o ensino tradicional que muitas franquias de inglês oferecem não supre as necessidades dos estudantes no que diz respeito ao aprendizado do inglês. A grande maioria das escolas de idiomas não consegue proporcionar, de maneira efetiva, uma forma de contato real com a língua inglesa, onde o ensino é focado em gramática e pouco prático. 

Segundo a Andréia Moraes, Gerente de Expansão da Rede TopWay English School, existe muito espaço para investir em rede de ensino de idiomas. “O segmento de escolas de idiomas é um mercado com imenso potencial ainda a ser explorado”, afirmou. Segundo ela, ganharão frente as “escolas que se comprometerem a entregar resultado, além de contar com ferramentas tecnológicas que proporcionem a seus alunos uma verdadeira experiência no idioma”, completou. 

Quanto aos resultados financeiros e de avaliação de franquias, é necessária uma análise de mercado da região, do tipo de franquia, da qualidade em gestão e é claro, do serviço oferecido aos clientes. O espaço existe, a demanda também, e por isso, o que falta é aproveitar as oportunidades. 
Franquias de escolas de idioma

Como pudemos observar, o ensino de inglês nas escolas brasileiras não é eficiente. Diferente do que pode acontecer nas escolas especializadas, no caso das franquias de idiomas, porque existe um investimento direto por parte do aluno, um incentivo para o professor, e um número limitado de alunos por turma, fazendo com que cada aluno seja atendido de maneira correta e eficiente. 

Além disso, o ensino pode ser aliado a tecnologia fazendo com que seja ainda mais fácil ‘seduzir’ os alunos que entendem essa importância de ser fluente em um segundo idioma no mundo cada vez mais globalizado. 
 
Sobre a TopWay 

A TopWay English School foi fundada em 2004 na cidade de Pelotas/RS com o propósito de revolucionar o ensino da Língua Inglesa, permitindo com que o aluno atinja a fluência no idioma através de uma metodologia altamente imersiva, comunicativa, dinâmica, e tecnológica. 

Desenvolvemos e testamos um modelo de negócio de sucesso que nos possibilitou em 2007 alavancar o nosso plano de expansão através do franchising. Hoje a rede conta com 35 unidades espalhadas em todo o sul do país e almeja atingir a marca de 200 escolas até 2022. 
Nosso time de suporte é formado por uma equipe de especialistas em todas as áreas do negócio, permitindo que nossos franqueados tenham todo o apoio necessário para extrair o melhor resultado de suas operações.

Oferecemos suporte quanto à Gestão do Negócio, uma agência de Marketing Digital própria com expertise no segmento de educação, acompanhamento na fase de implementação da franquia, plataforma de capacitação e treinamento para franqueados e colaboradores. Além de diferentes formatos de franquia para pequenos e grandes centros. 

Inovar para surpreender as expectativas de nossos alunos faz da TopWay uma excelente empresa e uma ótima oportunidade de negócio. 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui