Dicas 9 de Novembro de 2024

Já ouviu falar em red flag? Saiba o que significa o termo

Já se relacionou com alguém que tinha algumas atitudes não muito legais? Olha a red flag aí! Conheça melhor a expressão do momento e veja exemplos para evitar.

A expressão em inglês mais famosas dos últimos tempos pode ter vários significados: nos relacionamentos, uma red flag pode ser um sinal de desrespeito, manipulação ou falta de comprometimento, já no ambiente de trabalho pode indicar práticas tóxicas, falta de ética ou de transparência por parte de uma empresa ou de um colega de profissão.

Esses sinais, quando se pensa na correspondência ao pé da letra no português, podem realmente servir como uma bandeira vermelha, sinalizando qualquer ação ou padrão que sugira algo prejudicial, servindo como um aviso para que a pessoa envolvida fique atenta e, possivelmente, reavalie se vale a pena se envolver ou continuar nesse relacionamento – seja ele amoroso ou profissional.

Agora, prepare-se para a purple flag da Roxinha, que preparou um artigo completo sobre esse tema e como identificar os sinais mais comuns relacionados a esse problema. Check it out – confira! 

O que significa red flag?

A tradução de red flag é literalmente “bandeira vermelha”, e esse termo é muito utilizado para indicar atitudes e características “problemáticas” em outras pessoas, principalmente quando o assunto é relacionamento. 

Não à toa, as bandeiras vermelhas são usadas para sinalizar perigo ou alertar para alguma situação que requer atenção desde muitos séculos atrás, mantendo esse significado até hoje. 

Você provavelmente já viu uma delas quando foi à praia, indicando que o mar estava com grandes ondas ou repuxo e havia risco de afogamento, por exemplo.

Só que, para além das situações corriqueiras do dia a dia, recentemente, a expressão tomou conta das redes sociais, se tornando quase uma gíria em inglês quando a discussão é sobre relacionamentos tóxicos, atitudes que não são legais e outros assuntos relacionados. Acompanhe!

5 exemplos de red flags mais comuns em relacionamentos

É difícil bater o martelo e falar exatamente o que é e o que não é uma red flag, já que essa impressão varia muito de pessoa para pessoa, mas algumas coisas são sempre ruins, né?

Por exemplo, não gostar de gato e/ou cachorro é uma red flag enorme para a maioria das pessoas, mas, se dois indivíduos que não gostam de bichinhos de estimação estiverem em um relacionamento, eles provavelmente não vão ver problema nisso (apesar de ser um pouco estranho, não acha?). 

E não é só na vida amorosa que você vai perceber esses sinais, mas também na família, no trabalho, na escola ou faculdade… Alguém sempre vai demonstrar aquelas atitudes difíceis de defender, que podem ser consideradas até abusivas algumas vezes.

Quer um help para identificar melhor esse tipo de comportamento para passar um Valentine's Day com uma pessoa realmente legal? Então, aí vai uma lista de exemplos de red flags para ficar de olho!

1. Comportamento agressivo ou defensivo

Talvez a maior bandeira vermelha de todas elas. Se a pessoa com quem você está se relacionando tem episódios frequentes de raiva, gritos, insultos ou acessos de violência por qualquer discussão do dia a dia, tome muito cuidado.

Normalmente, isso é sinal de um desequilíbrio emocional muito grande, que pode até colocar a sua vida em risco. Se estiver nessa situação, o melhor a fazer é se apoiar na sua rede de apoio e se afastar.

2. Falta de transparência e comunicação

Pessoas que evitam fornecer informações claras ou escondem detalhes importantes de você também são um sinal de alerta. É o caso, por exemplo, daqueles tipos de vendedores que evitam dar respostas diretas sobre garantias ou condições de compra – tem caroço nesse angu!

Outra situação infelizmente bem comum é quando um companheiro ou companheira de relacionamento evita discussões importantes, não compartilha seus sentimentos ou se fecha completamente e foge do assunto quando é questionado(a). Pode preparar a bandeira!

3. Controle excessivo

Outra atitude muito problemática dentro de relacionamentos é quando a outra pessoa tenta controlar quase tudo na sua vida, desde as suas roupas até com quem você se relaciona.

Claro, escutar de uma pessoa próxima “acho que essa roupa não combina com a ocasião” ou “fulano não é um cara muito legal” nem sempre é um problema, mas, quando isso acontece o tempo todo… 🚩!

4. Ciúmes

Muita gente diz que um ciuminho faz parte de se relacionar e tem até quem goste de ver o outro enciumado. Por outro lado, existem pessoas que gostam de se sentir mais livres, e por isso odeiam se relacionar com quem é muito ciumento.

A verdade é que, assim como nos outros casos, tudo tem um limite. Se seu/sua companheiro(a) se irrita só de ver você conversando com amigos, conhecidos ou até familiares, é sinal de que tem algo errado.

5. Manipulação emocional

Jogar a culpa em você por problemas que ele(a) mesmo(a) causou, distorcer os fatos ou fazer você se sentir culpado(a) por discordar ou defender seus sentimentos são algumas características fortíssimas de manipulação emocional.

Existe até outro termo em inglês para esse tipo de atitude, o gaslighting, usado principalmente quando essa prática é tão constante e comum que a vítima começa a se questionar o que disse, as coisas que fez etc.

Pesou o clima? Relaxa, apesar de ser um tema comum, tem muita gente legal por aí que não levanta esse tipo de bandeira – literalmente! – e, agora que você sabe identificar vários sinais, vai ficar mais fácil sair dessa roubada. Bye!

Artigos relacionados

Avatar

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui