Aprender Inglês 3 de Dezembro de 2024

Descubra quando e como usar o hífen em inglês com exemplos

Tudo o que você precisa saber sobre o hífen em inglês está neste guia completíssimo! Vem descobrir quando e como usá-lo, com direito a exemplos para facilitar.

Você já reparou que palavras como well-being (bem-estar) e mother-in-law (sogra) têm esse tracinho simpático no meio? Esse é o hífen em inglês, ou, melhor dizendo, o hyphen. Ele é usado para formar compostos adjetivos, unir numerais compostos antes de substantivos, evitar ambiguidades, conectar palavras em compostos temporários e com certos prefixos para clarificar o significado dos termos.

Mas nada de pirar, porque entender o uso do hífen não é nenhum big deal – o famoso problemão. 

Neste guia completão, a Roxinha mostra, de um jeito simples, como, quando e por que usar (ou evitar) esse tracinho. Bora lá?

O que é o hífen?

O hífen é como um ponto de apoio para a escrita em inglês. Ele aparece pra deixar as frases mais claras e organizadas, especialmente quando duas palavras juntas criam uma ideia nova. Para facilitar, pense nele como uma ponte, conectando ideias e garantindo que ninguém se perca no caminho.

Pense em up-to-date. Sem o hífen, você teria up (para cima), to (para) e date (data ou encontro). Separadas, não fazem muito sentido, né?! Mas olha só: com o hífen, a expressão vira algo bem simples, e up-to-date acaba se tornando “atualizado” ou “em dia”. 

Agora, veja o exemplo de long-term: long (longo) e term (prazo) sozinhos parecem só palavras jogadas, mas, com o hífen, elas formam a expressão “de/a longo prazo”. 

Viu só como esse tracinho junta as ideias e cria significados que não existiriam se cada palavra estivesse solta? O próximo passo no seu estudo desse elemento tão importante é pronunciá-lo, pega a dica quente do tópico a seguir para acertar de primeira na pronúncia em inglês!

Como falar hífen em inglês? Pronúncia e aplicações em frases

Pronunciar o hífen em inglês é mais tranquilo do que parece. A palavra que você vai usar pra ele é hyphen (lê-se “ráifen”). 

Esse é o nome oficial desse tracinho que conecta palavras e cria novos significados no inglês e, se você quiser colocá-lo em ação, dá pra usar o termo em frases super úteis no dia a dia. Dá uma olhada nesse exemplo! 

You need to add a hyphen between these words

Você precisa adicionar um hífen entre essas palavras.

Não é algo que pode ser útil em aulas, trabalhos ou até explicando as regras do inglês pra alguém? Outra situação comum é quando bate aquela dúvida sobre usar ou não o recurso. Nesse caso, você pode perguntar algo como o exemplo abaixo.

Should this word have a hyphen?

Essa palavra deve ter um hífen?

Com essa frase no bolso, você já tá preparado(a) para discutir gramática no estilo TopWay: descomplicado e direto ao ponto! 

Por falar nisso, se liga nas regras para usar o famoso tracinho da forma correta agora.

Quando o hífen deve ser usado no inglês?

O hífen deve ser usado no inglês quando é necessário conectar palavras para formar compostos, evitar confusões de significado ou garantir clareza na leitura, por isso, ele aparece em várias situações específicas que ajudam a estruturar melhor a frase. 

Ele é um verdadeiro aliado pra deixar um texto ou ensaio – essay – em inglês bem estruturado, e também vai ser uma mão na roda na hora de escrever uma redação ou mesmo um e-mail no idioma universal, por isso, nada melhor do que dominar os usos mais comuns do hífen, que você vê abaixo!

Para formar adjetivos compostos 

O hífen é muito usado pra conectar palavras que, juntas, funcionam como um único adjetivo em inglês antes de um substantivo. Aqui, ele ajuda a evitar confusões e deixar o significado bem claro.

Dê uma olhada nos exemplos!

She lives in a well-known neighborhood. 

Ela mora em um bairro bem conhecido.

It's a high-quality product. 

É um produto de alta qualidade.

 

Se essas palavras ficassem separadas, a frase poderia ser interpretada de forma errada, e aí, já viu, né?

Para criar numerais compostos

Quando os números aparecem como parte de uma descrição, o hífen entra pra conectar as ideias. Isso acontece principalmente quando se fala de idades ou medidas.

Olha só como fica na prática!

He has a three-year-old son. 

Ele tem um filho de três anos.

We need a six-foot-long table. 

Precisamos de uma mesa de seis pés de comprimento.

Atenção: perceba que o recurso só é usado quando o número está antes do substantivo. Se ele viesse depois, como em His son is three years old (o filho dele tem três anos), não teria hífen!

Para criar palavras compostas “temporárias”

Às vezes, o hífen também aparece em expressões novas que ainda não viraram uma palavra só. Com o tempo, algumas dessas palavras compostas podem perder o elemento, mas, enquanto isso, ele está lá pra manter tudo organizado.

This is a decision-making process. 

Este é um processo de tomada de decisão.

The editor-in-chief approved the article. 

O editor-chefe aprovou o artigo.

Enquanto essas expressões não se estabelecem completamente na língua, o traço é a ferramenta que mantém tudo claro e no lugar. É tipo aquele colega que organiza o grupo até o projeto final!

Para identificar prefixos em palavras específicas

Alguns prefixos pedem hífen pra evitar confusão ou pra deixar a palavra mais clara. Isso acontece com prefixos como re-, ex- ou quando a palavra seguinte começa com a mesma letra que o prefixo termina.

Veja só!

I need to re-read this book.

Preciso reler este livro.

He's the ex-president of the company. 

Ele é o ex-presidente da empresa.

This is a semi-independent project. 

Este é um projeto semi-independente.

Esses usos são os mais comuns, mas o segredo é sempre pensar no contexto. Com prática, usar o hyphen vai ser tão natural quanto escrever as palavras sem ele!

Para utilizar verbos compostos

Verbos compostos são ações formadas por mais de uma palavra, que trabalham juntas para criar um novo significado. Geralmente, essas palavras incluem um verbo principal e outra palavra, como um prefixo ou uma partícula, que modifica ou complementa o sentido do verbo, a exemplo de self-, up-, out-, ou in-, e essas palavras levam hífen para destacar que estão conectadas e formam um único significado. 

She attends workshops regularly to self-improve and stay ahead in her career.

Ela participa regularmente de workshops para melhorar a si mesma e se manter à frente na carreira.

The waiter tried to up-sell by recommending a more expensive bottle of wine.

O garçom tentou promover uma venda adicional sugerindo uma garrafa de vinho mais cara.

Aqui vai uma dica de ouro: salve a lista dos prefixos em inglês nesse outro conteúdo da Roxinha e já coloca um asterisco aí para lembrar que eles podem acompanhar o famoso tracinho em algumas situações!

Para preceder iniciais maiúsculas ou números

No inglês, o recurso também é usado para conectar palavras quando elas precedem iniciais maiúsculas ou números, ajudando a manter a organização do texto. Essa regra evita confusões visuais e garante que o leitor compreenda que as palavras estão relacionadas.

The company's travel policies were much more flexible pre-COVID.

As políticas de viagem da empresa eram muito mais flexíveis antes da COVID-19.

This building is a classic example of mid-20th century architecture.

Este edifício é um exemplo clássico da arquitetura do meio do século 20.

Agora, para não ficar na dúvida sobre quando usá-lo, o que acha de conhecer os casos mais comuns e os exemplos práticos em uma tabela resumida?

Usos do hífen em inglês
Regra Explicação Exemplo
Compostos adjetivos É usado quando duas palavras formam um único adjetivo antes de um substantivo She is a well-known actress.
Ela é uma atriz bem conhecida.
Numerais compostos Também aparece quando numerais compostos estão antes de um substantivo It's a ten-year-old car.
É um carro de dez anos.
Com palavras compostas “temporárias” Expressões novas que ainda não se tornaram uma palavra só geralmente levam hífen no meio I need a user-friendly interface.
Eu preciso de uma interface fácil de usar.
Prefixos seguidos de palavras começando com maiúsculas ou números Quando um prefixo é seguido por uma palavra começando com maiúscula ou número, o recurso é bem-vindo She's a pre-Columbian historian.
Ela é uma historiadora pré-colombiana.
Verbos com prefixos  Alguns verbos compostos, especialmente com partículas como "self", "up", "out", "in", exigem o uso do hífen para mostrar que as palavras estão conectadas formando um único verbo She decided to self-publish her novel.
Ela decidiu autopublicar seu romance.
Prefixos que exigem hífen Alguns prefixos exigem o uso do recurso, especialmente quando a palavra seguinte começa com maiúscula ou "h", ou quando o prefixo termina com a mesma letra que a palavra seguinte começa. Nesse caso, o traço entra em cena para evitar duplicação He is my ex-husband.
Ele é meu ex-marido. He is a non-native speaker.
Ele é um falante não nativo.

Não é um bicho de sete cabeças, né? Aqui embaixo, você ainda confere mais alguns exemplos práticos de uso!

Como usar o hífen em inglês?

O truque para usar o hífen em inglês é sempre pensar em clareza e evitar confusão. Dá uma olhada em como fazer isso com praticidade, sem mistério!

Com palavras compostas

Quando você tem duas ou mais palavras que formam um único significado, o hífen vai ajudar a juntar tudo isso de forma clara. 

Olha só!

Mother-in-law (Sogra)

Well-known (Bem conhecido)

Self-esteem (Autoestima)

High-tech (Tecnologia avançada)

Full-time (Tempo integral)

Aqui, o recurso une as palavras e cria uma que não existia sozinha. Simples assim.

Com prefixos

Ele também é usado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a palavra ou para evitar confusão no significado, como acontece nos exemplos abaixo.

Re-enter (Reentrar)

Co-op (Cooperativa)

Ex-president (Ex-presidente)

Pre-existing (Pré-existente)

All-inclusive (Tudo incluso)

Nesses exemplos, o hyphen evita que as palavras se embaralhem e garante que o leitor entenda exatamente o que você quer dizer.

Entre números compostos

Quando se fala em números de 21 a 99, a dica é usar o hífen para unir as duas partes. Veja como fica!

Twenty-one (Vinte e um)

Thirty-three (Trinta e três)

Forty-nine (Quarenta e nove)

Sixty-seven (Sessenta e sete)

Eighty-two (Oitenta e dois)

Sem chance de confusão!

Em intervalos de tempo

Por fim, quando você quiser indicar um horário ou período, também pode usar o recurso para separar os intervalos.

9:00 a.m. - 5:00 p.m. (das 9h às 17h)

10:30 a.m. - 3:00 p.m. (das 10h30 às 15h)

7:00 p.m. - 11:00 p.m. (das 19h às 23h)

8:00 a.m. - 12:00 p.m. (das 8h ao meio-dia)

Lista de quando e como usar dominada, só falta ver mesmo quando você não deve usar o recurso!

Quando não devemos usar hífen em inglês?

Nem sempre o hífen é bem-vindo nas palavras do idioma do Tio Sam! Existem situações em que ele é totalmente desnecessário – e até errado, como é o caso de termos que uma vez foram compostos, mas não são mais, e de advérbios terminados com o sufixo -ly.

De olho na lista!

Quando palavras compostas já viraram uma só

Algumas combinações de palavras que antes tinham hífen agora são escritas juntas, sem ele. Isso acontece porque, com o tempo, essas palavras se consolidaram como uma unidade. 

Foi o que aconteceu com os exemplos abaixo!

Notebook (Caderno) – antigamente escrito como note-book.

Email (E-mail) – o hífen caiu aqui faz tempo, e só continua sendo regra no português mesmo!

Website (Site) – já foi web-site, mas, agora, ficou mais simples.

Em resumo, antes de colocar um hífen em uma expressão composta, é sempre bom conferir se a palavra já não se uniu de vez.

Com advérbios terminados em -ly

Quando você usa um advérbio em inglês terminado em -ly seguido de um adjetivo, o hífen não tem vez! Esse combo já é considerado claro o suficiente sem ele, como mostram as expressões abaixo.

Highly recommended (Altamente recomendado)

Beautifully written (Belamente escrito

Clearly visible (Claramente visível)

Aqui, a regra é simples: viu um advérbio com -ly? Bye, bye para o hífen!

Com palavras compostas permanentes, mas separadas

Existem algumas palavras compostas que simplesmente não usam hífen, porque já são escritas separadas por padrão. Então, vale ficar atento(a)!

Anote algumas já de antemão.

Living room (Sala de estar)

High school (Ensino médio)

Ice cream (Sorvete)

Deu pra entender que essas expressões mantêm suas palavras separadas, mesmo sendo uma ideia única, né?

Quando o contexto já deixa claro o significado

Se a frase já é clara sem o recurso, ele não é necessário. Na verdade, nesse caso, colocar um hífen pode até confundir!

Dá uma olhada aqui pra entender melhor.

The small business owner (O dono de um pequeno negócio) – sem hífen, porque o contexto já deixa claro que o negócio é small, e não o dono.

A free flowing river (Um rio que flui livremente) – a mesma coisa aqui!.

“Ah, mas como eu vou saber quando usar e quando não usar o hífen?”. A resposta é simples: a ideia é sempre focar na clareza. Se o hífen não ajuda, melhor não usar!

Antes de você sair para explorar outros artigos aqui, no blog para aprender inglês da TopWay, não deixe de anotar alguns exemplos de adjetivos mais comuns que levam o recurso que foi tema deste conteúdo.

20 exemplos de adjetivos com hífen em inglês

Os adjetivos com hífen são supercomuns em inglês, especialmente quando a gente quer descrever alguma coisa com mais detalhes ou juntar duas ideias em uma. No geral, eles deixam as frases mais dinâmicas e ajudam a organizar o sentido do que queremos dizer.

Quer ver só? Só dar um check aqui na tabela!

Adjetivos com hífen
Em inglês Em português
1. Well-known Bem conhecido
2. Open-minded Mente aberta
3. High-quality Alta qualidade
4. Part-time Meio período
5. Full-time Tempo integral
6. Self-centered Egocêntrico
7. User-friendly Fácil de usar
8. High-risk Alto risco
9. Low-cost Baixo custo
10. State-of-the-art De última geração
11. Good-looking Bonito (ou atraente)
12. Tight-lipped Reservado (pouco comunicativo)
13. Cold-hearted Insensível (coração frio)
14. Quick-witted Perspicaz
15. Well-dressed Bem vestido
16. Hands-on Prático
17. Well-written Bem escrito
18. High-powered Poderoso ou de alto desempenho
19. Long-term Longo prazo
20. Short-term Curto prazo

Agora que você já sabe como usar (e como não usar) o hífen em inglês, já pode se considerar um passo à frente pra deixar sua escrita mais confiante e estilosa, mas, se quiser dominar não só o traço, como todos os outros detalhes que fazem o inglês fluir com naturalidade, você pode apostar em curso imersivo, onde você vai aprender tudo isso e muito mais em 18 meses, sem enrolação!

Dê uma chance e se jogue de vez no mundo do inglês. See you soon!

Artigos relacionados

Avatar

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui