Aprender Inglês

11 de Julho de 2018

Inglês para adultos? Descubra 3 metodologias relevantes

Veja os benefícios de aprender inglês na fase adulta e as melhores metodologias de aprendizagem

Aprender inglês deixou de ser um diferencial há muito tempo e o mercado de trabalho, atento a isso, passou a cobrar o conhecimento na língua entre os colaboradores, no intuito de garantir-lhes o sucesso em suas carreiras e o crescimento da empresa.

Assim, o inglês para adultos ganha um espaço considerável na vida adulta e os benefícios de aprendê-lo são muitos. Nesse post, vamos falar sobre as vantagens e as metodologias para o ensino do idioma voltado a adultos.

Continue a leitura e entenda porque você não pode mais adiar as suas aulas de inglês.

 

Oportunidade de inserção em diferentes áreas 

Quando aprende inglês, você cria diferentes modos de quebrar barreiras entre as diferentes áreas de atuação, já que o idioma é, sem dúvida, a língua oficial dos meios empresarial e acadêmico.

A partir do momento em que você consegue criar laços de negociação com empresas ou com pessoas fora do Brasil, está abraçando as oportunidades de inserção em diferentes áreas.

Sabendo inglês, as chances de migrar de um setor para outro dentro de uma organização tendem a aumentar, isso porque quase tudo é escrito na língua. Artigos, manuais e muitos outros materiais de consulta e de estudo, geralmente, apresentam suas primeiras versões no idioma. Tendo acesso a eles, você pode passar na frente de muitos concorrentes, seja na busca de um novo emprego ou mesmo dentro do seu atual trabalho.

 

Facilidades para atingir objetivos na carreira,

Quando você, depois de adulto, pensa nos seus objetivos de carreira e esbarra com a falta do inglês, pode estar certo: esse é o momento de procurar aprender o idioma para não estagnar. 

Atualmente, os pais que perceberam os benefícios de saber inglês não pensam duas vezes antes de matricularem seus filhos em escolas especializadas, mas muitos deles não tiveram essa mesma chance. E agora?

Desde que a globalização aproximou o mundo empresarial, as organizações buscam por pessoas qualificadas e um dos requisitos, que hoje é básico no currículo, é fluência em inglês. Pessoas que não aprenderam desde crianças acabam procurando por cursos quando adultos, pois entendem que para garantir o sucesso é essencial saber a língua.

 

Chances de crescimento profissional

É certo que o inglês proporciona inúmeras chances de crescimento profissional nunca vistas antes. Aprender inglês é o caminho mais curto para o sucesso de quem quer crescer dentro de uma empresa ou conquistar a tão sonhada vaga em uma multinacional.

Empresas brasileiras estão a todo tempo buscando contato com as estrangeiras e vice-versa. Por isso, um colaborador que não sabe falar inglês, não poderá ser mediador dessas negociações.

Além disso, enquanto esse funcionário não percebe o benefício do inglês para sua profissão, outros estão buscando adquirir a língua e podem atingir patamares mais altos do que aquele que ficou procrastinando.

 

Possibilidades de interação com pessoas de diferentes países

Além das vantagens profissionais e de carreira, também existem alguns benefícios como intercâmbios ou viagens de negócios para outros países. Mesmo que fique no Brasil, você pode ser a pessoa responsável por receber os estrangeiros em diferentes situações.

A comunicação em inglês é um benefício que pode abrir novos caminhos para um adulto que busca sucesso na vida. Conhecer pessoas, sua cultura e seu país pode ser a chance de garantir os benefícios abordados até aqui. Mais que isso, é uma maneira de treinar seu inglês e aproximar cada vez mais da fluência.

 

Perspectivas para o crescimento pessoal

Você pode nunca ter pensado nisso, mas aprender uma nova língua, principalmente depois de adulto, vai exigir do seu cérebro atividades mais intensas, aumentando assim a capacidade cognitiva. Por isso, aprender inglês também é um benefício para a saúde mental.

Além do mais, o contato com a língua é mais comum no seu dia a dia do que você pensa. É só parar e contar quantas vezes nos deparamos com alguma palavra em inglês, uma música ou mesmo uma série.

A língua está no nosso cotidiano e aprendê-la vai lhe proporcionar entender um filme com áudio original ou ter acesso a livros e músicas sem que esses percam sua essência.

 

Um método ideal para ensinar inglês para adultos

Agora que você já conhece os principais benefícios do inglês para adultos, chegou a hora de ter contato com um dos métodos mais eficazes para a consolidação do aprendizado.

O Método ESL (English as a second language) tem por objetivo fazer do inglês a sua segunda língua. Por isso, o termo é usado para conceituar a dedicação em realmente aprender o idioma.

Alguns materiais de estudo podem não ser de fácil entendimento para pessoas que não têm o inglês como língua materna, o que transforma o ESL em ensino com imersão no inglês, porém específico para quem não tem a língua como nativa.

 

Veja abaixo ferramentas importantes para a aplicação do ESL:

 

Aplicativos de apoio

Os adultos estão o tempo todo ligados à tecnologia. Assim, métodos que procuram o apoio nesses meios fazem do ensino algo mais prático, possibilitando que se estude onde e no horário que quiser. Lembrando que, para quem realmente quer aprender a língua, o contato real — com conversações, por exemplo — é essencial.

 

Imersão na língua

Como já falamos no método ESL, a imersão é uma maneira de aprender mais rapidamente um idioma. Se você pensar em como aprendeu o português, entenderá como acontece o processo de imersão em uma língua. Para aprendê-la é preciso que ela faça parte da sua realidade, que você a viva no seu dia a dia e a imersão proporciona esse tipo de situação.

 

Reconhecer limitações e possibilidades

Que você precisa aprender inglês para conquistar mais espaço no mercado de trabalho já não é segredo, mas como aprender o inglês dependerá de você e de sua dedicação.

Além disso, é necessário pensar nas limitações e possibilidades individuais. Um curso de inglês ideal é aquele que sabe lhe proporciona prazer em estudar e um aprendizado de qualidade ao mesmo tempo.

O inglês para adultos deve ser ensinado de maneira específica, pois o aprendizado é diferente, tem outro ritmo, diferentemente de pessoas mais jovens. Por isso, métodos com foco no aprendizado de adultos são mais eficientes que os tradicionais.

O fato é que aprender um dos idiomas mais falados no mundo e uma língua considerada universal traz benefícios profissionais e pessoais.

Gostou do texto? Siga-nos nas redes sociais: InstagramTwitterFacebook Youtube e fique por dentro de outras dicas eficazes para quem quer realmente aprender inglês!