Intercâmbio 8 de Maio de 2019

Intercâmbio - coisas que fazem falta quando estamos longe de casa

Saiba do que mais sentimos falta quando estamos em intercâmbio

Quando passamos alguns dias longe de casa, costumamos sentir falta de umas coisinhas que só o lar da gente tem, não é mesmo? O cheiro, os móveis, as coisas do jeitinho que a gente gosta. Tudo isso faz diferença, não dá pra dizer que não. 

 

O programa de intercâmbio é uma experiência maravilhosa que nos enriquece em diversos aspectos, como aprender um idioma, trabalhar no exterior  e conhecer países incríveis no mundo todo, como os Estados Unidos, por exemplo. Além de ser cada vez mais um excelente modo de incrementar o currículo, já que engloba estudos e trabalho.

 

Mas, dependendo de quanto tempo ficamos fora, uma das coisas que mais pesa é a saudade de casa e a saudade do nosso país de origem. Você está imerso em uma outra cultura, o que é ótimo. Mas não podemos ignorar o fato de que a saudade da nossa cultura bate em algum momento.

 

Saiba que esse papo não é pra te fazer desistir, muito pelo contrário. Você precisa estar completamente preparado para se aventurar em um outro país, longe de tudo o que você conhece e está acostumado. E mesmo com a saudade, suas experiências no intercâmbio serão incríveis, pode ter certeza. E você sabe que terá uma data pra voltar pra casa, o que já acalma o coraçãozinho. 

 

Mas, vamos dar uma olhada nas coisas que a maioria das pessoas sente falta quando está em uma das maravilhosas opções de intercâmbio disponíveis:

 

Comida da mamãe

 

Ou da vovó, do pai, tia, enfim… Não existe gastronomia no mundo que ganhe da comida de casa. E só as pessoas que a gente ama (e que nos amam) sabem exatamente como agradar nosso estômago. Além do seu prato favorito ser incrivelmente gostoso, ele provavelmente é seu prato favorito por uma carga emocional, rola um sentimento, e quando é feito por nossa mãe então, é mil vezes melhor. 

 

Seus amigos 

 

Essa é com certeza uma das coisas que mais fazem falta quando estamos longe. Você está em outro país, longe de tudo e longe de pessoas que você ama. Seu amigo não está lá para assistir um filme no final do dia ou para dar aquele conforto que a gente precisa depois de um dia ruim, o que é muito difícil. A boa notícia é que a maioria das pessoas são bastante acolhedoras quando se trata de intercambistas, e você com certeza vai fazer ótimos amigos no lugar onde estiver. 

 

Comida brasileira


Arroz e feijão. Sim! Essa combinação brasileira típica e perfeita faz muita falta. A gastronomia do local pode ser incrível, com comidas incrivelmente gostosas, mas você com certeza vai sentir falta do clássico arroz e feijão (e uma farofinha, claro). Outras alimentos incríveis e brasileiros que fazem falta são: pastel, coxinha, pão de queijo, um café passadinho e o principal: o nosso lindo brigadeiro.

 

Seu dia a dia 

 

As vezes reclamamos tanto da nossa rotina e ela é umas coisas que mais fazem falta quando estamos fora do país por um tempo. No começo as coisas são novidade, você está na fase de descobrimento e pode sentir que não vai conseguir se adaptar àqueles costumes e atividades diárias.

 

Mas, calma! Respira fundo! Você vai experimentar coisas novas e criar novas rotinas, o que é ótimo para seu crescimento pessoal. E quando menos esperar, a rotina no novo país será a sua rotina e você vai amar as instituições de ensino. 

 

Alguém pra te cuidar quando você fica doente


É bem comum ficar doente quando você faz intercâmbio. Você está em um clima diferente, com comidas diferentes, pessoas estranhas, sem falar na sua saúde mental com o nervosismo e ansiedade. À não ser que seu sistema imunológico seja perfeito, em algum momento seu corpo vai pedir uma pausa. E é aí que você pensa: cadê minha mãe?

 

Mas, você não vai morrer. Tá tudo bem. Lembre de ter remédios para gripe, dor de cabeça, dor de barriga, febre… São recomendações passadas por toda agência de intercâmbio. E você pode até chorar um pouquinho se for se sentir melhor.

 

Dinheiro

 

Dependendo do destino, seu intercâmbio não vai ser a coisa mais cara da face da terra. Mas as coisas tem um custo e se você não tiver experiência com administração de seu dinheiro, vai sofrer um pouco com isso no início. Principalmente se você mora com seus pais antes do intercâmbio e não tem uma noção total dos gastos com coisas mínimas do dia a dia. 

 

Mas o bom é que com o tempo você vai adquirindo maturidade e experiência o suficiente para ficar muito seguro com suas compras e orçamento! 

Lembrando que essas coisas fazem falta mas com o tempo você acostuma, se apega aos costumes culturais do local onde está e fica tudo bem! Não vai desistir do intercâmbio só porque não vai ter pastel, tá? 

 

Pensou em outras coisas que a gente sente falta em um intercâmbio? Conta pra gente nos comentários! 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui