Cultura 13 de Julho de 2020

Sister Rosetta Tharpe, Queen e o Dia Mundial do Rock

Nesse dia do rock queremos reverenciar a mãe do estilo musical: Sister Rosetta Tharpe


Todo ano no dia 13 de julho costumamos ver diversos posts nas redes sociais com a seguinte legenda: “Hoje é dia de rock, bebê!”, certo? Bom, hoje de fato é dia de rock, bebê. Mais especificamente o Dia Mundial do Rock, que apesar de ter ‘mundial’ em sua nomenclatura, é comemorado especialmente no Brasil. 

Nessa data nós comemoramos e homenageamos o estilo musical do Rock n’ Roll e o comportamento contracultura de jovens de uma era na segunda metade do século XX. 

E hoje nós vamos ver qual o motivo de comemorarmos o Dia do Rock em 13 de julho, mas antes disso, queremos falar de um assunto com você: Você sabia que o rock começou muito antes de Elvis Presley? Chuck Berry? Beatles? Não?  A gente te explica! 

A mãe do Rock 

Dizem os especialistas e historiadores da área, que o rock começou muito antes de qualquer outro nome que nós costumamos ouvir como Elvis Presley ou Chuck Berry. Existiu uma mulher, negra, religiosa, cantora e instrumentista norte-americana que viveu para influenciar inclusive personalidades que viriam anos depois e que foi considerada a mãe do rock. Mas, quem era essa mulher?

Sister Rosetta Tharpe. Figura de uma voz poderosíssima e de um talento com a guitarra incomparável. Enorme presença de palco e estilo único, revolucionário, de tocar sua guitarra na década de 50. 

Nascida em 1915, passou sua infância em uma pequena cidade do Arkansas, estados no sul dos estados Unidos. Seu pai, plantador de algodão. Sua mãe, devota da igreja batista. Do pai herdou o apreço pelo canto. Da mãe, a espiritualidade. 

Com seis anos se mudou para Chicago com sua mãe em uma missão da igreja e a partir daí começou a ganhar fama nos corais da igreja com sua voz e suas habilidades com a guitarra e o piano. Rosetta passou a ser vista pela indústria fonográfica e com 19 anos acabou gravando seu primeiro disco unindo a música gospel com um estilo popular da época. 

Sister Rosetta Tharpe foi uma verdadeira heroína. Desafiou os costumes segregacionistas da época, revolucionou a música e deixou uma base de influência para muitos que viriam depois, como o próprio Elvis Presley, que tinha apenas dois anos quando Rosetta lançou seu primeiro hit, “Rock Me”, em 1937. 

Infelizmente, em 1973, Rosetta faleceu com 58 anos após sofrer um derrame. Foram anos de carreira de altos e baixos, sem imaginar o legado que deixaria para outras gerações. Em 2007, ela foi incluída no Blues Hall of Fame, em 2018, no Rock and Roll Hall of Fame. Além disso, em 11 de janeiro de 2008, foi declarado o dia de Sister Rosetta Tharpe no estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos. 

Obrigada por tudo, Sister Rosetta Tharpe!

Dia do Rock 

Bom, agora que nós já reverenciamos a mãe desse estilo musical, vamos falar um pouquinho do porque a data do dia 13 de julho ter sido escolhido para o Dia Mundial do Rock. 

A data é uma homenagem ao estilo musical do Rock and Roll, comemorada especialmente no Brasil, e tem como principais influenciadores uma campanha promovida por duas rádios paulistas na década de 90. Isso porque em 13 de julho de 1985 foi realizado um grande evento chamado Live Aid, um show realizado simultaneamente em Londres, na Inglaterra e na Filadélfia, nos Estados Unidos. 

O evento tinha como principal objetivo conscientizar a população mundial sobre a pobreza  e a fome na Etiópia e contou com a presença de artistas incríveis e grupos de rock renomados na época como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, David Bowie, U2,  BB King, Sting, Scorpions, U2, Eric Clapton, Paul McCartney, e Queen, que fez um show que acabou sendo considerado o melhor e maior show da carreira da banda, sendo um dos últimos momentos no palco de Freddie Mercury.

Sendo assim, iremos finalizar esse texto fazendo uma homenagem à esse show e à esse momento tão especial de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. Obrigada por tudo, Queen. 

We Will Rock You



Buddy, you're a boy, make a big noise
Playing in the street, gonna be a big man someday
You got mud on your face, you big disgrace
Kicking your can all over the place, singin'
We will, we will rock you
We will, we will rock you
Buddy, you're a young man, hard man
Shouting in the street, gonna take on the world someday
You got blood on your face, you big disgrace
Waving your banner all over the place

We will, we will rock you, sing it!
We will, we will rock you, yeah
Buddy, you're an old man, poor man
Pleading with your eyes, gonna get you some peace someday
You got mud on your face, big disgrace
Somebody better put you back into your place, do it!
We will, we will rock you, yeah, yeah, come on
We will, we will rock you, alright, louder!
We will, we will rock you, one more time
We will, we will rock you


Obrigada por tudo, Rock and Roll!

E ahhh, hoje é dia de rock, bebê. Monte sua playlist com as melhores músicas do estilo musical (não vá esquecer Sister Rosetta, viu?) e aproveite para treinar seus conhecimentos no inglês!  
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui