Dicas 13 de Julho de 2023

13 músicas com modal verbs que são hits na hora de estudar

Solte a voz com estas 13 músicas em inglês com modal verbs para nunca mais esquecer! Ouça os hits prestando atenção aos verbos auxiliares, como should, would, might e can e aproveite para relembrar tudo sobre estrutura gramatical neste artigo.

Com certeza você já cantou “I will survive” em alguma balada, “Send my love” da Adele para o(a) ex ou imitou a Ariel em “Part of your world”, numa sessão nostalgia ou com o desenho ou o live action de “A Pequena Sereia”! E o que esses hits têm em comum? Todos são ótimos exemplos de músicas em inglês com modal verbs.

Mas, antes de dar o play no top 13 que está no fim deste artigo, que tal recapitular quais verbos modais existem, em que contextos podem ser usados e qual é a estrutura base para construir frases afirmativas, negativas e interrogativas com eles?  

#Dica: usar os verbos modais do jeito certo é a chave para expressar exatamente o que você quer. Só fique esperto(a): uma única palavrinha errada e você muda completamente o significado da sua frase.

O que são modal verbs?

Os sete verbos modais são auxiliares que, como o nome já indica, funcionam como ajudantes na hora de quem fala ou escreve uma frase dar um sentido específico a um verbo principal.

São palavras que indicam que algo é possível, necessário, permitido ou proibido e algumas podem servir até para comunicar uma habilidade ou dar um conselho ou uma sugestão. 

Uma das principais características dos modal verbs é que, além de serem seguidos pelo verbo principal no infinitivo, eles não podem ser usados duas vezes em uma mesma frase.

Outro ponto importante é que essas estruturas são atemporais, não sofrem modificações ou são conjugadas conforme os tempos verbais das orações, como acontece com o restante da frase. 

Resumindo, a estrutura base para usar a categoria fica acomo você vê abaixo.

  • Em frases interrogativas: modal verb + sujeito + verbo principal + complemento da frase
  • Em frases negativas: sujeito + modal verb + not + verbo principal + complemento da frase
  • Em frases afirmativas: sujeito + modal verb + verbo principal + resto da frase

Miley Cyrus deixou o conceito claríssimo no refrão da música “Flowers”!

  • “I can buy myself flowers(...)” →  “Eu posso comprar flores para mim mesma”

Mas você não precisa passar pela sofrência dela para saber qual verbo usar em cada contexto, porque a roxinha criou um resumo de milhões sobre o assunto. 

Imagem

À primeira vista, esses usos podem fritar um pouco a cabeça, mas, a seguir, você confere um exercício de modal verbs com música que vai facilitar a vida e os estudos. Check it out!

Atividade com música: encontre os modal verbs

Quem canta seus males espanta e, de quebra, aprende melhor qualquer idioma. Um estudo realizado pela Escola de Música da Universidade de Edimburgo, na Escócia, concluiu que cantar em uma língua estrangeira ajuda a ter duas vezes mais sucesso no processo de aprendizado e memorização.

Por isso, quem quer uma imersão de verdade na língua inglesa precisa de estratégias que vão além da sala de aula.

Um exemplo prático aqui da TopWay é o Music Station, evento mensal com atividades variadas sobre diversos estilos musicais, incluindo karaokê, performances dos alunos e teachers e um bate-papo super legal sobre curiosidades da vida de músicos e compositores.

Você ainda não faz parte da #GeraçãoTW? Tudo bem! Confira este desafio super bacana que envolve músicas com modal verbs! Teste sua habilidade auditiva e identifique quais verbos aparecem nas canções da playlist abaixo.

Aumenta o som, DJ!

1.  Misunderstood - Bon Jovi

 

Este clássico dos anos 2000 é um “piece of cake”; uma molezinha, né? Em três segundos, o Bon Jovi já entrega, de bandeja, uma das melhores músicas com “should” para o desafio!

2.  Love of my life - Queen

 

Alerta de coração partido! A voz inconfundível de Freddie Mercury traz muito amor, muita dor e um verbo modal auxiliar logo no refrão. Consegue identificar “de ouvido”?

3.  I will survive - Gloria Gaynor

 

Muito antes da Pablo, Lady Gaga, Madonna e Gloria Groove, uma outra Gloria era a rainha da comunidade LGBTQIAPN+. Para quem nunca se acabou de dançar ao som dessa música, fica a dica: o modal verb está logo na terceira frase!

4.  Flowers - Miley Cyrus

 

Talvez a música da vingança mais ouvida de 2023 (em inglês, pelo menos) está cheia de possibilidades para a Miley! Sempre vale o lembrete do refrão, com tudo o que toda mulher “can” do. 😘

5.  Wherever you will go - The Calling

 

Adolescentes dos anos 2000, brace yourselves – se segurem! Vários gatilhos são acionados por Alex Band, nesta música que também tem vários modal verbs (e o mais óbvio está logo ali no nome).

6.  Just like fire - P!nk

 

Pratique vários verbos modais cantando com a P!nk esta canção que fez parte da trilha sonora do filme “Alice através do espelho”, mas nem tente fazer em casa tudo o que ela faz no clipe, viu?

7.  Send my love (to your new lover) - Adele

 

Chamando todo mundo que já superou um coração partido para treinar modal verbs com a Adele. A classe de palavras aparece logo depois do refrão, então, vale aumentar o volume para não perder!

8.  Treat you better - Shawn Mendes

 

Essa canção não tem um modal verb… Tem vários! Teste seu ouvido por volta do primeiro minuto e tente anotar todos os que identificar.

9.  Part of your world - Halle Bailey 

 

Sucesso de bilheteria em todo o mundo, esta canção faz parte da trilha sonora do mais novo live action inspirado em um clássico Disney e tem tantos modal verbs quanto a Ariel tem “bruguzumbas” na sua coleção de objetos humanos!

10.  What else can I do (de “Encanto”) - Diane Guerrero, Stephanie Beatriz

 

E, por falar em sucesso da Disney, coloca aí na sua playlist a música da personagem Isabela, do filme Encanto. A faixa é outra opção que conta com modal verbs florescendo por toda a letra!

11.  Labour - Paris Paloma

 

Esta outra sugestão para o seu momento de estudo não vai dar trabalho nenhum na hora de encontrar os modal verbs (ao contrário do nome da música – labour, que significa, justamente, trabalho! Risos). Aproveita para compartilhar com as amigas e abrir o olho da mulherada!

12.  Some might say - Oasis

 

Um clássico desses, bicho! E que ainda é exemplo de música com o modal verb “might”, para quem é fã de rock aprender e curtir ao mesmo tempo. Mais fácil, impossível!

13.  Love yourself - Justin Bieber

 

Acionando todas(os) as(os) Beliebers de plantão para esta canção que também é um hino de uma geração. Em “Love yourself”, Justin deixa um conselho super direto para alguém, você consegue identificar qual é e que modal verb ele traz?

Se cada verbo modal encontrado nessa playlist fosse um Pix de R$ 100, quanto teria na sua conta agora? Grave um story contando (e cantando!) e marca a gente lá no Insta da @topwayschool . Turn the music on e bons estudos!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui