Quais são as línguas mais faladas no mundo e importância
Ao longo dos últimos séculos, a influência dos EUA e da Inglaterra foram os principais fatores que tornaram o inglês a língua mais falada do mundo. Saiba mais!
O inglês é a língua mais falada no mundo quando o assunto é o número total de falantes, mas, quando o critério é idioma com o maior número de falantes nativos, o mandarim assume o pódio.
Juntas, essas duas línguas somam 2 bilhões de falantes no mundo todo!
A diversidade linguística é um dos aspectos mais fascinantes da humanidade, né? E ela reflete diretamente a variedade cultural que existe no planeta Terra, afinal, se você tentar contar quantos idiomas conhece, provavelmente vai chegar a um número em torno de 20, incluindo as mais conhecidas, mas sabia que, no total, existem muuuuuitas outras?
A boa notícia é que este artigo foi escrito por pessoas tão curiosas quanto você. Descubra agora a resposta para todas as dúvidas que devem estar fervilhando aí na sua cabecinha!
Quantas línguas existem no mundo?
Existem cerca de 7.164 línguas sendo faladas diariamente no mundo, segundo o Ethnologue, site mantido pela Summer Institute of Linguistics (SIL International), uma organização sem fins lucrativos que cataloga, estuda e preserva idiomas em todo o globo.
Not so fun fact – fato nem tão divertido assim: de acordo com o mesmo instituto, 40% de todas essas línguas são consideradas ameaçadas de extinção, principalmente porque muitas delas contam com menos de mil falantes.
Em contrapartida, as 23 línguas mais faladas representam quase metade da população mundial!
Dentre elas, existem duas que se destacam!
Quais as duas línguas mais faladas do mundo?
Para a surpresa de quase ninguém, o inglês e o mandarim são as duas línguas mais praticadas no mundo todo. Logo em seguida, vêm o hindu, o espanhol e o francês.
Porém, existem duas maneiras de interpretar a quantidade de pessoas que falam um idioma: os falantes nativos e os não nativos. Considerando apenas o segundo grupo, o mandarim ficaria em primeiro lugar, com mais de 900 milhões de falantes nativos, seguido do espanhol, com mais de 480 milhões.
Agora, se considerar todo mundo, nativos e não nativos, o jogo muda!
Qual é o idioma mais falado do mundo?
O inglês é o idioma com o maior número de falantes fluentes no mundo inteiro, com quase 1,5 bilhão de speakers, segundo o levantamento do site Ethnologue. Desse total, 380 milhões são nativos e, ao todo, existem mais de 60 países que falam inglês no mundo.
Em segundo lugar nesse ranking, aparece novamente o mandarim, que, além dos 900 milhões de nativos, é falado por quase 200 milhões de não nativos, afinal, como a China é o país mais populoso do mundo, é normal que esse número seja alto.
Agora, como você leu ali em cima, menos de 400 milhões de falantes do inglês nasceram em países que usam a língua, bem longe do total mundial, mas esse fenômeno tem explicação!
Como o inglês se tornou uma língua global? 2 motivos principais
Existe uma série de fatores que explicam o fato de o inglês ter se tornado uma língua global. Para resumir bem, os dois principais são a expansão do Império Britânico e a ascensão dos EUA como uma potência mundial.
Expansão do Império Britânico
Durante os séculos XVII a XX, o Império Britânico expandiu muito, estabelecendo colônias em várias partes do mundo (sendo os EUA uma delas) e, como consequência, o inglês foi introduzido como a língua administrativa, educacional e comercial nesses lugares.
Por ser uma potência econômica, a Inglaterra também era um centro importante de produção científica e cultural. Livros, filmes, música, tecnologia, migração e imigração… Tudo contribuiu para a expansão do idioma.
A revolução industrial, por exemplo, nasceu lá, dando origem a várias tecnologias e conhecimentos, publicados e compartilhados em inglês.
Ascensão dos EUA
Uma situação bem parecida aconteceu com os EUA, que se tornaram um país influente no começo do século XX. Ao fim da Segunda Guerra Mundial, a nação se transformaria na mais poderosa do mundo!
Esse poder contribui ainda mais para a expansão do idioma nativo, que foi levado ao redor do globo através de Hollywood e de estrelas da música. A criação e a popularização da internet também só contribuíram para deixar essa influência mais sólida e ainda mais presente no mundo.
Todos esses fatores criaram um efeito bola-de-neve que dura até hoje, ou seja, quanto mais pessoas usam e interagem com o inglês diariamente, mais a língua se expande, fazendo com que mais pessoas tenham vontade e necessidade de aprendê-la e, hoje, a importância da língua inglesa no mundo é indiscutível.
O comércio, as organizações internacionais, os conhecimentos científicos… Praticamente tudo o que é feito para o mundo, é feito em inglês, e quem não quer ficar para trás vai descobrir que investir em um curso imersivo de inglês, moderno e flexível é a opção mais segura para aprender o idioma.
E, claro, para continuar aprendendo com mais artigos como este, o blog sobre inglês da TopWay é, sem dúvidas, o melhor lugar. See you around – nos vemos por aí!