Séries e Filmes 28 de Junho de 2021

Pride Month: 17 filmes LGBTQIA+ que você precisa assistir

A lista é grande, cuidado para não faltar pipoca quando for maratonar!

Hoje é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Nos Estados Unidos, a data é tão importante que o mês inteiro se torna motivo de celebração. Por isso, você pode encontrar termos como Pride Month se referindo ao mês de junho.

Essa data promove a auto-afirmação, a igualdade e maior visibilidade de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgêneras, queers, entre outros. É um momento para se orgulhar de quem você é e esquecer o estigma social.

Compor uma lista de filmes sobre esse assunto não é muito fácil. As obras com histórias LGBTQIA+ são poucas. Há algumas décadas, seria impensável discutir esse assunto. Felizmente, a representação da comunidade LGBTQIA+ vem crescendo cada vez mais.

Para celebrar essa data tão especial, hoje trazemos uma lista com 17 sinopses de filmes LGBTQIA+ que você precisa assistir agora mesmo. Como sempre, os filmes estão por ordem de lançamento.
 

1. Philadelphia (1993)


Andrew é um advogado que trabalha em um conceituado escritório de advocacia. Ele acaba despedido quando descobrem que ele é homossexual e portador do vírus HIV. Ele então contrata os serviços de outro advogado para processar a empresa.
 

2. The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert (1994)


A drag queen Anthony decide levar o seu show para a estrada e convida as travestis Adam e Bernadette para acompanhá-la. Em um ônibus colorido chamado Priscilla, o trio viaja pelo deserto australiano, fazendo shows para as mais diversas plateias. Mas alguns problemas acontecem quando as amigas de Anthony descobrem a verdade sobre a viagem.
 

3. To Wong Foo, Thanks for Everything! Julie Newmar (1995)


Três drag queens a caminho de um concurso de beleza ficam presas em uma cidadezinha durante um fim de semana, após seu carro quebrar. Enquanto esperam por peças para seu Cadillac conversível, o trio mostra aos homofóbicos da cidade que parecer diferente não significa que é problema algum.
 

4. But, I'm a Cheerleader (1999)


Megan é uma das melhores líderes de torcida e namora o capitão do time de futebol. Mas as pessoas estranham ela não gostar de beijá-lo e de ter só fotos de garotas em seu armário. Sua família e amigos concluem que ela é homossexual e a enviam para uma escola de "redirecionamento sexual".
 

5. Brokeback Mountain (2005)


Ennis e Jack são dois caubóis que desenvolvem uma relação amorosa após se encontrarem para trabalhar em uma fazenda de ovelhas. O relacionamento deles se torna complicado quando se casam com suas respectivas namoradas e passam a tentar esconder seu relacionamento de sua família.
 

6. Milk (2008)


Harvey Milk é um ativista gay que decide se tornar político para dar voz à comunidade de forma mais efetiva. Após várias eleições perdidas, ele se torna o primeiro homem abertamente gay nos Estados Unidos a ser eleito para um cargo político.
 

7. Prayers for Bobby (2009)


Mary Griffith é uma cristã devota que cria seus filhos com os ensinamentos conservadores da Igreja Presbiteriana. Seu filho Bobby, então, confia a seu irmão mais velho que ele pode ser gay. A vida muda para toda a família quando Mary descobre seu segredo.
 

8. The Normal Heart (2014)


Na década de 80, no início da crise da AIDS em Nova Iorque, vários ativistas gays e seus aliados lutam para expor a verdade sobre a epidemia. No entanto, a cidade e a nação como um todo estão em negação e se recusam a enxergar os fatos.
 

9. Pride (2014)


É 1984 e Margaret Thatcher está no poder. O Sindicato Nacional dos Trabalhadores Mineiros está em greve. Na Marcha do Orgulho Gay em Londres, um grupo de ativistas arrecada dinheiro para apoiar os mineiros. Mas o grupo se depara com um problema quando o Sindicato se sente envergonhado de receber o seu apoio.
 

10. The Imitation Game (2014)


Durante a Segunda Guerra Mundial, o gênio matemático Alan Turing e seu brilhante time tentam decifrar códigos nazistas com o objetivo de descriptografar as mensagens inimigas. Turing e sua equipe conseguem obter sucesso e se tornam heróis, mas, em 1952, o matemático é morto por ser gay.
 

11. Tangerine (2015)


A transgênero Sindee acaba de sair da prisão e descobre que o seu noivo e traficante de drogas Chester estava traindo ela esse tempo todo com mulheres cisgênero. Junto de Alexandria, elas viajam por Hollywood atrás das prostitutas com que Chester havia dormido.
 

12. Carol (2015)


Carol Aird está separada de seu marido Harge. Seu ex-marido segue tentando reconquistá-la de novo, mas sem sucesso. Um dia, Carol conhece Therese Belivet e se sente atraída por ela. As duas se apaixonam e desenvolvem um relacionamento. Mas as coisas se complicam quando Harge descobre sobre as duas.
 

13. Moonlight (2016)


Chiron é um jovem afro-americano que cresceu com uma mãe viciada em drogas. Na adolescência, sofreu bullying. Agora, enquanto adulto, ele enfrenta batalhas internas sobre a sua identidade e sexualidade.
 

14. God's Own Country (2017)


O jovem criador de ovelhas Johnny Saxby tenta afogar suas frustrações diárias com a bebida e sexo casual… até a chegada de um trabalhador romeno chamado Gheorghe. Gheorghe acende uma relação intensa que coloca Johnny em um novo caminho.
 

15. Call Me By Your Name (2017)


Elio Perlman está passando alguns dias com sua família em Lobardia, na Itália. Ele logo conhece Oliver, um belo estudante de doutorado que está trabalhando como estagiário para o pai de Elio. Ao longo do verão, os dois despertam um desejo que muda suas vidas para sempre.
 

16. Love, Simon (2018)


Simon Spier guarda um segredo de sua família e amigos: ele é gay e tem uma conexão amorosa com um menino, Blue, por e-mail. O único problema é que Simon não faz ideia de quem ele é. Simon tenta descobrir quem é o garoto, além de enfrentar a todos e aceitar a sua identidade.
 

17. Rafiki (2018)


Kena e Ziki anseiam por algo mais. Apesar da rivalidade política entre suas famílias, as duas resistem e permanecem amigas íntimas. Elas se apoiam mutuamente em uma sociedade conservadora. Quando o amor floresce entre as duas, elas são forçadas a escolher entre felicidade e segurança.


Agora só falta chamar a galera, esquentar a pipoca e maratonar essa lista incrível, né? Todos os filmes são em inglês, então você também pode aproveitar para praticar o idioma. Em outro conteúdo aqui do blog, você encontra algumas dicas de como aprender inglês com filmes e séries.

Você também pode se interessar por esses outros conteúdos:

Consciência negra: 8 filmes para aprender inglês

10 documentários sobre o meio ambiente para você assistir

Martin Luther King Jr: I have a dream

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui