Aprender Inglês 22 de Abril de 2023

There is, There are: quando usar cada um?

Aprender como usar expressões que formam frases é fundamental para quem quer se tornar proficiente no inglês. O "there is" e o "there are", por exemplo, são frequentes na conversação e na escrita. Conheça a diferença entre eles!

As expressões "there is" e "there are" são bastante comuns no inglês e equivalem ao verbo "haver" do português. Elas são usadas sempre que queremos dizer que algo existe em alguma situação ou lugar.

Você provavelmente já as encontrou por aí, seja lendo uma notícia ou assistindo um filme e, se não as entendeu de primeira, não se preocupe! Vamos explicar tudo mais adiante.

É a partir de frases mais curtas e básicas que começamos a nos comunicar e essas expressões são algumas das importantes logo de cara. Com o passar do tempo, a comunicação vai ficando mais complexa, já que vamos adquirindo mais confiança e vocabulário.

Mas, se a sua dúvida é mais pontual na hora de usar "there is" e "there are", este artigo vai dar um bom start no seu aprendizado, então, let's go!

O que é "there is" e "there are"?

As expressões "there is" e "there are" servem para indicar a existência de algo, uma no singular e outra no plural. No português, usamos as palavras "há", "tem/têm" ou "existe" com o mesmo sentido, o que costuma resultar, no inglês, em um erro gramatical muito comum.

Ao tentar traduzir frases como "tem um passarinho na árvore" muitos acabam utilizando "have" no lugar do "tem", falando "have a bird on the tree", mas essa expressão está errada! O correto seria dizer "there is a bird on the tree".

Lembre-se de que usar "tem" para dizer que alguma coisa existe não é a maneira correta de expressar essa ideia na norma culta do inglês, já que o certo é usar "há".

Have – tem/ter (mais usado para "posse")
There is – há/existe (usado para falar que alguma coisa está em algum lugar, por exemplo)

Qual é a diferença entre "there is" e "there are"?

A diferença é simples: "there is" é usado no singular e "there are" no plural. Quando estamos falando de uma coisa apenas, o correto é usar primeira expressão, para duas ou mais, a segunda.

Vamos ver alguns exemplos?

No singular:

  • There is a star in the sky. – Há uma estrela no céu.
  • There is a type of chicken that is completely black. – Existe um tipo de galinha que é completamente preta.

No plural:

  • There are many cell phone brands. – Existem muitas marcas de celular.
  • There are two ways of doing this math. – Há duas maneiras de fazer esse cálculo.

Você também pode encontrar o "there is" da maneira abreviada, representado pelo  "there’s":

  • There’s a store close to my house. – Há uma loja perto da minha casa.
  • There’s no proof that ghosts exist. – Não existe prova de que fantasmas existem.

Agora que você já sabe qual a diferença entre as duas expressões, vamos entender quando e como usar cada uma delas?

Quando usar "there is" e "there are"?

Você vai usar essas duas expressões sempre que precisar dizer que alguma coisa existe ou está em algum lugar. Também é possível utilizá-las em perguntas e respostas curtas. Confira!

— Is there a dog in your house? — Yes, there is.
— Há um cachorro na sua casa? — Sim, há.

— Are there available flights to New York? — No, there aren't.
— Há voos disponíveis para Nova York? — Não, não há.

Não tem muito segredo na hora de usar there is ou there are: assim que você entende o conceito, o resto fica fácil. O que não quer dizer que eles são sempre escritos da mesma maneira!

Uma outra excelente maneira de aumentar seu conhecimento na língua e aprender como e quando usar expressões como essas é com um curso de inglês interativo e imersivo.

A imersão é uma metodologia de aprendizagem em que o aluno tem o máximo de contato com o idioma, desde o agendamento das aulas até a própria aula em si.

Mas, enquanto você pensa no assunto, que tal aprender, a seguir, como adaptar os termos de acordo com a frase que você está formando?

Como usar "there is" e "there are"?

Construir uma frase com esse termo é fácil! A estrutura para frases no presente que falem de rotina do dia a dia envolvem a seguinte fórmula:

there + verbo to be (is ou are) + restante da sentença

É claro que existem algumas variações, assim como todas expressões que usamos no dia a dia, a exemplo de quando mudamos o tempo verbal da frase e se ela é negativa, afirmativa ou interrogativa.

Preparamos exemplos para cada uma dessas possibilidades e separamos todos por tempo verbal para facilitar para você. Check them out!

No presente simples (simple present)

O presente simples é um dos tempos verbais mais básicos do inglês e o utilizamos para todos os exemplos acima. Para fixar melhor a ideia, aí vão mais alguns!

Take note (anota aí!): a forma negativa de "there is" e "there are" pode ser abreviada como "there isn’t", no singular, e "there aren’t", no plural.

Singular

 

  • Em frase afirmativa: There is a better person for this job. – Existe uma pessoa melhor para este trabalho.
  • Em frase negativa: There is not a possibility for rescheduling. – Não há uma possibilidade para reagendamento.
  • Em frase interrogativa: Is there a cheaper option? – Existe uma opção mais barata?

Plural

 

  • Em frase afirmativa: There are many cities in this country. – Existem muitas cidades neste país.
  • Em frase negativa: There are no cars available to rent. – Não há carros disponíveis para alugar. 
  • Em frase interrogativa: Are there new songs from this band? – Existem músicas novas dessa banda?

O próximo tempo verbal da nossa lista é o simple past, usado quando queremos falar sobre coisas que aconteceram no passado.

No passado simples (simple past)

A estrutura do passado simples é bem parecida com as outras: "there was", no singular, e "there were", no plural. Aqui, também podemos abreviar a forma negativa, resultando em "there wasn’t" e there weren’t, respectivamente.

Outra regra: existe uma diferença entre "there was not" e "there was no". Ambas são negativas, mas na primeira, quando usamos o "not" a expressão tem significado de "não havia", já com o "no", ela se traduz como "não havia nenhum(a)".

Justamente por conta dessa diferença, só é possível abreviar para "wasn’t" e "weren’t" quando usamos o "not". A regra também serve para o presente simples.

Singular

 

  • Em frase afirmativa: There was a new student in my class today. – Havia um estudante novo na minha aula hoje.
  • Em frase negativa: There was not a single cop on the street. – Não havia um único policial na rua. There was no letter for you in the mailbox. – Não havia nenhuma carta para você na caixa de correio.
  • Em frase interrogativa: Was there a better way to handle this problem? – Havia um jeito melhor de lidar com esse problema?

Plural

 

  • Em frase afirmativa: There were many birds in the park. – Havia muitos pássaros no parque.
  • Em frase negativa: There were no books to buy in the bookstore. – Não havia livros para comprar na livraria.
  • Em frase interrogativa: Were there no one that could bring you home? — Não tinha ninguém que pudesse trazer você para casa?

E vamos para o último dos nossos exemplos, o futuro!

No futuro simples (simple future)

Quando queremos falar de coisas que ainda vão acontecer, em alguns minutos ou em alguns anos, usamos "there will be", tanto para plural quanto para o singular. Para formar uma pergunta, devemos começar com "will there be".

A abreviação da expressão negativa no futuro é simples também e fica "there won’t be", substituindo a frase completa, que seria "there will not be".

Singular e Plural

 

  • Em frase afirmativa: There will be a lot of different jobs in the future. – Existirão muitos trabalhos diferentes no futuro.
  • Em frase negativa: There will not be a car waiting for you outside the airport. – Não haverá um carro esperando por você fora do aeroporto.
  • Em frase interrogativa: Will there be a better opportunity for us to talk? – Haverá uma oportunidade melhor para nós conversarmos?

É isso por enquanto! Gostou das dicas? Sempre é bom estar aprendendo novas regras e maneiras de se expressar corretamente. Isso enriquece não só a nossa fala, mas também a escrita e a capacidade de entender coisas novas. Bons estudos!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui