Aprender Inglês 14 de Fevereiro de 2025

Level up no inglês: aprenda se divertindo com a gamificação

Quer aprender inglês jogando? A gamificação leva seus estudos para o próximo nível! Vem descobrir com a Roxinha como aplicar essa técnica no seu dia a dia.

A gamificação é um recurso super motivador para aprender inglês! Ela usa rankings, níveis, pontuações, cenários e vários elementos de jogos em atividades reais para ajudar você a praticar o idioma, contribuindo com a sua jornada épica de aprendizado.

E é tendência, viu? A revista Exame revelou que a gamificação foi uma das técnicas “queridinhas” na educação em 2024. Zero surpresas: ela é perfeita para melhorar seu vocabulário, ensinar gramática de uma forma mais dinâmica e divertida e muito mais, fazendo com que você aprenda de um jeito totalmente novo e empolgante.

Já testou essa técnica? Vem que a Roxinha vai ajudar você a conquistar o level 1 nesse tema e ensinar como tornar seu estudo diário mais divertido.

Como funciona a gamificação no aprendizado de idiomas?

De acordo com um dossiê produzido por especialistas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 2020, a gamificação no aprendizado de idiomas precisa conectar os conteúdos com desafios e missões que fazem o estudante mergulhar e se envolver nos assuntos, absorvendo-os de um jeito natural.

Como resultado, a técnica auxilia na promoção de diálogo, participação, criatividade e autonomia com foco na resolução de problemas dentro e fora das salas de aula.

Por exemplo, você já jogou Mario Kart? Imagine você e seus amigos competindo, subindo no ranking, ganhando prêmios por chegar em primeiro lugar no pódio e explorando cenários diferentes a cada corrida. Legal, né?

É exatamente isso que a gamificação faz! E faz tão bem que pode transformar uma lista simples de assuntos para estudar em um super campeonato envolvendo rankings, missões – as famosas quests – diárias e afins.

Agora, se a sua vibe é mais gaming mesmo, também dá para usar os jogos para aprender inglês!

Como os jogos auxiliam no aprendizado de inglês?

Videogames, jogos de tabuleiro e atividades gamificadas combinam elementos visuais com palavras novas e oferecem desafios únicos que incentivam a compreensão de um contexto de um jeito super interativo!

Em 2011, Zichermann e Cunningham, dois pesquisadores da área educacional, publicaram um estudo que explica três pilares que fazem os jogos fisgar a atenção e guiar os comportamentos dos jogadores – e alunos:

  1. Mecânicas: todo game possui elementos que fazem o jogo funcionar e ditam o que você precisa saber sobre a dinâmica.
  2. Dinâmicas: são as características que mostram como você, o jogador, interage ao conhecer as mecânicas que o jogo entrega. Basicamente, é a estratégia que nasce das regras!
  3. Estéticas: aqui entram as emoções, que correspondem a tudo aquilo que mexe com seus sentimentos durante um jogo, como a alegria por vencer ou a tristeza da derrota. É nesse ponto que acontece a conexão você + jogo.

Quer um exemplo prático de gamificação no aprendizado? Imagine jogar Animal Crossing, um jogo de simulação super fofo, e adicionar como idioma principal o inglês: o próprio game lhe proporciona imagens de elementos no cenário que você consegue associar com palavras de nível básico.

Por exemplo, ao plantar uma maçã, você visualiza uma imagem, e a associa ao termo que aparece na tela ao interagir com o item, nesse caso, “apple”.

No mesmo cenário, você é frequentemente desafiado(a), e deve realizar ações específicas diárias na sua fazenda. As instruções, nesse caso, são fornecidas em frases em inglês de nível intermediário. Já se você estiver em um nível mais avançado, pode jogar online com pessoas do mundo inteiro, melhorando sua conversação.

Para quem está jogando, tudo isso é parte da mecânica. Mas, do ponto de vista do aprendizado, você está aumentando o vocabulário, melhorando a sua interpretação e treinando suas habilidades essenciais.

E não é só esse game que serve para aprender inglês não, viu?

Quais jogos são bons para aprender inglês?

The Sims, Minecraft, Life Is Strange e The Last Of Us são bons exemplos de videogames, enquanto quebra-cabeças e jogos de tabuleiro como Wordle ou Scrabble são ótimos para treinar vocabulário e ortografia fora das telinhas.

Todos eles acabam expondo você a frases e vocabulários variados, dependendo do objetivo de cada um.

Esse tipo de abordagem, aliás, é muito discutido por grandes referências educacionais, como o psicólogo especialista em aprendizagem Jean Piaget, que defendia o aprendizado através da interação com o ambiente, que, nesse caso, seria o cenário explorado na opção escolhida.

Em jogos digitais, é um pouco mais fácil visualizar esse tipo de situação, mas as atividades gamificadas usam do mesmo mecanismo, e não ficam para trás: quando você usa ranking, pontos, níveis, cenários e prêmios em atividades de aprendizagem, tudo fica mais envolvente e produtivo.

E mais! Elas ativam características como competitividade e cooperação, o que aumenta o senso de realização e faz você querer continuar jogando (ou melhor, aprendendo!).

8 maiores benefícios da gamificação no ensino de inglês

  1. Fácil fixação: com desafios e missões, você memoriza palavras e regras gramaticais sem nem notar, de um jeito super divertido!
  2. Prática que vale XP: chega de decorar! Com práticas interativas, você realmente usa o idioma! Seja falando, escrevendo ou resolvendo enigmas como um verdadeiro Sherlock Holmes, aprender vira uma experiência cheia de ação.
  3. Você como protagonista: que tal ser o player número 1 da sua jornada? Algumas atividades colocam você no controle total do seu aprendizado, e você mesmo(a) decide como enfrentar os desafios e testar suas habilidades enquanto resolve problemas no seu próprio ritmo.
  4. Motivação no modo turbo: sim, é quase um feat perfeito = você + aprendizagem! Afinal, quem não gosta de subir de nível, ganhar recompensas e desbloquear conquistas? Tudo isso faz você querer continuar aprendendo sem perder o pique.
  5. Feedback imediato: errar faz parte do progresso. Aqui, não existe game over, e sim um grande botão de “tentar novamente”. Com a gamificação, você sabe onde errou e como melhorar na hora. Dessa forma, você pode corrigir rápido e seguir aprendendo com confiança.
  6. Dá para aprender com a galera: jogar junto é muito mais legal, né? A colaboração nesse tipo de atividade é ótima para praticar inglês com a turma (e olha que pode até ser por call!). Treine sua comunicação, troque ideias e evolua habilidades com seus melhores amigos!
  7. Diversão garantida: aprender jogando é mais leve e muito menos estressante, afinal, a retenção do conteúdo se torna muito mais natural e significativa.
  8. Habilidades para a vida toda: enquanto você aprende a língua mais falada do mundo, vai desbloqueando skills incríveis, como empatia, resiliência, pensamento estratégico e pensamento crítico – e o melhor: essas habilidades vão acompanhar você em qualquer missão da vida!

Legal, né? Então, bora ver como aplicar isso na prática!

Melhores estratégias de gamificação para aprender inglês

Quizzes

Que tal testar seu inglês de um jeito super divertido? Criar quizzes para revisar vocabulário e gramática como quem joga um game é uma ótima opção para se divertir sozinho(a) ou com a galera!

Muitos aplicativos, inclusive, já oferecem as sabatinas prontas e ajustadas aos conteúdos que você quer treinar. Que tal uma revisão super interativa do simple past ou um teste do seu conhecimento sobre os dificílimos phrasal verbs?

É só escolher o tema e começar! O Kahoot, por exemplo, já oferece vários quizzes prontos para você dar o play.

Ou então, se preferir algo mais “olho no olho”, chame os amigos e sugira que cada um crie uma pergunta para o grupo. Cada acerto vale pontos, e a cada nível a dificuldade vai aumentando. Quem será o mestre do vocabulário? Além de divertido, vocês aprendem juntos!

Role-playing game (RPG)

Se você já assistiu Stranger Things, deve lembrar que o grupo de amigos Mike, Will, Lucas e Dustin era viciado em interpretar papéis enquanto jogava, né? Na série, eles mergulham em aventuras de Dungeons & Dragons, um RPG clássico que voltou com tudo nos últimos tempos.

Aliás, é super possível aprender inglês com jogos de RPG! Isso porque esse tipo de atividade faz com que você crie seu personagem e entre em missões nas quais é preciso interagir, resolver problemas e até salvar o mundo – melhor ainda se você conseguir fazer isso usando todo o seu English!

Na internet, você encontra diversas aventuras para embarcar nessa jornada tanto individuais como coletivas. Aqui, a comunicação e criatividade são as armas secretas. Roll the dice!

Simulações

Que tal transformar o seu aprendizado em uma experiência prática? Você pode fazer isso através de jogos de simulação – como o The Sims – ou mesmo praticando situações reais na frente do espelho. Experimente fazer check-in em hotéis, praticar small talk, pedir comida ou até participar de entrevistas de empregos, tudo de mentirinha.

A ideia, aqui, é treinar o inglês vivendo momentos que você pode encarar no mundo real!

Agora, se você curte séries, que tal se imaginar como um integrante do elenco? Já pensou em ser o sétimo amigo em Friends e criar diálogos para uma conversa em cafeteria? Simule um diálogo com os personagens ou invente um desfecho diferente para um episódio: tudo vale na hora de praticar.

E, se precisar de uma ajudinha extra, existem sites que oferecem simulações interativas para você mergulhar ainda mais nesse treino. O I Miss My Cafe, por exemplo, simula um ambiente de cafeteria com barista falando o tempo todo, para você treinar seu listening – e até o speaking se você quiser responder!

Jogos de vocabulário

Sabe aquelas revistinhas de palavras cruzadas que a gente leva para a casa de praia? Pois é, você pode usar essas atividades para treinar o idioma – e olha, nem precisa de revista, viu? Existem várias plataformas com esse tipo de exercício prontinho para você aproveitar!

Você também pode experimentar clássicos como jogo da forca (hangman), caça-palavras e até mesmo bingo! Só precisa adaptar o tema ao que está aprendendo no momento, como “gírias em inglês” ou “nomes de cosméticos”.

A ideia é praticar sem pressão, de forma leve e descontraída. Dá até pra criar seu próprio jogo, e, se você quiser, brincar com amigos. Aqui vai uma ideia: invente uma disputa pra ver quem forma mais frases com palavras aleatórias, quem ganhar em cada rodada acumula pontos!

Escape rooms e expedições

Imagine estar preso(a) em uma sala e só conseguir sair resolvendo enigmas? Agora, imagine se esses enigmas estiverem todos em inglês: é como entrar em uma missão secreta e ainda treinar leitura, lógica e vocabulário. Você se sente a própria Anya de Spy x Family!

Um escape room é tipo um jogo da vida real onde você e sua galera ficam presos em uma sala temática e precisam resolver enigmas, decifrar códigos e encontrar pistas para escapar antes do tempo acabar (geralmente 60 minutos). Pode ser uma prisão, um laboratório secreto, uma casa mal-assombrada… o tema varia, mas a adrenalina é garantida.

Esse tipo de game pode explorar o universo de séries e filmes – existem até escape rooms do universo Harry Potter!

Outra opção é você criar sua própria escape room! Esse tipo de atividade é super legal para fazer com amigos. Monte times e veja quem desvenda os enigmas primeiro (tem várias experiências online prontas para jogar, viu?). Essa é uma opção divertida para treinar a cooperação, a comunicação e a resolução de problemas.

Desafios de pronúncia

Pronunciar as palavras em inglês do jeito certo é um desafio, mas você pode transformar isso em um game! Escolha aquela música da Sabrina Carpenter que está super em alta ou de qualquer outro artista que você ama e tente acompanhar o ritmo com a pronúncia perfeita com a ajuda de técnicas como o shadowing.

Se quiser subir de nível, grave sua performance usando um áudio de karaokê do YouTube e, depois, compare com a versão original. Melhor ainda se você puder reunir um time de amigos para serem jurados, quase como um The Voice de brincadeirinha: cada performance ganha uma pontuação, e sua meta é sempre chegar na fase dos duelos.

Cantar não é muito o seu forte? Volte ao universo das séries! Escolha sua cena favorita e tente repetir as falas dos personagens prestando atenção na pronúncia. Cada frase bem executada vale 1 ponto.

Aplicativos educativos

Existe um montão de aplicativos gamificados para você melhorar suas skills. Com eles, você transforma o aprendizado em uma experiência dinâmica e interativa.

Esses apps têm níveis, conquistas e desafios diários para manter sua vontade de aprender inglês. E o mais legal? Você tem tudo personalizado! Seu foco é a gramática? Tem muito conteúdo esperando por você sobre isso, e as tarefas podem ser feitas até no busão.

Se quiser uma experiência colaborativa, procure apps ou jogos com comunidades onde você consegue trocar ideias com outros estudantes ou até com nativos. Muitos deles têm rankings globais para você competir e mostrar que está dominando o idioma!

Inclusive, os melhores cursos de inglês oferecem materiais e apps que já incluem a gamificação no seu dia a dia, sabia?

Técnicas de gamificação em cursos de inglês: level up no seu English

Alguns cursos imersivos de inglês estão mudando o jogo, literalmente! Ao usar técnicas de gamificação para engajar os alunos e mantê-los conectados com o idioma, eles revolucionam a forma de ensinar, mesmo fora da sala de aula.

Sabe as estratégias listadas até aqui? Em uma escola que aposta na gamificação, você não precisa se preocupar em criar ou organizar nada. Eles já fazem isso pra você! Seu papel? Entrar no jogo e aproveitar cada desafio como protagonista.

Aqui vai um resumo das técnicas mais comuns em cursos para você ficar de olho na hora de escolher o seu.

  • Alguns cursos oferecem mapas de progresso individuais e personalizados, onde você avança no seu ritmo, desbloqueia conteúdos novos e conquista recompensas à medida que completa missões e desafios.
  • Muitos usam aplicativos ou plataformas com recursos gamificados, como quizzes interativos, rankings e premiações. E o melhor: você sempre pode tirar dúvidas com os professores durante as aulas!
  • Para deixar tudo mais emocionante, algumas escolas apostam em atividades especiais e eventos periódicos, como viagens de imersões culturais e até escape rooms temáticos.
  • Ao participar das aulas coletivas, você pode aproveitar ainda mais as técnicas de gamificação em grupo. Competir, colaborar ou até simular cenários reais com colegas faz o estudo ficar mais dinâmico.

Então, bora gamificar e transformar o aprendizado de inglês em uma missão cheia de conquistas e XP? Procure um curso renomado no mercado que invista nessa abordagem e comece a aprender enquanto se diverte: assim, você desbloqueia um novo nível na sua fluência!

Artigos relacionados

Avatar

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui