Intercâmbio

16 de Agosto de 2018

Quer viajar para o exterior? Saiba como tirar o passaporte

Nesse artigo você vai descobrir como tirar o seu passaporte

Quer viajar para o exterior, mas não sabe por onde começar? Antes de arrumar as malas, muitas dúvidas acabam surgindo e uma das mais comuns é: como tirar o passaporte?

No Brasil, algumas vezes será necessário o deslocamento até outra cidade. Logo, o passaporte deve ser uma das primeiras providências antes de uma temporada no exterior — seja para passeio, seja para um intercâmbio.
Pensando nisso, preparamos um passo a passo para você se preparar e fazer uma viagem tranquila e bem planejada. Confira!

Considere a importância do passaporte
Nem todo país precisa do visto, porém, na maioria deles, o passaporte é documento obrigatório. Na Europa, por exemplo, alguns países não exigem o visto nos três primeiros meses, enquanto nos Estados Unidos o visto — que é dividido em vários tipos — é indispensável. Lembrando que, em países na América Latina, você consegue viajar com seu documento de identidade atualizado, porém, o passaporte também é aceito. Então, por que não providenciar um documento único e permitido em qualquer lugar do mundo?

Entenda como tirar o passaporte
Agora que você sabe a importância de ter um passaporte em mãos, vamos ao passo a passo para tirar um novo ou renová-lo. 

Separe a documentação
A documentação original (nada de cópias, nem mesmo autenticadas) necessária para preencher o formulário e levar até o departamento da polícia federal é:

- documento de identidade

- CPF

- passaporte antigo (quando houver);

- comprovante de pagamento da guia de recolhimento;

Desde 2017, os comprovantes quanto à regularização perante à justiça eleitoral (título de eleitor e comprovantes de votação) e ao serviço militar (apenas para pessoas do sexo masculino) são consultados no momento do atendimento.
Caso haja alguma irregularidade nesses documentos, ela deve ser sanada antes do agendamento, evitando assim a recusa da impressão do passaporte.

Preencha o formulário eletrônico
Depois que estiver com a documentação em mãos, você precisa preencher o formulário eletrônico de solicitação, no site da Polícia Federal. Nele, serão solicitadas informações pessoais, números de documentos, além de seu endereço, profissão e e-mail (que será o contato do departamento com você).

Pague a taxa
Ao fim do preenchimento será emitida uma GRU (Guia de Recolhimento da União) no valor de R$257,25. Imprima o boleto, pague e anexe o comprovante aos documentos já citados.

Agende data e horário
É importante destacar que o agendamento só é possível depois do pagamento da taxa de concessão de passaporte. Para tal, você deverá escolher o local onde quer fazer o seu documento e verificar as datas e horários disponíveis.
Escolha a cidade mais próxima de você. Em alguns casos, não será necessário o agendamento, mas, mesmo assim, procure saber os horários de atendimento na unidade antes de ir até lá.

Retire o passaporte
Você deverá buscar seu documento no dia especificado para a retirada, que pode variar em cada sede da polícia federal. Contudo, em todas elas, a presença do solicitante é obrigatória e esse deve ter em mãos o RG e o protocolo do primeiro atendimento.

Prepare-se para a viagem

Planeje com antecedência
Antes de confirmar a viagem, muita coisa tem que ser decidida. Dependendo do local escolhido, você vai precisar de meses planejando, verificando as possíveis moradias, o tempo de estadia, os custos e gastos da viagem, entre outras coisas.

Treine o inglês
O inglês é uma língua universal. Saber o mínimo do idioma vai ajudar, pois sempre terá alguém que fala inglês, seja no aeroporto, seja no metrô. Além disso, a viagem pode ser uma boa desculpa para aprimorar o seu conhecimento da língua.

Faça um check-list

- verifique a data de validade do seu passaporte;

- tome providências em relação ao visto (quando necessário);

- vá ao médico e deixe o cartão de vacinas em dia;

- desbloqueie seus cartões bancários e junte dinheiro;

- leve apenas o básico na mala.

Viajar para o exterior não será mais um bicho de sete cabeças se você seguir essas dicas e ter a consciência da importância delas. Depois de tirar o passaporte e planejar a viagem, é chegada a hora de arrumar as malas e aproveitar!
Quer ficar por dentro de outras dicas interessantes sobre viajar para o exterior? Siga nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade!