Cultura 26 de Maio de 2021

O dia da toalha e as diferenças entre geeks e nerds

Confira algumas diferenças entre os famosos geeks e nerds

Há muito tempo, em uma galáxia distante, se celebrava o primeiro Dia do Orgulho Geek ou Dia do Orgulho Nerd. Ou melhor, o Dia da Toalha. É o dia 25 de maio, uma data memorável para aqueles que se consideram nerds ou geeks.

E é nesse dia que esses dois "grupos" da sociedade se juntam em homenagem ao autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams - que tem relação direta com os geeks. E nesse mesmo dia, em 1977, aconteceu a estreia de Star Wars: Episódio IV, e não há nada mais nerd do que Guerra nas Estrelas.

Hoje nós vamos ver algumas características de cada grupo, nerds e geeks - que até possuem gostos semelhantes, mas não são iguais. Que tal?
 

Então, o que é um nerd afinal?


O termo "nerd" foi enunciado pela primeira vez em 1954, por Theodor Seuss (mais conhecido como Dr. Seuss) um escritor, poeta e cartunista americano. O escritor fez uma associação entre a lerdeza e peças de roupa listradas (geralmente nas cores azul e branca) para pessoas magras. E, basicamente, nerds são personagens cômicos, geralmente magros (com alguns problemas cognitivos).

No geral, nerds são aquelas pessoas conhecidas pela intelectualidade, pessoas estudiosas que têm como foco um assunto em particular. Geralmente, eles focam seus esforços e dedicam tempo em adquirir conhecimentos, sem ligar para o que é tendência no mundo pop do momento. Ou seja, os nerds não estão preocupados com o que é atual ou antigo, o foco é cultura atemporal e assuntos relacionados à ciência.

Na vida social, os nerds tendem a estar rodeados de pessoas com interesses em comum aos dele e são pessoas mais fechadas. Existem nerds mais "antissociais'', que preferem passar um tempo focando em seus estudos sem sair muito de casa.

Mas, não julgue o livro pela capa, ok? Nem todo nerd gosta de ficar em casa ou foge de uma boa conversa. São pessoas com bastante conhecimento e inteligentes e você pode ter um bom papo. Vale a pena a tentativa de aproximação!

Geralmente, os nerds escolhem áreas da física, matemática, computação, química e assuntos científicos. Gostam de jogos de RPG, HQs, séries como The Big Bang Theory, Star Wars, Star Trek, O Senhor dos Anéis, entre outros.
 

Tá, mas qual a diferença entre o nerd e o geek?


Diferente do termo ‘nerd’, a expressão ‘geek’ ganhou força e popularidade nos circos e nas ruas! Por incrível que pareça, os acrobatas, trapezistas e outros artistas performáticos que faziam apresentações bizarras eram popularmente chamados de Geeks pelos locais e regiões onde se apresentavam. Na época, o termo geek era relacionado a pessoas bobas e malucas.

Posteriormente, geeks passaram a ser relacionados com computadores. Ou melhor, pessoas que ganham a vida resolvendo bugs de computadores. Hoje, existe uma definição muito mais específica: geeks são aqueles que se atraem (muito) por tudo aquilo o que é novidade.

Também diferentemente dos nerds, os geeks são verdadeiros entusiastas de um assunto em particular, normalmente voltado para o entretenimento e tecnologia. São bastante ligados em fatos da cultura pop, obcecados por novidades tecnológicas e artefatos considerados tendência no mundo atual.
Na vida social, os geeks são mais espontâneos e menos tímidos que os nerds. Apesar de sempre estarem em dia com suas séries e games favoritos, eles conseguem fazer amigos de todas as ‘rodas’ de pessoas.

Como dissemos antes, o geek se interessa bastante pelas tendências tecnológicas do momento, principalmente no que se trata de filmes, games e gadgets (basicamente dispositivos eletrônicos portáteis). Além disso, estão sempre ligados em assuntos relacionados a quadrinhos, como aquela série nova da Marvel ou DC que mal estreou e quase ninguém assistiu ainda.
Geeks costumam estar nas áreas de design e web design, voltados para inovações tecnológicas. Assim como os nerds, gostam de filmes das séries Star Wars, Star Trek, Senhor dos Anéis. Sem esquecer dos filmes e quadrinhos de super-heróis.

Bom, agora que nós conseguimos diferenciar um grupo de outro, vamos parar de tratar os dois grupos como se fossem uma coisa só, né?

Além disso, você pode aproveitar todos os filmes que nós citamos aqui: Star Wars, Stark Trek, Senhor dos Anéis, a série The Big Bang Theory, HQs e tudo o que engloba esses dois mundos para estudar inglês.

E ahhh, obrigada Douglas Adams, George Lucas, J. R. R. Tolkien, George R.R. Martin, Gene Roddenberry... E se você não conhece esses nomes... Muito a aprender você ainda tem, jovem padawan.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui