Músicas 27 de Março de 2018

O que é SWISH? Entenda expressões das músicas da Katy Perry

Os sucessos dessa premiada cantora, compositora e dançarina norte-americana podem ser um ótimo reforço para o seu aprendizado. Veja!

Escutar canções em inglês é fundamental para o aprendizado do idioma. Além de aumentar o vocabulário, elas auxiliam na assimilação da pronúncia, ajudam na memorização de expressões e deixam os estudos muito mais prazerosos. Que tal, por exemplo, incluir músicas da Katy Perry nas suas pesquisas?

Os sucessos dessa premiada cantora, compositora e dançarina norte-americana — que figura no topo das paradas de sucesso pelo mundo desde 2008 — podem ser um ótimo reforço para o seu aprendizado. Veja!

 

Chained to the rhythm

Essa música começa com uma dura crítica à utilização excessiva dos aparelhos celulares no dia a dia, comparando esse modo de vida ao enclausuramento de uma bolha. Há questionamentos sobre solidão, insatisfação, zonas de conforto e, principalmente, sobre a falsa sensação de liberdade e felicidade que as redes sociais proporcionam.

Fique atento a estas expressões:

  • “and party on”: não se trata do substantivo “festa” e sim do verbo que, de maneira informal, é usado como “farrear”;
  • “turn it up”: está se referindo à música (citada em seguida), então significa “aumente o volume”;“drink, this one is on me”: essa frase é usada quando uma pessoa se oferece para pagar algo (normalmente, uma bebida) para outras pessoas.

 

Firework

Apesar de já começar com um ritmo alegre, essa é uma letra forte que fala sobre a falta de perspectivas que muitas pessoas sentem em algum momento da vida. Depois de explicar (quase graficamente) o que esse sentimento representa para quem o vive, ela se transforma em uma mensagem de esperança, afirmando que é possível encontrar força dentro de si mesmo.

O que merece destaque:

  • “like a house of cards”: assim como o título da famosa série, se refere ao que chamamos de “castelo de cartas” em português, o que seria algo que pode desmoronar a qualquer hora;
  • “six feet under”: coincidentemente, também nome de um seriado, corresponde à nossa expressão “a sete palmos”;
  • “like the 4th of July”: como a canção compara a força interior a uma faísca, ela usa os festivais de fogos de artifício, comuns na comemoração da data da independência dos Estados Unidos, como referência.

 

Swish swish

A canção que conquistou a internet brasileira devido à participação da Gretchen no lançamento é um recado irritado a pessoas que perdem seu tempo — em bom português — “tomando conta da vida alheia”. O título pode ser entendido de diversas maneiras, pois a palavra "swish" tem muitos significados como verbo (chicotear, balançar, abrir de cortinas, etc.), substantivo (silvo, som de alguma coisa cortando o ar) e adjetivo (chique, extravagante, entre outros).

Para entender o contexto da música da Katy Perry, vamos nos apoiar nas palavras dela, que afirmou utilizar a palavra, na música, para representar a liberação de toda a negatividade que não nos serve.

Além disso, é bom saber que:

  • “You're 'bout as cute as”: é uma expressão que corresponde a “você é tão fofo quanto…”;
  • “karma's not a liar”: ao pé da letra seria “o carma não é um mentiroso”, mas podemos entendê-lo como “o carma não perdoa”;
  • “I'm stick around for more than a minute”: aqui costumamos falar em 15 minutos de fama, essa frase seria uma referência a uma que está durando bem mais que isso.

Como foi visto, as músicas da Katy Perry — assim como de outros artistas — podem agregar muito ao seu vocabulário e ao entendimento da cultura geral de onde elas foram produzidas. Tenha suas playlists sempre à mão e aprenda inglês de maneira divertida e empolgante.

 

Gostou de aprender mais sobre essas canções? Compartilhe esse post nas redes sociais para que seus amigos também tenham a oportunidade de enriquecer o vocabulário.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui