Aprender Inglês 16 de Janeiro de 2023

Entenda por que aprender inglês é tão importante!

Saber falar inglês é uma das habilidades mais importantes dos dias atuais, já que o idioma abre milhares de portas seja na carreira, na educação ou até mesmo para curtir aquela viagem bacana sem preocupação. Vamos juntos desbravar a importância de conhecer a língua universal?

O principal motivo do porquê aprender inglês é que, com 1.268 milhões de falantes, a língua inglesa é a mais falada do mundo. Atualmente, inclusive, é considerada um idioma universal como foi o latim há alguns séculos. 

Esse é um ponto que praticamente todo mundo já sabe sobre o idioma, mas o que muita gente não sabe é que a importância de aprender inglês vai além de incluir oportunidades de empregos ou facilidade de consumir conteúdo como séries e filmes.

O estudo desse idioma permite que você viva muitas experiências, então, acompanhe com a gente as vantagens de aprender inglês!

Quais os motivos para aprender inglês?

Aprender um novo idioma colabora para diversas situações, desde conseguir viajar com mais facilidade até desenvolver melhor seu cérebro. A seguir, trouxemos para você alguns dos principais motivos para aprender inglês.

1.  Facilidade nas viagens

Essa talvez seja uma das vantagens mais conhecidas e mais procuradas por quem estuda a língua inglesa. Saber se comunicar, pedir informações e direções, comprar comida ou itens básicos para a sobrevivência é fundamental e tudo isso pode ser feito através do inglês.

E engana-se quem pensa que a facilidade é só para lugares que falam esse idioma. Por exemplo, se um brasileiro viaja para qualquer lugar do planeta, ele é capaz de se comunicar com pessoas que falam inglês sem saber uma palavra do idioma nativo.

Além disso, geralmente instruções em trens, metrôs e hotéis em cidades turísticas estão na língua local e traduzidas para o inglês, ou seja, o idioma ajuda até mesmo na hora de se locomover pelas cidades e encontrar as atrações turísticas.

2.  Consumir séries, músicas e filmes de outras culturas

Que atire a primeira pedra quem já quis ler um livro ou assistir um filme e não encontrou a versão legendada ou traduzida para o português. 

Como a maior parte dos livros, séries, filmes e jogos que consumimos são produzidos, originalmente, em língua inglesa, falar o idioma ajuda a ter acesso mais rápido a essas mercadorias. 

Claro, o consumo na nossa língua materna sempre é mais confortável, porque não precisamos pensar tanto quanto em outro idioma, mas o esforço vale a pena para poder ter acesso à continuação daquela série maravilhosa antes de todo mundo, não é mesmo? 

3.  Melhores oportunidades de emprego

Bom, como nem tudo são flores – já diria o ditado – e não dá pra viver viajando o tempo inteiro, vamos voltar nossos olhares para as vantagens profissionais. Saber o idioma universal pode abrir portas de empregos em outros países!

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, muitas empresas passaram a adotar o modelo totalmente remoto e, portanto, começaram a contratar funcionários de outros países. Logo, saber inglês dá a você a chance de se candidatar para essas vagas. 

Imagina que incrível poder trabalhar para uma empresa localizada, por exemplo, em Nova York diretamente do Brasil e ainda ganhar seu salário em dólar?

4.  Auxilia a entrada no mundo acadêmico

Para além de oportunidades profissionais, conseguir novas experiências acadêmicas fica mais fácil quando se fala uma segunda língua. Já pensou em fazer uma especialização ou até mesmo cursar o ensino médio ou superior em outro país?

Existem programas de intercâmbio com duração de um, três, seis meses ou até mais de 1 ano! Mas fique sabendo: com exceção de Portugal e outros países menores cuja língua nativa é o português, todos os outros países no exterior exigem pelo menos um nível intermediário de inglês.

Indo para o nível da pós-graduação, tanto programas de mestrado quanto de doutorado aqui mesmo no Brasil exigem proficiência em outro idioma. No caso do mestrado, é necessário ser proficiente em uma língua estrangeira e, no caso do doutorado, é preciso comprovar duas proficiências. 

Mas, assim como acontece na graduação, falar a língua inglesa possibilita um mestrado sanduíche – que é quando uma parte da especialização é feita no país de origem e metade em outro país – ou até mesmo fazer pós-graduação no exterior. 

No mundo acadêmico, poder transitar por outras universidades leva você a ter contato com disciplinas e programas que não existem no Brasil ou que possuem outras abordagens, além de ser uma grande oportunidade para fazer o famoso networking!

5.  Ajuda no desenvolvimento cognitivo

O aprendizado de novas línguas também é muito benéfico para o desenvolvimento cognitivo. E claro que o inglês está incluído nisso!

Em primeiro lugar, aprender uma segunda língua colabora para que nossa mente tenha mais facilidade para deslocar a atenção entre dois pontos de foco. Como cada idioma possui sua estrutura própria, esse revezamento fortalece o cérebro. 

Inclusive, quando a segunda língua é ensinada para crianças pequenas, elas tendem a lidar mais facilmente com a realização de mais de uma tarefa ao mesmo tempo quando adultas. 

Além disso, alguns estudos já mostram que estudar um novo idioma protege a memória, ou seja, falar dois ou mais idiomas ajuda a não ter problemas com esquecimento. Interessante, né? 

Qual o melhor jeito de aprender inglês?

A melhor metodologia para aprender inglês é a imersiva! Um curso de inglês com esse método tem como objetivo ensinar através da simulação de vivência em um meio em que apenas esse idioma é utilizado.

A ideia é que, enquanto o estudante estiver na escola, ele se comunique apenas na língua-alvo. Dessa forma, ele não tem como usar sua língua nativa como apoio e acaba se desenvolvendo mais rapidamente.

Se comunicar apenas em inglês pode parecer bem assustador e desafiador para quem não tem tanta familiaridade com a língua, mas as escolas que escolhem esse método também têm a preocupação de deixar todo mundo à vontade. 

Além disso, quando a aula e o material são todos em outro idioma, o aluno tende a absorver o conteúdo com mais facilidade. Aliás, você sabia que já existe um consenso de que  traduzir não é a melhor forma de aprender?

Agora que você entendeu porque estudar inglês é essencial e os principais modos de fazer isso, que tal procurar a escola de inglês mais perto para se matricular? Good luck!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui