News 24 de Agosto de 2018

Sonhar em inglês é um bom sinal de aprendizado?

Vários alunos da TopWay relatam que sonham em inglês, confira o que isso significa e se isso é um bom sinal.

Existem alguns estudos que concluíram que, quando você passa a sonhar em outras línguas — como o inglês, por exemplo —, você está se tornando fluente naquele idioma. Inclusive, nos anos 80, um psicólogo canadense chamado Joseph De Koninck percebeu que, quando os estudantes de francês começavam a falar em francês nos seus sonhos, estavam progredindo melhor e mais rápido no aprendizado do idioma do que os demais estudantes.
Há outro caso, ainda, em que um paciente despertou de um coma e se encontrava falando alemão ao invés de seu idioma nativo — o qual ele tinha inclusive esquecido —, uma obra de seu subconsciente.
São muitos os mistérios e as dúvidas que o assunto gera. Por isso, preparamos este post para você. Então, continue a leitura para saber se sonhar em inglês é realmente um bom sinal de aprendizado e confira algumas dicas para estimular esses sonhos!

 

O que significa sonhar em inglês?
Como os sonhos podem ser bem confusos e nem sempre eles representam algo com fundamento, é importante prestar atenção aos pequenos detalhes para compreender do que realmente se trata.
Muitas vezes, os sonhos possuem significados que, de alguma forma, têm a ver com a vida real. Muitas vezes, retratam alguma lembrança e até mesmo desejos profundos, tornando difícil compreender a mensagem passada.
Sonhar em um idioma diferente pode, muitas vezes, ser apenas uma expressão do desejo interno que temos de pertencer a um novo mundo cultural e linguístico, de se integrar em algo que somente o aprendizado daquele idioma pode permitir. Por isso, sonhar em inglês indica uma forte consciência e um grande empenho com o aprendizado.

Sonhar em inglês tem a ver com o aprendizado?
Mas, afinal, será que sonhar em inglês tem a ver com o aprendizado ou com o fato de que você está se tornando fluente no idioma?

A verdade é que, quanto mais você pensa em inglês — ou em qualquer língua que esteja aprendendo —, está fixando melhor o idioma no seu cérebro. Essa técnica é, inclusive, recomendada pelos professores e escolas de idiomas.

Qual é a relação entre a linguagem e os sonhos?
Ao se habituar a pensar em inglês, logo aquela sua voz interna (aquela voz na nossa mente que dá comandos ao corpo antes de fazer alguma coisa) passa a assumir o outro idioma também, da mesma forma que os seus sonhos.
Isso não significa que necessariamente você esteja aprendendo inglês mais rápido, mas assegura que o que você está aprendendo seja fixado no seu cérebro, um grande passo em direção à tão sonhada fluência!

 

Como conseguir sonhar em inglês?
Assim como você pode começar a pensar em inglês, tanto por querer como sem querer — no caso da voz interna, que é mais automática —, você pode também começar a sonhar em inglês. Os sonhos podem muitas vezes ser manipulados por nós mesmos. E você não precisa ser um mestre das mentes para conseguir fazer isso!
Comece a, por exemplo, assistir mais filmes e séries em inglês próximo do horário de dormir ou adormecer ouvindo músicas nesse idioma. O mesmo vale para leitura: que tal seu próximo livro de cabeceira ser uma edição em inglês?
Procure também exercitar bastante aquela voz interna, pensando bastante em inglês. Torne isso bem comum para você, seja ao acordar, no decorrer do dia ou mesmo antes de dormir. Exercite muito o idioma até que pensar e falar em inglês se torne algo automático para você.

E então, você já sonhou em inglês ou conhece alguém que passou por essa experiência? Conta pra gente lá no Twitter ;)

 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui