Aprender Inglês

16 de Setembro de 2020

O que você precisa saber antes de iniciar um curso de inglês

Confira nosso check list com tudo o que você precisa saber antes de iniciar seu curso de inglês

Talvez não seja uma novidade para você que o inglês é extremamente importante e necessário no mundo globalizado. O que talvez você não saiba é que, apesar da constante procura pelo aprendizado do inglês por parte dos brasileiros, mais de 90% ainda não tem conhecimento da língua inglesa, segundo informações do British Council.

Isso faz com que, aqueles brasileiros que dominam o idioma, se destaquem ainda mais no mercado de trabalho, no meio acadêmico e em outras situações em que o inglês seja necessário. 

Pensando nesse cenário e no seu interesse pelo aprendizado da língua inglesa, hoje nós separamos algumas dicas e informações sobre coisas que você precisa saber antes de iniciar seu curso de inglês. Quer saber mais? Continue com a gente! 

1) É necessário calma e disciplina 

Depois de dar o primeiro passo e decidir aprender inglês, você precisa saber que é necessário calma e disciplina para aprender o idioma. Calma para ir aprendendo aos poucos, respeitar seu próprio tempo e não se atrapalhar com o aprendizado. Disciplina para manter o ritmo de estudos, mantendo um contato com o idioma diariamente. 

2) Aprender inglês não precisa ser algo difícil 

Apesar do que muita gente acredita, o aprendizado do inglês não precisa ser algo difícil e maçante. Pelo contrário, aprender inglês pode ser algo divertido, dinâmico e natural.

Se não for assim, talvez algo não esteja certo. Por isso é essencial procurar um método que se adapte a sua rotina e que seja prazeroso a você.


3) Não se limite ao curso 

Antes mesmo de começar seu curso, saiba que é fundamental manter um contato com o idioma que não vai se limitar somente à sala de aula (seja ela online ou física). Esse contato pode se dar através de exercícios de fala, escuta, escrita ou leitura. 

Você também pode fazer uso de séries, filmes, músicas e vários outros recursos que vão aumentar o seu contato com a língua e farão você se acostumar com o idioma de maneira divertida e versátil. 

4) E, para isso, aposte na imersão 

Pense em maneiras de tentar inserir o inglês na sua rotina, antes mesmo de começar o seu curso. Pois para aprender inglês do zero e conseguir alcançar a fluência no idioma, é necessário praticar uma imersão na língua, incluindo o inglês no maior número de atividades do seu dia a dia. 

Assim, o aprendizado se dá de maneira natural e seu cérebro se acostuma diariamente com o vocabulário, termos e construções gramaticais. 

5) Você vai aprender a falar, falando 

Saiba que durante suas aulas você terá que participar, e muito, pois só se aprende a falar inglês, falando. Portanto, se você é tímido, comece a pensar em maneiras de driblar a timidez. E quando você ingressar no seu curso já terá vencido pelo menos essa etapa na sua jornada rumo ao conhecimento da língua. 

6) O medo e a vergonha de errar precisam ser deixados de lado 

Nunca, em hipótese alguma, tenha vergonha do seu conhecimento ou medo de errar. Pode ser clichê, mas no aprendizado do inglês o erro é aliado do conhecimento. Todo mundo erra, é verdade, e será com os erros que você irá aprimorar ainda mais o seu domínio. 

Portanto, se permita errar e sempre preste atenção nos seus erros, pois são eles que vão guiar o seu aprendizado e te mostrar quais pontos você precisa praticar mais. Sendo assim, se jogue no inglês. Sem medo e sem vergonha. Apenas com vontade de aprender! 


7) A escuta é fundamental 

Você ainda não começou o seu curso de inglês, mas adora escutar música internacional e escutar podcasts em inglês? Ótimo! Saiba que isso vai te ajudar muito durante o curso. Pense em tudo que você curte ouvir em inglês, pois essas coisas vão te ajudar a aprimorar o seu conhecimento e desenvolver suas habilidades de escuta durante o curso. 

E sempre preste atenção nas estruturas e vocabulário usados dentro de contextos específicos de uso da língua, pois esse conhecimento é fundamental para você alcançar a fluência no idioma. 

8) Esqueça a tradução 

Ao procurar um curso de inglês, escolha um que opte pela não-tradução, pois a tradução não é o melhor caminho quando aprendemos uma segunda língua. Isso porque, ao traduzir, você acaba pensando em português (e o curso de inglês deve lhe ajudar a aprender a pensar em inglês, e não o contrário). 

Você deve entender o contexto, se atentar às palavras que conhece e, se necessário, usar dicionários de figuras ou ainda dicionários inglês-inglês. Muitas palavras e frases, se traduzidas de um idioma para o outro, não fazem sentido nenhum. Por isso opte sempre por um curso com metodologia imersiva com base na não-tradução. 

9) Fale sempre 

Assim que começar o curso, você deve usar o idioma e falar sempre. Fale em inglês antes da aula, durante a aula e após a aula. Fale em inglês sobre a aula, sobre o seu dia, sobre suas vontades, sobre seus gostos, sobre seu nome, sua profissão, seus amigos, seu pet, enfim… Fale sobre tudo e fale sempre, em inglês, claro. 

Fale com seus amigos, familiares e fale com você mesmo se precisar! A fala e a prática constante do idioma são o ponto-chave para a fluência no inglês e, por isso, deve ser desenvolvida e praticada desde o início do curso. 

10) Lembre-se de seus objetivos 

E por fim, mas não menos importante: É importante que você tenha seus objetivos sempre em mente. Principalmente quando encontrar dificuldades ou se acontecer de você se desmotivar durante o curso. Você precisa lembrar o porquê está aprendendo o idioma e quais os benefícios que virão com a fluência. 

E aí, o que achou? Já se sente preparado para iniciar o curso de inglês? Conta pra gente nos comentários! E não esqueça de compartilhar esse texto com seus amigos que também querem aprender inglês. =)


 

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia.