Business 23 de Janeiro de 2020

Franquia é um bom negócio?

Entenda se abrir uma franquia é ou não um bom negócio

As franquias têm representado um bom sistema de expansão empresarial e têm sido uma boa forma de adquirir benefícios ao investir em uma empresa já consolidada. Além disso, o setor de franquias tem tido um crescimento de faturamento ano após ano, com um grande destaque no meio empresarial, conforme relatórios da Associação Brasileira de Franchising. Mas, será que o sistema de franquias é realmente um bom negócio? 

Bom, a resposta é: depende. Isso mesmo. Depende porque, como tudo na vida, cada franquia é única, com seu próprio modo de operação, contrato, direitos autorais, entre outros aspectos. Por isso, é preciso analisar se vale a pena investir em uma franquia ou se arriscar em um voo solo abrindo uma nova empresa.  

Como saber se a franquia é um bom negócio para você? 

Para saber se uma franquia é um bom negócio para você, é preciso analisar seu perfil como empreendedor, seu poder de investimento e seu tempo e capacidade para administrar um negócio. Confira alguns pontos importantes para levar em consideração no momento dessa análise: 

Ter um bom capital inicial 

Ter capital suficiente para arcar com as despesas do investimento inicial e as taxas mensais a serem pagas para a franqueadora é determinante para o bom funcionamento de uma franquia. Ter capacidade para esse tipo de investimento é o primeiro passo para saber se a franquia é um bom negócio para você.  

Ter tempo disponível 

Outro ponto importante para definir se a franquia é um bom negócio, é saber se o tempo que você tem é suficiente para administrar seu novo negócio. É preciso que você saiba que administrar uma franquia exige tempo, principalmente porque o lucro substancial demora a vir no começo e você precisa estar sempre disponível para eventuais acontecimentos. 

Ter uma identificação com o segmento 

Outro ponto a analisar é se você tem identificação com o segmento da franquia. Isso porque você precisa gostar da área onde irá trabalhar todos os dias. Então, se você não gosta do tipo de produto vendido ou serviço prestado pela franqueado, não conseguirá vender “seu peixe” e não irá se dar bem nas operações da empresa. Você precisa se ver naquela operação nos próximos anos de sua vida e se sentir bem com isso. 

Ter suporte da franqueadora na implantação e operação da franquia 

Você também precisa verificar se o franqueado/franqueadora entrega aquilo que promete. Por ser novo na área, você precisa receber todo o suporte no processo de implantação e administração da franquia. Ao longo do tempo, você conseguirá lidar com decisões importantes sozinho, mas no início é preciso ter um bom suporte. Então, antes de decidir se a franquia é um bom negócio, se certifique de que a franqueadora oferece todo o suporte necessário para a segurança de seu negócio. 

A franquia tem uma boa margem de lucro 

Se informe sobre a margem de lucro que sua franquia pode alcançar. É preciso que você saiba o quanto pode lucrar com a franquia para saber se o valor é suficiente para manter o padrão de vida que deseja e evitar decepções com expectativas que não podem ser alcançadas. Também é preciso que você tenha noção dos lucros que outras franquias têm para não imaginar lucros irreais e nunca encontrar o que procura em uma franquia. 

Bom retorno de investimento  

Além da noção da rentabilidade da franquia, você precisa comparar o retorno do investimento total com a aplicação do mercado financeiro. É bom que você tenha um retorno duas ou duas vezes e meia maior do que o valor investido. Isso é fundamental para saber se  o negócio vale ou não a pena do ponto de vista financeiro. Geralmente as franqueadoras costumam apresentar esses dados para ajudar o candidato a tomar sua decisão. 

Franquia nova ou já consolidada 

Também é preciso levar em consideração se a franquia é nova ou trata-se de uma rede já consolidada. Isso porque em uma nova operação, os riscos são infinitamentes maiores e o franqueador não pode lhe oferecer toda experiência necessária para que você realize boas operações em sua franquia. Quando o franqueador têm experiência e oferece um modelo de negócios testado e consolidado, as chances de tudo dar certo é muito maior. 

Analisando bem cada ponto que destacamos aqui, as chances de você saber se investir em uma franquia é um bom negócio aumentam muito. Sendo assim, analise cada ponto e só tome uma decisão depois de ter 100% de certeza. 

Se quiser conferir outros conteúdos sobre empreendedorismo e franquias, você pode acessar a editoria ‘Empreendedorismo’ do blog da TopWay English School. Fique a vontade e até a próxima! 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui