Aprender Inglês 1 de Fevereiro de 2021

Mindset para aprender inglês

Confira 5 dicas para desenvolver o seu mindset de aprendizado de inglês

Hoje em dia, aprender novos idiomas no mundo globalizado é sempre uma vantagem. Isso porque aumenta as possibilidades de comunicação e, consequentemente, de conexão com pessoas de outras partes do mundo. 

Aprender inglês, por exemplo, aumenta não só as suas possibilidades de comunicação, conexão ou interação com pessoas de outros países, mas também suas chances no mercado de trabalho (mesmo estando no Brasil). 

Sim, isso mesmo. Aprender inglês pode garantir melhores oportunidades no mercado de trabalho. Isso acontece tanto quando o assunto é salário, quanto quando falamos de novos cargos e vagas de emprego. 

Além disso, aprender a língua inglesa amplia as possibilidades no meio acadêmico, abre portas para oportunidades de intercâmbio e ajuda as pessoas a envelhecerem com mais saúde, entre outros benefícios. 

Bom, e para aprender inglês e “dominar” o idioma por completo, algumas aulas de inglês podem ser uma ajuda e tanto. Mas, antes de iniciar um curso de inglês, é necessário saber alguns pontos importantes. Como por exemplo:

1) Reservar um tempo na sua agenda 

Organizar a sua agenda e encontrar o tempo necessário para se dedicar ao curso é fundamental. Isso porque, para aprender inglês é necessário dedicação, esforço e tempo para acompanhar as aulas e fazer atividades extras (se quiser otimizar o tempo de aprendizado).

Para isso verifique suas atividades diárias e semanais, reveja suas prioridades e busque um tempo para estudar. Você também pode optar por um curso de inglês online para otimizar o seu tempo.

2) Reconhecer a importância de aprender o idioma

Entender a importância de aprender inglês e o que o aprendizado do idioma trará para sua vida pode ser um grande aliado no processo de aquisição da língua. Principalmente em momentos de dificuldade ou de possível desestimulação. 

Então, antes de iniciar seu curso de inglês, tenha em mente a importância de aprender o idioma na sua vida e quais são os seus objetivos em relação a esse aprendizado. Seja para garantir um salário melhor ou fazer um intercâmbio em um país que tenha o inglês como primeira língua, ter em mente seus objetivos, e revê-los de tempos em tempos, pode te ajudar a manter o foco. 

Uma dica aqui é escrever seus objetivos na sua agenda, na geladeira ou em qualquer outro lugar que você tenha acesso fácil e constante. Rever e relembrar seus objetivos iniciais podem dar um gás durante seu processo de aprendizagem e diminuir consideravelmente aqueles momentos em que você se sente desestimulado.  

3) Compreender a sua responsabilidade

Esse ponto é essencial para o seu progresso dentro do curso. O que acontece é que, infelizmente, ao fechar contrato com um curso de inglês, alguns alunos acabam esquecendo que a parte deles no processo de aquisição da língua é tão (ou muitas vezes mais) importante quanto a metodologia e professores da escola. 

É por isso que antes de iniciar seu curso de inglês você deve compreender a sua responsabilidade como aluno. Lembre sempre que por melhor que seja o método de ensino utilizado pela escola, o aprendizado não será possível se você não fizer a sua parte. 

4) Escolha a metodologia correta 

Escolher a metodologia correta também é um passo importante antes de iniciar um curso de inglês. 

Existem diversos métodos disponíveis no mercado utilizados por escolas de idiomas. Eles podem variar entre a metodologia tradicional, direta, audiolingual, audiovisual, ativa, comunicativa e imersiva, como explicamos em outro conteúdo aqui no blog. 

O importante é que no momento de escolher entre as metodologias disponíveis, você leve em consideração seus objetivos em relação ao aprendizado do inglês e se determinado método ou curso corresponde às suas metas, ou seja, irá lhe guiar no caminho que você espera. 

5) Lembre-se de estudar com regularidade 

Complementando o nosso ponto sobre sua responsabilidade como aluno, estudar inglês com regularidade é essencial para você se tornar fluente no idioma e adquirir um conhecimento amplo na língua. 

E, quando falamos em estudar com regularidade, estamos falando não apenas de estar presente em todas as aulas e fazer os exercícios propostos no seu curso de inglês. Mas de buscar incluir o inglês no seu dia a dia e buscar atividades extra que possam somar no seu aprendizado. 

Assistir filmes, jogar games em inglês, conversar com pessoas de outros lugares do mundo em chats abertos, ouvir músicas e podcasts e desenvolver o hábito de leitura no idioma são algumas ações que podem somar muito no seu aprendizado. O segredo é fazer algo que você goste (e precise) na língua que está aprendendo! 

Bom, por hoje era só. Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas! E ahhh, não esquece de compartilhar esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais ;)

Outros conteúdos que podem ser úteis no seu aprendizado:

Como desenvolver o hábito de aprender inglês diariamente

Saiba como definir objetivos para os seus estudos

Melhores podcasts para aprender inglês no Spotify

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui