Aprender Inglês 18 de Maio de 2023

Substantivos contáveis e incontáveis em inglês: guia prático

Você sabia que, em English, não podemos contar todos os substantivos em unidades, como um, dois, três etc.? A gente explica o porquê! Leia mais no nosso guia prático de substantivos contáveis e incontáveis do inglês!

Os substantivos dão nome para objetos, animais, lugares etc. E os substantivos contáveis e incontáveis no inglês? Os primeiros podem ser contados em quantidades exatas e diferem no singular e no plural, já os incontáveis normalmente não têm forma plural e precisam de algum complemento quando queremos contar suas quantidades. 

Essa regra também existe no português, mas, como ela faz parte do dia a dia, você provavelmente nem dá muita bola. É quando você aprende outra língua que se dá conta da sua importância.

E, se você não quer correr o risco de chegar em um restaurante e pedir “two foods please” – “duas comidas por favor” –, é bom ler este artigo até o fim.

Ele vai ajudar aumentando seu vocabulário na hora de construir frases com mais clareza e até de entender a escrita e a fala de outras pessoas. Check it out!

Como diferenciar os substantivos contáveis e incontáveis?

 

Os substantivos contáveis, como o nome já diz, podem ser contados em unidades (um, dois, três etc.), já os incontáveis não podem ser contados da mesma maneira: é preciso utilizar outras palavras para definir uma quantidade deles.

Existem algumas dicas que ajudam a saber quando um substantivo é um ou outro. Veja!

Os contáveis normalmente têm forma plural e singular, como no exemplo abaixo.

One pen (uma caneta), two pens (duas canetas).

Por outro lado, os incontáveis costumam não ter uma versão para o plural ou, quando têm, ela também é incontável – um bom macete aqui é perceber quando você não consegue contar o substantivo sem a ajuda de outro termo.

A palavra “water” (água) é um bom exemplo.

Você pediria “two waters” (duas águas)? Não faz sentido! É preciso dar um complemento à palavra, nesse caso, um outro substantivo ajuda a frase a fazer sentido:

Can you buy me two bottles of water, please? – Você pode comprar duas garrafas de água para mim, por favor?

Dependendo do contexto, a regra pode variar e, muitas vezes, falantes do inglês de todos os níveis usam, informalmente, alguns “uncountable nouns” como “countables”. 

Quem vai a uma lanchonete com frequência para tomar o famoso cafezinho pode até pedir no balcão:

One coffee, please!” – “Um café, por favor!”

Assim como a água, o café também é incontável. Você consegue saber se foi pedido uma xícara, um grão ou um pé de café pela pergunta? Não, né? 

Mas, nesse caso, o atendente até vai entender que você quer uma xícara da bebida, mesmo não tendo usado a regra formal. 

Como usar corretamente substantivos contáveis e incontáveis?

 

Sempre use os “countable nouns” junto com a quantidade e o plural do substantivo quando você estiver falando de dois ou mais. Os “uncountable nouns”, por sua vez, precisam estar acompanhados de um quantificador ou de algum outro termo que identifique a quantidade.

Opa! Alerta de palavra nova na área! Vamos falar dos quantificadores e de como eles ajudam a definir quantidades, tanto para substantivos contáveis quanto para não contáveis. Segue o fio!

O que são e quais são os quantificadores ou “quantifiers” em inglês?

 

Eles são um conjunto de termos que servem para definir quantidades de substantivos no geral, sem que um número exato entre na frase. 

O segredo para conhecê-los é saber que alguns “quantifiers” só funcionam com substantivos contáveis, enquanto outros funcionam apenas com os incontáveis e outros são coringas e servem para os dois casos. Veja todos eles a seguir.

“Many”, “much” e “a lot of”

 

Quando você quiser falar de uma quantidade grande de coisas, ou seja, “muitos(as)”, uma das saídas possíveis é usar os termos “many” “much”, “a lot of” ou “lots of” seguindo algumas regrinhas:

  • “many” é utilizado apenas para substantivos contáveis; 
  • o “much” serve para os termos incontáveis; e
  • “a lot of” ou “lots of” podem ser usados para os dois.

Como sempre é bom visualizar com exemplos para aprender melhor, aproveite e confira alguns!

He has many books in his library. – Ele tem muitos livros na sua biblioteca. 
(books, substantivo contável)


They have much work to do tomorrow. – Eles têm muito trabalho para fazer amanhã.
(work, substantivo incontável)


There is a lot of food in the pantry. – Há muita comida na dispensa.
(food, substantivo incontável).

Mas os quantifiers não param por aí! Dá uma olhada nos próximos itens da nossa lista.

“Few”, “little” e “a bit of”

 

Algumas palavras servem apenas para identificar quantidades pequenas de algo, como aquelas em português que significam “poucos(as)” e “alguns(as)”. Os correspondentes desses termos na terra do tio Sam são o  “little” ou “a little”, “few” ou “a few” e “a bit of”.

  • Usamos “few” para termos contáveis; e
  • “a bit of” e “little” para incontáveis.

Assim como os quantitativos usados para falar de grandes porções, os quantifiers “menores” são sempre usados quando não dá para especificar a quantidade exata de algo, mas se sabe que não é muito – então, sinaliza-se apenas que é pouco:

I have a few coins in my backpack. – Eu tenho algumas moedas na minha mochila.
(coins, substantivo contável)

She is eating little food during lunch. – Ela está comendo pouca comida durante o almoço.
(food, substantivo incontável)

I just need a bit of information to finish your registration. – Eu só preciso de algumas informações para finalizar o seu cadastro.
(information, substantivo incontável)

E quando não dá pra saber se estamos falando de muito ou de pouco? Temos solução!

“Some” e “any”

 

Quando você não tiver certeza da quantidade, utilize os termos “some” e “any”. Os dois funcionam para substantivos incontáveis e contáveis no plural. O “some” deve ser usado sempre em frases afirmativas e o “any” nas negativas e interrogativas. Confira!

I have some bad news for you. – Eu tenho algumas más notícias para você.
(news, substantivo incontável)

Some cars will get a new painting. – Alguns carros vão ganhar uma nova pintura.
(cars, substantivo contável)

I don’t have any money with me. – Eu não tenho nenhum dinheiro comigo.
(money, substantivo incontável)

Você deve estar se perguntando nesse momento “Ué, mas dinheiro? Incontável? Como assim?”. Esse espanto é bem normal. 

O dinheiro em si não dá para contar, já que não podemos dizer que temos “um dinheiro, dois dinheiros” e o que contamos, na verdade, é a quantidade de notas ou o valor delas, “one dollar, two dollars”. Esses, sim, são substantivos contáveis – dollars, reais e por aí vai!

São muitas as palavras como essa, mas o que temos preparado vai ajudar você a não confundir mais. Let's check?

Lista de substantivos contáveis e incontáveis mais comuns em inglês

 

Foi para ajudar na hora dos estudos, especialmente quando surge aquela dúvida se “dá ou não dá pra contar?”, que organizamos esta lista.

Copie, imprima e cole no seu caderno ou favorite este artigo no seu celular ou computador: o importante é que você tenha a tabela em mãos sempre que precisar consultar!

Vale lembrar que nem todo substantivo incontável no inglês é incontável também no português, por isso, algumas traduções podem, sim, ter forma plural na nossa língua nativa. 

O melhor que você faz, na verdade, é evitar passar de um idioma para o outro, já que traduzir não é a melhor forma de aprender inglês.

Imagem

E aí? Se você aprovou a lista, está focado(a) em aprender e sabe onde procurar conhecimento. Quer mais?

O melhor jeito de continuar essa jornada é fazendo um curso de inglês online. Se ele for imersivo, com professores ao vivo e materiais de apoio, com certeza será um dos melhores! Bons estudos!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui