Cultura 14 de Março de 2017

Qual é a diferença entre o inglês britânico e americano?

Veja aqui o que é importante saber sobre as diferenças entre inglês britânico e americano.

Até os anos 1980 e 1990, era comum — quase praxe — as escolas de inglês diferenciarem-se entre inglês britânico e americano. Se você resolvesse ser aluno de uma dessas escolas, saberia que todo o material seria narrado por vozes com sotaque americano ou britânico, os jargões e expressões seriam os mais usados na terra do Tio Sam ou no país da Rainha Elizabeth, e os aspectos culturais explorados também seriam os de cada país.

O conceito, apesar de ultrapassado, persiste, e ainda é comum alunos chegarem às escolas perguntando “qual é o inglês que vocês ensinam aqui?”.

Será que essa diferença realmente vai interferir na aquisição de uma nova língua? Veremos, neste post, como as mudanças sociais e tecnológicas influenciaram o modo de perceber essas variações.


O que é importante saber sobre as diferenças entre inglês britânico e americano

Com a globalização, o advento da internet e o surgimento das redes sociais, o inglês virou uma língua mundial, e as diferenças, apesar de ainda existirem, de certa forma perderam a importância, porque as pessoas começaram a perceber que a adaptação ao sotaque, gírias e expressões locais é muito rápida quando se fala fluentemente aquela língua.

Dentro dos EUA e do Reino Unido, há uma infinidade de peculiaridades e diversos sotaques que variam de região para região. Há diferenças entre o inglês que se fala nos EUA e no Reino Unido (assim como na África do Sul, Austrália, Canadá, ou mesmo entre os estados americanos de Mississippi e Arkansas), mas elas são facilmente ultrapassadas caso você conviva com elas diariamente ou viaje para um desses locais.



Entenda algumas diferenças entre o inglês britânico e americano

Apesar dessas nuances serem cada vez mais imperceptíveis, conhecê-las poderá te ajudar nos aprendizados iniciais da língua inglesa.

Além das diferenças que são comuns até mesmo dentro de cada país, como sotaque e pronúncia, o inglês sofre modificações quanto a algumas expressões, de uma variante para a outra, que serão mais percebidas na escrita.

Algumas palavras mudam completamente na escrita; em outros casos, refere-se a um mesmo objeto com nomes diferentes em cada país. No entanto, isso não vai te atrapalhar se precisar se comunicar em inglês, pois são diferenças já compreendidas em qualquer lugar onde o idioma seja usado.


Principais diferenças e expressões

Selecionamos algumas palavras e expressões para exemplificar as variações entre o inglês britânico e americano.

Exemplos de variações de vocabulário

Inglês britânico / Inglês americano

Armário de roupa - wardrobe / closet

Batata frita - chips / French fries

Biscoito - biscuit / cookie

Calças - trousers / pants

Férias - holiday / vacation

Futebol - football / soccer

Metrô - underground / subway

Outono - autumn / fall

Exemplos de variações ortográficas

Inglês britânico / Inglês americano

ise/ize - organise / organize

nce/nse - defence / defense

our/or - colour / color

ough/ow - plough / plow


Exemplos de variações gramaticais

Uma diferença marcante em relação às variantes entre Inglaterra e EUA se refere à conjugação do verbo quando falamos de grupos de pessoas. No inglês britânico, o verbo pode ser usado tanto no plural quanto no singular; já no inglês americano, apenas o verbo no singular é aceito. Por exemplo:

Inglês britânico
Barcelona have won the Champions League.
ou
Barcelona has won the Champions League.

Inglês americano
Barcelona has won the Champions League.

Essas são apenas algumas entre as muitas variantes do inglês mundo afora. Destacamos elas aqui por serem as que mais trazem dúvidas a quem está aprendendo a língua.

Atualmente, assuntos como o preconceito linguístico dão espaço para que essas variações não sejam vistas como erros ou acertos, mas sim como parte da evolução de um idioma.

Podemos até ter uma certa preferência por usar uma ou outra variante, mas devemos estar sempre conscientes de que as diferenças entre inglês britânico e americano não serão um problema em relação ao aprendizado da língua. Quanto mais avançado o nível de conhecimento, maiores as chances dessas diferenças passarem despercebidas.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas. Entre em contato conosco e saiba mais sobre a nossa escola de inglês.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui