Aprender Inglês 5 de Dezembro de 2022

4 dicas de materiais para aprender inglês de verdade

Ao contrário do que muitos pensam, estudar outra língua também pode ser divertido! Vem com a gente que separamos alguns materiais para aprender inglês que são diferentes e podem ajudar a melhorar suas habilidades linguísticas.

Ferramentas como podcasts, sites, livros, séries e filmes são ótimos materiais para aprender inglês de forma prática, simples e divertida. Desde o iniciante ao avançado, todas essas opções podem ajudar você a iniciar os estudos ou melhorar na sua segunda língua.

Aprender inglês tem muitas vantagens. Fluentes na língua conseguem cargos e salários maiores no mercado, além de estarem mais abertos a novas oportunidades de viagens, intercâmbios ou permite que você possa simplesmente assistir aquele filme sem legenda que achou na internet.

Segundo uma pesquisa feita pela British Council, somente 1% da população brasileira fala inglês fluentemente. Isso já mostra o potencial que falantes da língua têm no país e as inúmeras oportunidades que os esperam por aí.

Como queremos que você faça parte desse 1%, vamos explicar quais são e como escolher materiais para aprender e estudar inglês que façam sentido pra você, de forma leve e divertida.

Mas, primeiro, precisamos entender o que e como estudar. Vamos falar um pouquinho mais sobre isso. 

O que estudar em inglês?

Para aprender bem a língua nativa da rainha Beyoncé, precisamos praticar e estudar quatro competências principais:

  • Listening 
  • Reading 
  • Speaking 
  • Writing 

Esses são os quatro módulos principais no aprendizado de uma nova língua, além de serem pautas obrigatórias em testes de proficiência como IELTS ou TOEFL. 

Todos esses temas nos ajudam, respectivamente, a ouvir, ler, falar e escrever bem em inglês, o que nos ajuda a chegar cada vez mais perto de falar como um nativo.

Pensando nisso, separamos dicas de materiais para aprender inglês baseado em cada um desses tópicos. Confere com a gente!

Materiais online para estudar gratuitamente 

Se você ainda faz parte do grupo que está considerando se deve investir em um bom curso de inglês, que tal tentar se aventurar primeiro no universo dos materiais gratuitos que existem por aí para aprender uma segunda língua?

Separamos quatro boas opções para você começar. Se liga nas dicas!

1.  Filmes, séries e podcasts

Esses três são ótimos para treinar o listening. Assistir filmes e séries em inglês ajudam a entender mais sobre construção de frases e compreender a pronúncia de palavras em diferentes sotaques.  

Desde uma pessoa do sul do Texas que fala mais rápido do que o Eminem até os sotaques de estrangeiros falando inglês, você pode encontrar de tudo nos filmes e programas de TV, o que ajuda muito na hora de compreender diferentes pessoas falando a língua.

Podcasts em inglês também são ótimos para se manter informado e ainda aprender de forma mais ampla, já que geralmente abordam diferentes temas e falam mais pausadamente.

Além disso, você ainda ganha uma carga de vocabulário totalmente nova sobre os assuntos abordados, como música, ciências, viagens ou até mesmo sobre umas fofoquinhas para saciar a sua curiosidade interior.

2.  Kindle

O famoso e-reader da Amazon permite que você compre e baixe diversos livros em um dispositivo digital feito especificamente para trazer a melhor experiência de leitura ao usuário, diferente de ler em um celular ou notebook, por exemplo.

Ele é ótimo para baixar livros para aprender inglês dos mais diversos temas. Imagina ler “Harry Potter” ou “A culpa é das estrelas” e ainda melhorar suas habilidades de reading?

Além disso, o Kindle tem as funções de dicionário e tradutor em que, ao clicar em uma palavra ou frase, você encontra sua tradução, significado e até mesmo acessa páginas da web que tenham relação com o tema.

Caso não consiga comprar um agora, existem diversos materiais online semelhantes para aprender inglês gratuitamente. Você pode adquirir um livro físico ou PDF e buscar no dicionário ou na internet a tradução das palavras que você não conhece também. 

Ah! O Kindle também é um app para você baixar no seu computador ou celular e aproveitar a biblioteca da Amazon em vários dispositivos, sem ter, necessariamente, o e-reader na palma da mão.

3.  Sites focados em conversação

A parte mais importante de aprender um novo idioma é praticar com outras pessoas, sejam elas falantes nativas, professores ou estudantes, por isso, o speaking geralmente é a habilidade que as pessoas têm mais dificuldades em desenvolver.

Alguns sites como o Omegle permitem que você faça vídeo-chamadas com pessoas do mundo todo para falar sobre qualquer assunto. Você pode encontrar desde pessoas entediadas só querendo conversar até pessoas vestidas de Michael Myers que tocam piano. É uma loucura!

Porém, conversar com falantes nativos que não entendem a sua língua pode ser desafiador, por isso, falar com outros estudantes e professores especializados pode ser muito mais produtivo para aprender, além de tirar aquele friozinho da barriga. 

Existem aulas online e com professores ao vivo como as da Escola de Inglês TopWay, que permitem que você aprenda de forma rápida e tranquila um novo idioma e ainda mantenha o contato com a língua com materiais multiplataforma.

4.  Write and Improve

Para terminar a lista, trouxemos um material de inglês para estudar sozinho e praticar as suas habilidades de escrita, que é o Write and Improve.

Nessa plataforma desenvolvida pela Universidade de Cambridge, você pode desenvolver textos dos mais diversos temas e enviar para que ele seja revisado e receber um feedback do que pode melhorar na sua escrita. Tudo isso de forma gratuita!

Além de ajudar na prática de escrever em outra língua, essa ferramenta pode ajudar você a desenvolver sua criatividade e a forma que você se expressa em outra língua.

Esses são só alguns dos materiais para aprender inglês que temos disponíveis por aí. Não deixe de seguir nossas redes sociais e contar pra gente quais desses métodos você usou para melhorar suas “English Skills” e mostrar para as pessoas que você é muito bilíngue.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui