Músicas 24 de Agosto de 2017

Uma ferramenta em suas mão: Veja como melhorar a pronúncia com música!

Muita gente já aprendeu a melhorar a pronúncia com música. Continue a leitura e confira algumas dicas!

Aprenda a ouvir e a reproduzir o ritmo do inglês e melhorar a sua pronúncia com música

Repare que, mesmo durante um listening comum, os falantes nativos tendem a seguir uma cadência própria durante as frases. O segredo para aperfeiçoar a pronúncia do inglês consiste em justamente treinar a audição e reprodução desse ritmo de fala. É aí que entra a música, facilitando esse processo! A melhora da pronúncia de qualquer língua estrangeira envolve a audição e reprodução dos sons, então você precisa estar atento a eles. Ao ouvir com atenção e frequência, rapidamente você perceberá que o inglês — como qualquer outra língua — tem uma melodia e um ritmo bem particulares e com essas dicas você vai entender como melhorar a pronúncia com música! 

 

Escolha músicas agradáveis 

Ao fazer qualquer coisa que te dá prazer, você ativa áreas cerebrais específicas e relacionadas à sensação de bem-estar. Com a música não é diferente! Por sinal, trata-se de uma das experiências mais agradáveis ao longo do dia. Sendo assim, faça uma seleção de faixas de acordo com seus estilos favoritos, isso vai auxiliar você a melhorar a pronúncia com música e você ainda vai se divertir. 

 

Transcreva a letra da música

Além disso, é recomendável que você tente transcrever a letra (tanto faz se estiver em versão digitalizada ou manuscrita).

Vale lembrar que, durante a transcrição, é normal ter de pausar a canção e ouvir o mesmo trecho várias vezes. Isso dependerá do seu nível de compreensão e domínio do vocabulário até aquele momento. Seja paciente com relação a isso, okay? Vai valer a pena!

 

Destaque pontos importantes da letra

Nesse momento, você deve fazer uma leitura da letra e destacar os pontos mais relevantes. Liste as palavras que mais chamaram sua atenção, seja por serem desconhecidas, terem significado ambíguo ou possuírem um som bem característico.

Este exercício envolve o desenvolvimento do aprendizado da leitura e escrita. Por mais que o foco seja melhorar a pronúncia, você nunca deve deixar as outras habilidades totalmente de lado.

Além disso, a leitura também está ligada ao som das palavras. Ao escrever, você repete mentalmente o som de cada sílaba — é a chamada vocalização.

 

Cante a música e aprimore sua pronúncia em inglês

É chegada a melhor parte: cantar suas músicas preferidas em inglês! Cante sempre que possível e em voz alta. Uma dica é cantar uma ou duas músicas durante cada semana e ir, gradativamente, aumentando o próprio repertório.

 

Repita todo o processo continuamente

Repetir o processo é fundamental para que você conquiste os melhores resultados possíveis. Mas não se preocupe com isso, pois essa repetição ocorrerá naturalmente. Lembre-se: você está fazendo algo que te dá prazer, que te deixa relaxado e bem consigo mesmo!

Por fim, vale dizer que aperfeiçoar a pronúncia em inglês exige dedicação e comprometimento. Estudar uma língua estrangeira é algo bem mais fácil quando há interesse e treino — muito treino. Com a música, você aprenderá inglês da melhor forma, ou seja, mantendo a diversão lá no topo!

E então, pronto para fazer sua setlist e aprimorar a pronúncia em inglês? Não perca mais tempo e curta nossa página no Facebook para conhecer outras dicas como essas!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui