Cultura 24 de Novembro de 2022

7 histórias em quadrinhos em inglês para aprender o idioma

Quem disse que aprender um novo idioma precisa ser algo chato? Você pode usar materiais divertidos para conhecer vocabulário e expressões! Experimente as histórias em quadrinhos em inglês que listamos neste artigo e aprenda brincando.

Existem centenas de histórias em quadrinhos em inglês vendidas em todo o mundo. Entre elas, sete são super indicadas para quem quer praticar o idioma: Monica and friends, Calvin e Hobbes, Garfield, Peanuts (Charlie Brown, Snoopy e amigos), Marmaduke, Homem-Aranha e The Walking Dead.

Cada uma tem as suas características, mas todas contribuem com o aprendizado, inclusive porque pertencem a um gênero textual adorado por pessoas de todas as idades, são simples e fáceis de ler e cheias de desenhos que dão apoio visual ao texto.

Então, que tal unir o útil ao agradável e usar isso a seu favor?

Não é de hoje que os professores de idiomas utilizam das comics para deixar o ensino de língua estrangeira mais divertido. Afinal, se as histórias em quadrinhos (HQs) são gostosas e fáceis de ler em português, também podem ser em inglês.

Elas têm ilustrações que ajudam na interpretação do texto e na compreensão do contexto geral das frases. Além disso, são basicamente compostas por diálogos que vão colocar você em contato direto com o jeito certo de falar inglês, já que o mais legal desse tipo de leitura é a informalidade, maior do que a dos livros didáticos, por exemplo.

Sem contar que dá para comprá-las facilmente pela internet, inclusive no formato digital para ler diretamente no computador, tablet, smartphone ou Kindle!

Veja, a seguir, algumas sugestões selecionadas especialmente para você.

1.  Turma da Mônica

Um clássico da infância de muita gente, essas revistinhas escritas por Maurício de Sousa podem ser definidas como histórias em quadrinhos em inglês fáceis de ler.

A Turma da Mônica é encontrada, na tradução para o inglês, como "Monica and Friends" e suas edições estão disponíveis em várias lojas virtuais, mas você possivelmente consegue encontrá-las em sebos também.

Como já estamos familiarizados com os personagens e com o estilo das narrativas, elas se tornam ótimas opções para quem quer melhorar a leitura no novo idioma e conhecer diferentes palavras do cotidiano. Seus diálogos são curtos e bem simples.

No total, são 68 HQs que começaram a circular em maio de 2015 e pararam de ser distribuídas em dezembro de 2020.

2.   Calvin and Hobbes

Outro fator muito legal proporcionado por algumas histórias nesse gênero é a interpretação, pois, se você acha que histórias em quadrinho são mais “bobinhas”, saiba que algumas histórias exigem uma análise crítica dos textos, como é o caso desta indicação aqui. 

Assim como livros em inglês para iniciantes, entre as histórias em quadrinhos em inglês com interpretação, podemos destacar Calvin and Hobbes, conhecida como Calvin e Haroldo aqui no Brasil.

O autor dessas histórias, Bill Watterson, conseguia trazer ideias bastante profundas envolvendo política, sociedade e também o universo das crianças e da imaginação de maneira leve e descontraída.

Você já deve ter visto uma tirinha do Calvin em algum jornal brasileiro! Elas costumam aparecer na página de entretenimento, onde normalmente também ficam o horóscopo e as palavras cruzadas.

3.  Garfield

Se tem um personagem que não pode ficar fora da sua lista é o gato mais amado das histórias em quadrinhos: o Garfield, de Jim Davis! Inclusive, você consegue conferir todas as suas tirinhas em inglês, acessando o site oficial desse peludo fofinho e laranja.

Como muitos de nós já sabemos, Garfield é doido por comida e faz questão de levar a vida numa boa. Então, a narrativa das suas HQs é bastante previsível, o que ajuda estudantes de inglês a manterem o foco nos diálogos e absorverem bastante coisa.

4.  Peanuts

Outra sugestão excelente para dar aquele apoio de peso aos seus estudos e servir como complemento do seu curso de inglês, feito em uma escola especializada, são as histórias escritas e desenhadas pelo cartunista norte-americano Charles Schulz.

Elas começaram a circular como tiras de jornal em 1950 e seguiram sendo publicadas até o ano 2000! Por isso, seus personagens estão entre os mais populares e influentes da história da mídia.

Quem são esses personagens? Estamos falando de Charlie Brown, o menino da camisa amarela com as perninhas curtas, e de Snoopy, o cachorro branco que vive no telhado de uma casinha vermelha, além dos seus amigos, claro.

Se você já leu as aventuras em português e curtiu, com certeza vale a pena buscá-las em inglês para ler de novo no idioma original.

5.  Marmaduke

Se tem diálogo em inglês em quadrinhos que é divertido, esse diálogo com certeza está nas histórias de Marmaduke: o cachorro alemão adolescente de 90 quilos e muito bagunceiro, pet da família Winslow.

Talvez você só conheça o personagem das telonas, pois sua história foi adaptada para filme em 2010, mas a verdade é que ele existe desde 1954 em formato de HQs e foi criado pelo cartunista norte-americano Brad Anderson.

Quem lê Marmaduke em inglês conhece palavras novas e aprende expressões usadas no dia a dia com muito bom humor, com uma perspectiva de mundo pelo ponto de vista dos cães.

E, para completar, o romance! Na história, o pet se apaixona por uma cachorrinha chamada Jezebel e passa por várias aventuras ao lado dela.

Essa é uma ótima ideia para sair dos quadrinhos clássicos e explorar aqueles menos conhecidos enquanto treina a leitura em inglês sem sair de casa.

6.  Spider-Man

Claro que não podia faltar um super-herói na nossa lista! Precisamos começar dizendo que a ficção já exige maior interpretação dos textos, portanto, esse é um título indicado para quem já tem alguma familiaridade com o idioma.

Além disso, fãs recomendam a quem decide por ler o famoso Homem-Aranha, que comece por histórias da fase clássica dos HQs, mais precisamente pela edição "Amazing Fantasy Vol. 1 #15 (1962)".

É nessa fase que o leitor é apresentado a tudo que há de mais relevante na história do herói, inclusive a como ele se tornou Spider-Man. Isso se você ainda não conhece a história, se você conhece e já ama, está mais do que na hora de buscar as versões em inglês.

Sem contar que, para quem é fã, adquirir os gibis na língua original torna a compra do exemplar ainda mais especial, né?

Aliás, apaixonados pelos heróis ou até mesmo pelos anti-heróis e vilões da Marvel podem ler suas HQs em inglês e sem custo no site da marca.

O catálogo dos títulos inclui, além do Homem-Aranha: Capitã Marvel, Capitão América, Doutor Estranho, Hulk, Pantera Negra, Thor e Venom. Assinantes têm acesso a ainda mais títulos.

7.  The Walking Dead

Para você que é fã da famosa série de televisão e já está um pouco mais avançado em seus conhecimentos do inglês, se aventurar pelos quadrinhos também pode ser uma boa pedida.

Se você não conhece o título ainda, fique sabendo: The Walking Dead começou justamente como uma série de HQs, publicada nos Estados Unidos pela Image Comics de 8 de outubro de 2003 a 3 de julho de 2019 e só depois começou a ser gravada para a TV!

Uma dica final também é buscar a história em quadrinhos em inglês com tradução em português, assim, você pode comparar se realmente está entendendo a leitura e interpretando os textos de forma correta.

Como a maioria das HQs citadas aqui é originalmente de língua inglesa, todas possuem essa versão naturalmente, mas é possível encontrar exemplares traduzidos para os leitores brasileiros e fazer o comparativo.

Divertido, não é mesmo? Não é à toa que essa é considerada uma das melhores técnicas para aprender inglês, pois você foca em um conteúdo na língua-alvo enquanto faz algo que gosta.

Agora, que tal compartilhar essas dicas nas suas redes sociais para que mais estudantes conheçam dicas de histórias em quadrinhos em inglês para aprimorar o aprendizado?

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui