Dicas 3 de Julho de 2024

Lifelong learning: saiba tudo sobre o aprendizado contínuo

O lifelong learning é a melhor forma de se manter sempre atualizado(a) na vida e no trabalho. Saiba tudo sobre o assunto neste artigo!

O lifelong learning é um termo usado para se referir ao constante ganho de conhecimento ao longo da vida e ao uso desse aprendizado tanto na parte pessoal quanto profissional das atividades do dia a dia.

Em um mundo onde tudo está em constante atualização e coisas novas surgem todos os dias, essa filosofia de vida pode ser a resposta que você estava procurando para se manter sempre atualizado(a).
 
Por isso, get ready – esteja pronto(a) – e siga na leitura para entender como você pode se tornar uma pessoa cada vez mais completa com a ajuda desse conceito – inclusive no inglês!

O que é e qual o significado de lifelong learning?

Lifelong learning é uma expressão que pode ser traduzida como “aprendizado ao longo da vida”, e está muito relacionada ao fato de nunca ser tarde demais para aprender algo novo, a exemplo de idiomas e da tecnologia.

E não conta só a educação formal, como escola e faculdade, viu? Aqui, também valem conhecimentos adquiridos em cursos, workshops, leituras, grupos comunitários e tudo o mais que você possa imaginar.

Apesar de ser um conceito mais conhecido atualmente, ele vem de uma longa história até se tornar um dos pensamentos mais fortes do século XXI.

Onde surgiu o termo lifelong learning?

O conceito de lifelong learning vem desde os filósofos gregos, que acreditavam na busca contínua pelo conhecimento, passando pelos pensadores iluministas europeus até os anos 1800 e, finalmente, sendo oficializado pela UNESCO em 1997, na cidade de Hamburgo, Alemanha.

Percebeu como ele é quase tão antigo quanto a própria humanidade? Deu até para misturar inglês com história e filosofia! Só isso já mostra o quanto o lifelong learning faz sentido.

“Legal, mas como eu aplico isso nos meus estudos de inglês, Roxinha?”. Bom, aqui vão algumas vantagens desse estilo de vida que farão você ver o aprendizado com outros olhos.

Quais são as vantagens do lifelong learning?

As principais vantagens de adotar o lifelong learning para a sua vida, são:

  • estímulo da criatividade;
  • desenvolvimento de novas habilidades;
  • domínio de diversos assuntos;
  • maior preparação para possíveis oportunidades; e
  • autoconfiança para atuar em diversos cenários.

Principalmente para o estudo da língua inglesa, quanto mais referências você tiver, maior será seu vocabulário em inglês e maior será o número de situações que você poderá tirar de letra.

No fim das contas, você vai se tornar uma pessoa extremamente interessante e qualificada para falar sobre qualquer assunto a qualquer hora – imagina isso para paquerar, hein?

E quais são os pilares do lifelong learning?

As quatro habilidades que o lifelong proporciona são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Aprender a conhecer

O “conhecer” vai muito além do simples “decorar”. Para conhecer de verdade, você precisa ver o estudo como algo positivo e prazeroso na sua vida, não algo que simplesmente vai ficar na sua mente por um mês e nunca mais aparecer.

Seja curioso(a), pergunte tudo o que você quer saber e, principalmente, leve em conta o pensamento crítico. Em outras palavras, procure mais de uma fonte de informação e faça questionamentos sempre que possível.

Aprender a fazer

De nada adianta a teoria se você não souber como aplicar isso na prática, não é mesmo? Nas aulas de inglês, por exemplo, se só estudar a formação das frases e nunca conversar no idioma fosse o suficiente, todo mundo sairia do ensino básico fluente!

Só que a realidade não é bem assim: é preciso treinar a conversação em inglês e mostrar que yes, we can do it – sim, nós podemos, como diria Barack Obama! Por isso, não tenha medo de pôr a mão na massa e de errar, afinal, o erro pode ser um dos maiores professores da sua vida – “sé” louco, a Roxinha tá filósofa demais hoje!

Aprender a conviver

Aqui, não existe a famosa frase “Ain, mas eu sou antissocial”. Da mesma forma que você sabe muito sobre alguma coisa, outras pessoas sabem muito sobre outras coisas, por isso, conversar com a galera é sempre bem-vindo.

E não vale conversar só com quem você já conhece, hein! Bata um papo com seus professores, com um senhorzinho na rua, com a moça que tá na sua frente na fila do mercado e até com crianças. Acredite: você vai se surpreender com o que as pessoas têm a ensinar.

Aprender a ser

Este último pilar está muito atrelado ao fato de aumentar a sua autonomia para aprender coisas novas. Para garantir o melhor proveito dessa habilidade, você precisa passar por todos os passos anteriores, assim, vai conseguir alcançar este com maestria.

Inclusive, para melhorar ainda mais o seu estudo da língua inglesa com esse conceito, aqui vão alguns exemplos de como você pode aplicar o lifelong learning para aprender mais rápido.

4 exemplos de como aplicar o lifelong learning para estudar inglês!

O lifelong learning é um processo diário de aprendizado que vem de fontes diferentes, por isso, algumas ações podem fazer a diferença nessa rotina de estudos. 

  1. Invista em um bom curso de inglês: nada melhor do que contar com professores extremamente qualificados e aulas imersivas para melhorar suas habilidades no idioma!
  2. Ouça podcasts para aprender inglês: existem vários programas legais que farão com que você aprenda tanto inglês quanto um assunto novo, como o “Stuff you should know”.
  3. Assista conteúdos no idioma: desde vídeos no YouTube até filmes, séries e TED Talks, todos valem na hora de adquirir novos conhecimentos.
  4. Converse em inglês: seja com colegas do curso ou até com gringos que você encontrou na internet, sempre dá para conhecer mais sobre uma pessoa e um novo assunto enquanto você treina o seu listening e seu speaking.

E aí, pronto(a) para aprender cada vez mais, todos os dias? Então, não deixe de conferir os outros artigos do blog para aprender inglês e de seguir o perfil @topwayschool no Instagram para ficar por dentro de tudo sobre a língua inglesa!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui