Aprender Inglês 7 de Dezembro de 2020

Qual a importância do inglês na sua vida?

Entenda os motivos de você precisar aprender um novo idioma

Você sabia que o inglês é uma das línguas mais faladas do mundo? E que ele é considerado o idioma da comunicação profissional? Sendo capaz de trazer benefícios, inclusive para a saúde e, obviamente, para a carreira de milhares de Brasileiros e pessoas espalhadas no mundo inteiro?
 

É por isso que diariamente, diferentes pessoas pelo país afora procuram um curso de inglês para se tornarem fluentes no idioma. E hoje nós vamos falar sobre o porquê de você precisar de um novo idioma.

Bom, como já mencionado no início do conteúdo, no sistema do mundo globalizado, o inglês é visto como o idioma da comunicação profissional. Isso porque, com a globalização, o inglês foi praticamente “escolhido” para ser a língua da comunicação entre nações, universidades, e principalmente entre corporações, com multinacionais em todo o globo.

Essa escolha se dá principalmente pelo papel dos Estados Unidos como potência econômica e pela facilidade de aprender inglês, um idioma sem muita complexidade gramatical e bastante lógico em suas variações de forma e significado.

Afinal, como isso interfere na sua vida? Por que você precisa dominar um novo idioma, e, especificamente, o inglês? 

A gente explica nos próximos tópicos. 

Carreira

Bom, sabendo que o inglês é a língua da comunicação entre corporações e multinacionais espalhadas pelo mundo, entende-se que dominar o idioma é um  pré-requisito para certos cargos dentro dessas empresas. Então, o principal motivo pelo qual você precisa aprender inglês é, sem dúvidas, o mercado de trabalho e sua carreira.

Independente da área que você escolheu para trabalhar e se desenvolver profissionalmente, muito provavelmente existem cargos e salários melhores a serem alcançados que somente o inglês pode te ajudar a conquistar.

Segundo a Catho, por exemplo, saber inglês garante a chance de aumentar em até 52% o seu salário. Além disso, de acordo com algumas pesquisas, a quantidade de brasileiros falantes do inglês ainda é muito baixa. Segundo a British Council, apenas 5,1% da população brasileira afirma ter algum tipo de conhecimento da língua inglesa. 

Isso significa que existe uma enorme lacuna profissional a ser preenchida e que, no mercado competitivo, todo profissional que domine o idioma acaba garantindo um diferencial em relação a outros candidatos na disputa por uma mesma vaga.

Acho que apenas esses dados já respondem a pergunta sobre o porquê de você precisar de um novo idioma e, principalmente, do inglês, certo? Mas tem mais, continue com a gente pra conferir! 

Vida acadêmica

A língua acadêmica também é a língua inglesa. Independentemente do seu curso, a maior parte dos artigos científicos e conteúdos produzidos sobre diferentes assuntos são em inglês ou foram traduzidos para o inglês.

Além disso, sabendo inglês, você tem a oportunidade de se conectar e entrar em contato com acadêmicos, professores e pesquisadores de todas as partes do mundo, o que com certeza, irá influenciar muito no seu desenvolvimento.

Ah, sem falar nas melhores bolsas de estudo no exterior que você pode concorrer por ser fluente no idioma!

Séries, filmes e músicas

E quem não quer entender na íntegra, sem  “adulterações”,  séries, filmes e músicas  em inglês? Seu poder de acesso e consumo de conteúdos de entretenimento se amplia enormemente quando não há a barreira linguística. 

 

Tenndo em vista que boa parte das obras que chegam até nós são produzidas por norte-americanos e muitas das piadas e temas explorados são específicos da cultura, “beber da fonte”, sem intermédio das traduções, faz toda a diferença. 


Ou seja, aprender inglês também garante que você tenha vantagens ligadas ao conhecimento em geral e cultural em forma de entretenimento, algo necessário na vida de todos. 

Saúde

Além de abrir portas no mercado de trabalho, ampliar as possibilidades no meio acadêmico e de aumentar o acesso ao entretenimento produzido na língua inglesa, aprender inglês também auxilia no processo de envelhecer com mais saúde.

Sim, foi isso mesmo que você leu! Aprender um segundo idioma é capaz de retardar sintomas de doenças como Mal de Alzheimer, fortalecer a memória, ajudar na tomada de decisões, aguçar a criatividade e desenvolver diferentes atividades ao mesmo tempo.

Viagens

E por fim, saber inglês também permite que, ao viajar para qualquer lugar do mundo, você possa desfrutar, de verdade, das descobertas e peculiaridades que o local tem a oferecer - sejam elas de cunho histórico, cultural ou simples curiosidades mesmo. 

 

Ouvir, entender e ser capaz de responder e interagir, faz toda a diferença! Uma coisa é viajar de forma “passiva”; ser agente ativo falante na viagem toda, é outro patamar, concorda? É imergir naquele universo, sem perder nenhum momento por não dominar o que está sendo dito ou expressado. 

 

Isso porque, como falamos no início do conteúdo, o inglês é uma das línguas mais faladas do mundo e independente do local que você resolver visitar, você conseguirá estabelecer  comunicação através do idioma.

Sem falar nos países nos quais o idioma é a língua oficial, como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda e Austrália, onde você pode usar suas habilidades linguísticas para se expressar sem medo de errar, entendeu?

E, por que você deve iniciar o aprendizado agora mesmo?

O mundo gira e muda muito rapidamente. Nosso dia a dia está cada vez mais corrido e não temos tempo a perder. Por isso é fundamental que você não desperdice oportunidades por não saber o idioma e passe a estudá-lo agora mesmo.

Alémn disso, não existem segredos ou fórmulas quando se trata da aquisição da língua inglesa. O idioma é extremamente fácil de ser estudado se comparado ao Português, por exemplo, sem grandes complexidades gramaticais, como mencionamos anteriormente. Inclusive, o idioma pode ser aprendido através de uma rotina bastante dinâmica, com atividades que envolvam a cultura pop e muito mais! 


 esperando o quê para riscar “essa vontade” da sua lista? Bora aprender inglês e fazer parte da porcentagem de brasileiros que estão aptos a encarar o mercado de trabalho e garantir novas oportunidades. Afinal, o inglês é uma das línguas mais faladas no mundo e você não vai querer ficar de fora! 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui