Business 16 de Julho de 2020

Qual a diferença entre empreendedor e empresário?

Saiba as principais diferenças entre empreendedores e empresários

No ambiente dos negócios, existe uma confusão que acontece com muita frequência entre o que é ser um empresário e um empreendedor. Isso porque, apesar de parecerem sinônimos, existem algumas diferenças. Se quiser saber mais sobre o assunto, continue com a gente. 

Obs: Conforme o andamento do texto, você vai perceber que a principal diferença entre as duas “categorias” se dá principalmente no direcionamento e no foco de cada uma. Vamos ver um breve resumo sobre o que significa ser empreendedor e o que compete aos empresários: 

Empreendedor 

O empreendedor tem como objetivo inovar, colocar em prática suas ideias e propor mudanças para seu projeto, negócio ou para o mundo como um todo. 

Tem muito mais a ver com um comportamento com as seguintes características: proativo, criativo, motivado, responsável, agrega valor ao seu trabalho, não tem medo de assumir riscos, tem iniciativa e sabe aproveitar novas oportunidades. 

Além disso, assim como diferentes tipos de empreendedorismo, existem diferentes tipos de empreendedores. O individual, que atua no mercado com sua própria empresa; o social, que trabalha buscando soluções e inovações que ajudem a solucionar os problemas da sociedade (como em ONGs, por exemplo); e o digital que disponibiliza seus produtos e serviços através da internet.

Empresário 


Não é uma regra, mas o empresário é aquele que tende a ter um perfil mais conservador e menos aventureiro no mundo dos negócios. Ele preza pelo seu modelo de negócio já estabelecido e busca melhores maneiras de gerenciar suas equipes e tornar sua empresa relevante no mercado de atuação.

Entre as principais características de um empresário estão as habilidades em gerenciar recursos, administrar um negócio e pessoas, ter conhecimentos de administração e gerenciamento, ter espírito de liderança e saber como colaborar para uma empresa se desenvolver e alcançar  resultados. 

E, assim como temos diferentes tipos de empreendedores, também tipos diferentes de empresários. Você pode encontrar (ou ser) um empresário individual, que administra uma empresa “sozinho”, mas também pode ser um empresário fazendo parte de um coletivo, ou seja, quando uma pessoa jurídica (uma empresa) com um grupo de empresários que têm o mesmo  objetivo de gerenciar o negócio. 


Empreendedor x empresário 

Bom, conforme elencamos no início do texto, você deve ter percebido que a principal diferença entre um empreendedor e um empresário está na postura e na proposta, certo? Além disso, ao ver as características que definem um e o outro, você também deve ter percebido que um empreendedor pode ter características de um empresário e vice-versa. 

Bom, é isso mesmo. Aquele que busca inovações, é criativo e gosta de se arriscar (empreendedor), também pode (e deve) ter seus momentos de gestão, se mostrar um líder e até mesmo se manter mais conservador como um empresário caso seja necessário. 

O mesmo acontece com um empresário que também pode buscar inovações e trabalhar com criatividade com suas equipes, independente do tipo de negócio que gerencia. 

Sendo assim, é importante saber que, mesmo com diferentes papéis no mundo corporativo, as duas categorias podem somar muito se forem colocadas lado a lado e levarem diferentes benefícios para a empresa. 

Por fim, cada papel tem sua particularidade e legitimidade, e, se você quiser ser um ou outro, saiba que você precisará adquirir o máximo de conhecimento que puder, se dedicar, gostar de aprender e viver novas experiências, buscar conhecimento constante em diversas áreas e ser apaixonado por esse universo cheio de possibilidades chamado empreendedorismo. 



 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui