Trip 7 de Junho de 2022

Jet lag: descubra o que é e como evitar

O jet lag acontece em viagens de longa distância e pode atrapalhar nossa experiência. Entenda o que é esse fenômeno e como escapar dele!

Não existe uma tradução no português para a expressão em inglês “jet lag”, mas, no sentido mais próximo do que temos na nossa língua, a expressão significa “descompensação horária”. Mas o que é isso na prática? É simplesmente um mal-estar causado pela troca de fuso horário, uma “bagunça” no nosso sistema. 

Assim, turistas se sentem afetados com diferentes sintomas como enjoo, estresse, fadiga, insônia, entre outros. Quanto maior a diferença de fuso horário, maior a desorganização no nosso relógio biológico.


Nós sabemos que se preparar para uma viagem internacional ou estar pronto para aquele intercâmbio dá trabalho, por isso queremos que, quando você chegar lá, nada atrapalhe a sua experiência. Se você não quer passar por nada do que o jet lag pode causar, não perca as dicas que nós trouxemos para você! 

1. Prepare-se
Quando você for viajar para um lugar que tenha um fuso horário diferente do que o de onde você está, tente se preparar com alguma antecedência.

Mas como fazer isso? Você pode tentar acostumar seu corpo dormindo uma hora mais tarde que o normal (ou mais cedo, dependendo do fuso) para ficar mais perto da hora de dormir no local para onde você vai viajar.

2. Viaje descansado
Tente ter uma boa noite de sono antes da viagem para ir bem descansado. Deixe suas malas e documentos organizados e separe a noite anterior ao grande dia para descansar. 

Assim, quando chegar o momento do voo, você não estará estressado ou nervoso, mas sim tranquilo e relaxado após uma boa noite de sono. Isso é fundamental para qualquer tipo de viagem.

3. Aproveite o tempo no avião para se adaptar
Uma outra forma de ir acostumando seu corpo antes de chegar no destino é aproveitar o tempo no avião. Entenda que o tempo nas alturas é tempo no destino para onde você está indo e tente ajustar seu relógio biológico enquanto dorme no voo. 

Tentar dormir durante um voo noturno, por exemplo, é ótimo para se adaptar, independentemente se você está viajando para um destino que tenha um fuso horário “menor” ou “maior” que o seu.

4. Cuide da sua alimentação e movimento
Cuidar bem do próprio corpo bebendo água, comendo coisas leves e fazendo exercícios físicos também pode fazer bastante diferença no processo de evitar o jet lag. Se puder, beba bastante água e coma algo leve antes do voo. Você também pode levar alguns lanchinhos como frutas e castanhas para comer durante o trajeto. 

E não esqueça de se mexer durante o voo, viu? Tente ficar de pé ou caminhando pelos corredores do avião. Isso ajuda a aliviar a pressão, fluir o oxigênio e também mantém sua mente mais ocupada! 


5.  Evite bebidas alcoólicas no voo
Por mais que bata aquela vontade de aceitar a garrafinha de vinho que a aeromoça oferece, o consumo de álcool pode aumentar muito o seu cansaço e causar desidratação, o que é um problema durante uma viagem para um fuso horário diferente. 

Tente evitar também produtos com cafeína e energéticos, porque ambos podem alterar o seu sono e atrapalhar sua adaptação. Se puder, fique só na água.

6. Não tome remédios para dormir
Apesar de parecer uma alternativa fácil, tomar remédios para dormir durante o voo pode aumentar os sintomas do jet lag. Tente adaptar seu sono de forma natural, pois os remédios podem trazer mais problemas não só para sua adaptação com o fuso horário como também para a sua saúde (principalmente se não forem receitados anteriormente por um médico!).

7. Aproveite a luz do sol 

Aproveitar o sol também pode ser uma ótima ideia para combater e evitar o jet lag, pois é uma forma de acostumar o seu relógio biológico ao novo fuso horário em que você se encontra. Então, assim que chegar no destino, tente reservar um tempo do dia para pegar um pouco de sol ao ar livre.

Se você gosta de viajar e pretende fazer viagens internacionais uma parte constante da sua vida, você com certeza vai ter muitas oportunidades de testar essas dicas (e descobrir muitas outras!). Como dizemos em inglês, “practice makes perfect”, ou seja, a prática faz a perfeição. Quer começar agora? Vem descobrir seu próximo destino!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui