Trip 19 de Fevereiro de 2020

Saiba como tirar o visto canadense

Viemos te explicar tudo sobre o visto para entrar no Canadá

Viajar é bom demais, né? Conhecer novos lugares, culturas e idiomas, viver novas experiências e voltar para casa com a sensação de renovação. E para quem curte aliar os estudos a viagens, fazer um intercâmbio ou simplesmente viajar para aprimorar os conhecimentos da língua inglesa no Canadá é uma ótima ideia. 

Mas, para morar, estudar ou trabalhar na terra do Maple, você precisa saber como tirar o visto canadense (ou renovar se já tiver), já que infelizmente o país não está entre os países que não exigem visto para brasileiros

E pensando em facilitar sua futura viagem para o Canadá, nós separamos umas dicas de como tirar o visto canadense. Confira: 

1) eTA - Electronic Travel Authorization / Autorização Eletrônica de viagem  

O ETA é um visto de turismo consideravelmente mais barato e com uma burocracia bem menor que o visto de turismo convencional. Ele está disponível para turistas brasileiros desde o início de 2017 e serve apenas para a entrada no país através da via aérea. As entradas em via terrestre ou marítima seguem precisando apresentar o visto tradicional. 

Porém, o visto está disponível apenas para brasileiros que tenham visto americano dentro da data de validade ou para aqueles que já tiveram um visto canadense nos últimos 10 anos. 

Como solicitar o eTA 

Para solicitar o eTA é obrigatório ter documentos como o passaporte (com validade mínima de 6 meses), cartão de crédito e endereço de e-mail válido. Com isso, você precisa preencher o formulário no site do Governo Canadense. Vale ressaltar que o formulário de inscrição possui um tempo máximo de preenchimento, então, tenha todos os documentos em mãos quando for preencher para não perder a chance. 

Após o preenchimento do formulário, você precisa pagar uma taxa conforme as instruções disponibilizadas no site. A resposta sobre o visto costuma chegar no máximo em uma semana no e-mail indicado no formulário e, dependendo da situação, podem ser solicitados alguns documentos adicionais. 

Esse tipo de visto costuma ter validade máxima de 5 anos e quando a validade expira você precisa solicitar um novo para entrar no país novamente. 

2) Visto Tradicional 

O Temporary Resident Visa (TRV) é o visto tradicional de turismo canadense, obrigatório para entradas via terrestre, marítima e aérea (para aqueles que não possuem o eTA). O visto está disponível para qualquer brasileiro que queira visitar o Canadá e que não se enquadre nos pré-requisitos para o visto eTA. 

Como solicitar o TRV 

Para solicitar o TRV você precisa reunir toda a documentação necessária que engloba: 

- Comprovante de pagamento da taxa básica de aplicação; 
- Cópia das folhas do passaporte que contenham seu nome, dados pessoais, foto e número do documento; 
- Duas fotos; 
- Comprovante financeiro; 
- Carta explicando os motivos da entrada no país 
Ahhh, o site do Governo do Canadá disponibiliza uma lista de documentos que são necessários para você fazer um check-list. 

Quando estiver com os documentos em mãos, se prepare para preencher os formulários necessários. O site disponibiliza um formulário básico e outros específicos para quem quer viajar com a família e para casais que têm união estável, então preencha conforme for o seu caso. 

Após o preenchimento do formulário, o site irá gerar um código de barras para você efetuar o pagamento das taxas necessárias. O pagamento deve ser feito diretamente no site do governo, por isso é necessário ter um cartão disponível no momento. Após efetuar o pagamento, salve duas cópias do seu comprovante de pagamento para se prevenir de qualquer problema. 

Depois de pagar a  taxa, você tem a opção de submeter sua solicitação para aceitação. Você envia a solicitação online ou diretamente para um intermediário entre os aplicantes e o consulado canadense que irá analisar sua situação. 

E em quanto tempo sai o resultado? 

De acordo com o site oficial, o tempo que leva para a resposta sair varia entre 1 e 12 dias somados ao tempo de envio e retorno dos passaportes, mas você pode acompanhar o tempo de processamento de sua resposta diretamente no site do Governo do Canadá


E qual a validade do documento? 

A validade do visto tradicional pode variar entre 6 meses e 10 anos, dependendo da data de expiração do seu passaporte. Ou seja, ele irá vencer na mesma data do seu passaporte. Assim como o eTA, caso seu TRV vença, você precisa solicitar um novo para entrar no país novamente. 

E aí, o que você achou? Pronto para viajar para o Canadá e aprimorar seus conhecimentos do idioma? Conta pra gente nos comentários! 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui