Trip 26 de Dezembro de 2017

Inglês para viagens: é interessante investir na comunicação antes de fazer as malas?

Não espere o sufoco aparecer e invista na comunicação antes de fazer as malas!

Imagine que uma amiga sua foi estudar em Portugal sem se preocupar em aprender outro idioma. Quando chegou lá, percebeu que todos os textos básicos de sua área estavam em inglês. Alguns meses mais tarde, ela resolveu visitar outro amigo na Inglaterra e deu de cara mais uma vez com a necessidade de conhecer a língua inglesa.

Esse exemplo nos ensina duas coisas: que o inglês para viagens é um investimento muito importante e que o português ou mesmo o famoso portunhol nem sempre será suficiente para uma comunicação eficaz — principalmente em destinos onde a língua inglesa é oficial.

 

Por que investir na comunicação em outras línguas?

Continuando a história da nossa amiga, lá na Inglaterra ela se perdeu no metrô quando estava indo para o aeroporto. Para piorar, seu celular estava sem bateria e as tomadas por lá não são iguais às nossas, então ela não tinha como acessar o Google Tradutor. Ela teve que se virar com gestos tentando indicar o que queria!

Com certeza você não gostaria de passar por um sufoco desses, não é mesmo? Nem a nossa amiga! De volta a Portugal, ela procurou investir no aprendizado de inglês e, desde que voltou para o Brasil, não deixou mais de estudar a língua.

 

Quando investir no inglês para viagens?

A hora de investir na língua inglesa é antes de fazer as malas, pois a comunicação, independentemente do tipo de viagem que você estiver programando, é básica para que sua experiência seja tranquila e de qualidade. Seja para férias, trabalho ou estudo, ter o inglês na ponta da língua sempre será vantajoso.

 

Como investir na comunicação em línguas estrangeiras?

Existem muitas formas de investir no aprendizado de línguas estrangeiras — por isso, você não pode mais enxergar isso como um gasto! Suas escolhas de qual língua aprender e de como aprendê-la dependerão muito de seus objetivos, pois esse é um investimento para sua vida profissional e pessoal.

Tenha em mente suas metas com a língua estrangeira, qual o tipo de viagem que você fará e quanto tempo pretende ficar fora, entre outras questões que pareçam relevantes para a sua realidade. Não se esqueça que conseguir se comunicar em inglês é vantajoso porque esse é um dos idiomas mais falados pelo mundo.

 

O que fazer para arrasar na comunicação em inglês nas viagens?

Para finalizar, não podemos deixar de trazer algumas dicas para a hora do aperto. Mesmo quando sabemos muito de algo pode rolar um branco. Portanto, tenha com você, memorizado ou no papel, algumas frases básicas para o dia a dia em terras estrangeiras:

 

- Excuse me/ Thank you / Please: palavras essenciais a qualquer momento para pedir licença, agradecer e pedir um favor!
- I’m just browsing / How much is this: para usar na hora das compras. Você pode dizer que está só dando uma olhada ou perguntar quanto custa algo que interessou.
- How do I get to the airport?: se nossa amiga conhecesse essa frase, ela teria conseguido perguntar como chegar ao aeroporto.

 


Aprender inglês para viagens pode ser muito mais fácil quando você entende a importância de se preparar para lidar com imprevistos. Então, não espere o sufoco aparecer e invista na comunicação antes de fazer as malas!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui