Trip 12 de Fevereiro de 2020

Trip: as 10 melhores cidades para andar de bike

Confira quais são as cidades mais bike-friendly do mundo

As bicicletas necessitam de zero combustível para serem utilizadas, portanto, são econômicas, não poluem e não prejudicam o meio ambiente e garantem mais saúde e bem estar para os ciclistas. Só existem benefícios para populações e cidades que se apropriam do uso de bikes como meio de transporte. 

Além disso, a mobilidade urbana sobre duas rodas necessita de uma infraestrutura cicloviária para tornar a bicicleta como principal meio de transporte e contribuir para uma vida urbana mais sustentável.

Pensando nisso, hoje nós trouxemos as melhores cidades do mundo para se andar de bike para você dar uma olhada (sem uma ordem de colocação). Quem sabe se você tiver a oportunidade de conhecer algum desses locais, você não aproveita para dar uma pedalada, não é mesmo? 

E ahhh, além de dar aquela pedalada, você também pode aproveitar para dar uma treinada no seu inglês. ‘Mas, como vou treinar meu inglês se eu estiver na Dinamarca?’. Calma  o coração, pequeno gafanhoto. O inglês é considerado um idioma universal e é falado por pessoas de todas as partes do mundo. Sendo assim, se você estiver em Amsterdã, na Holanda ou em Antuérpia, na Bélgica, com certeza vai encontrar um indivíduo que saiba inglês para se comunicar com você. 

Então vamos dar uma olhada nas melhores cidades para se andar de bike: 


1) Copenhague - Dinamarca

Se tratando de lugares com infraestrutura para bicicletas, Copenhague, na Dinamarca, está anos luz na frente de muitos destinos ao redor do mundo. Inclusive, capital dinamarquesa já foi eleita como a melhor cidade do mundo para andar de bicicleta, o que faz com que boa porcentagem da população só se desloque utilizando bicicletas. 

São mais de 400km de ciclovias, além das ciclovias verdes que são áreas sem qualquer ligação com automóveis, o que deixa o passeio ciclístico muito mais seguro. Como um bônus, a cidade é extremamente plana, o que deixa o passeio mais fácil ainda. 

2) Amsterdã - Holanda 

Amsterdã é com certeza uma cidade que não pode faltar em um conteúdo sobre lugares para andar de bike. Pelo menos metade dos moradores de Amsterdã usam bikes como principal meio de transporte em suas locomoções diárias, o que é um reflexo da estrutura e o cuidado da cidade com os ciclistas. A maioria das ruas da cidade são adaptadas para o tráfego de bicicletas com ciclovias, corredores compartilhados, postos de guarda e sinais de trânsito especiais. 

3) Utrecht - Holanda 

Além de Amsterdã, outra cidade holandesa na lista de melhores cidades para andar de bike é Utrecht, uma pequena cidade com pouco mais 330 mil habitantes e que é quase livre de carros, com uma ótima infraestrutura de ciclovias e postos de aluguéis para bikes. A cidade é realmente muito bike-friendly e tem o maior estacionamento de bicicletas do mundo, com mais de 12 mil vagas para bikes. 

4) Estrasburgo - França 

Estrasburgo na França também é um grande exemplo de cuidado e incentivo do uso de bicicletas e é considerada a cidade francesa que mais se apropria do uso de bikes como meio de transporte oficial. A cidade oferece mais de 500 km de ciclovia e atualmente as bikes representam mais de 20% dos deslocamentos diários dentro da cidade. 

5) Malmö - Suécia

A cidade sueca Malmö tem como exemplo a dinamarquesa Copenhague. Por lá tem uma inovação que com certeza não passa despercebida: a criação de vias exclusivas para bikes com nome próprio, o que facilita e muito na localização por GPS. A cidade é bike-friendly de verdade e oferece um grande estacionamento para bicicletas, uma ótima infraestrutura para passeios de bicicleta e uma intensa campanha para reduzir o uso de outros meios de transporte como o carro. 
 

6) Bordeaux - França

Bordeaux é uma das cidades que vêm investindo bastante em infraestrutura para ciclistas, além de contar com um serviço de aluguéis de bicicletas bastante eficiente e barato. São diversas ciclovias e ciclofaixas para facilitar a locomoção por meio das bikes. Além disso, a cidade têm investido em linhas de bonde, o que ajudou a diminuir o tráfego de carros e facilitou ainda mais o trajeto para ciclistas. 


7) Antuérpia - Bélgica

Na Bélgica, Antuérpia é uma das melhores cidades para andar de bicicleta. A cidade conta com muitos incentivos para aqueles que querem se locomover de bike como estacionamentos amplos e modernos e um sistema de empréstimo/aluguel de bikes eficiente. Apesar de enfrentar alguns desafios de urbanização, a cidade manda muito bem no quesito bike-friendly. 

8) Eindhoven - Holanda

Mais uma cidade holandesa para a lista. Eindhoven oferece uma grande infraestrutura para aqueles que optam por se locomover de bicicleta e inovou ao construir o visionário Floating Roundabout, uma ponte estaiada em formato circular, ou melhor, uma rotatória suspensa criada especialmente para os ciclistas. É ou não é uma cidade bike-friendly? 

9) Nantes - França 

Outra cidade francesa na lista é Nantes, que possui uma avenida principal onde é estritamente proibido a circulação de carros. A cidade tem feito grandes investimentos em infraestrutura e projetos para se tornar cada vez mais sustentável e melhor para os ciclistas. Mesmo não sendo o local onde a bicicleta é o meio de transporte mais utilizado e eficiente, a cidade está andando em um bom caminho. 

10) Sevilha - Espanha

Sevilha é uma das melhores cidades na Espanha para pedalar. Nos últimos anos a cidade tem investido em infraestrutura para aumentar o número de ciclistas nas ruas e também implementou um sistema de empréstimo/aluguel de bicicletas. A transformação da cidade para a utilização das bikes foi bastante rápida e intensa, tendo um retorno positivo da população. 

Como bônus, veja alguns destinos brasileiros: 

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro


Felizmente, nossa cidade maravilhosa conta com mais de 300 km de ciclovias e ciclofaixas pelas praias e cidade. Além disso, conta com o projeto Bike Rio que disponibiliza mais de dois mil bikes para aluguel de moradores e turistas. 

Fortaleza - Ceará

A capital do Ceará já conta com mais de 200 km de ciclofaixas e mais de mil bicicletas disponíveis para aluguel/empréstimo. A cidade conta com o projeto Bicicletar implementado em 2014 e que já registrou mais de 1,5 milhão de viagens por meio de bikes. 

Aracajú - Sergipe

Aracajú conta com ciclovias com mais de 60 km de extensão e já investiu mais de 11 milhões na ampliação da infraestrutura de vias exclusivas para ciclistas. Isso porque, a cidade tem como objetivo se transformar em uma ‘capital da bicicleta’. 

E aí, o que você achou deste conteúdo? Conta pra gente nos comentários! 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui