News 14 de Junho de 2021

Entenda como funciona a imersão cultural da TopWay

A imersão é a melhor maneira para se aprender inglês. Mas qual a "magia" por trás dessa metodologia?

Você certamente deve conhecer alguém que fez anos de curso de inglês, mas que, no fim das contas, não consegue se comunicar com falantes nativos. E, detalhe: não estamos falando aqui de timidez.

Foi partindo desse problema que a TopWay English School foi fundada em 2004. Com o objetivo de entregar resultados, a escola desenvolveu uma metodologia própria para o ensino de inglês. Em poucas palavras, essa metodologia é altamente comunicativa, dinâmica, tecnológica e é claro, imersiva.

Mas como exatamente isso é capaz de tornar o processo de aprendizagem mais efetivo? Como isso pode fazer com que eu aprenda inglês em apenas 18 meses? Qual a magia por trás?

Esses são questionamentos que você provavelmente deve se fazer e hoje estamos aqui para responder para você.
 

Como você aprendeu a falar português?


Talvez você esteja pensando "eu vim atrás de respostas e encontrei mais perguntas?" Calma, o objetivo aqui é fazer você refletir um pouquinho antes. Então vamos lá!

Quando você ainda era um bebê, seus familiares constantemente tentavam se comunicar com você. Vamos supor que a sua mãe queria muito que você dissesse "mamãe" como primeira palavra. E, para isso, ela repetia diversas vezes na sua frente: "diz 'mamãe', 'mamãe'".

Com o tempo (e a persistência da sua mãe), você finalmente conseguiu dizer "mamãe". No meio do caminho, você deve ter feito várias "saladas de frutas" com os sons, mas eventualmente acabou saindo o bendito "mamãe".

Isso só foi possível porque o seu ouvido era capaz de captar os sons que estavam ao seu redor, além do próprio estímulo e da exposição à língua feitos pela sua mãe. Não é atoa que você não parou em "mamãe" e começou a aprender outras palavras com o passar do tempo.

Sempre tem aquelas crianças que escutam um palavrão uma única vez na vida e ficam repetindo depois, né? Aquela preocupação que várias famílias têm em não falar esse tipo de palavra perto da criança é totalmente justificável. Você vai ouvir, vai aprender e vai reproduzir.

Enfim, passado alguns anos, você sentou na cadeira da escola pela primeira vez. Lá, com a ajuda de professores, você conseguiu formalizar o seu conhecimento por cerca de 12 anos distribuídos entre Ensino Fundamental e Médio. Só aí que você foi estudar gramática, analisar estruturas e coisas do tipo. Certo?

Então, por que para aprender inglês você tem que começar pelo fim do processo?
 

E, então, como funciona a imersão?


Aqui na TopWay, nós partimos do mesmo princípio de como as pessoas aprendem a língua materna delas. Claro, talvez você esteja pensando "mas eu levei anos para aprender a falar, como vou aprender em só 18 meses?".

Isso não vai acontecer ao aprender inglês pelo simples fato de que você agora já tem uma língua estruturada na sua cabeça (e uma maturidade muito maior do que quando era criança). Você já deve ter ouvido falar que, depois de aprender uma língua, fica mais fácil de aprender uma segunda. Pois então, você já é fluente em português, né?

Então, a metodologia imersiva da TopWay se baseia em simular a mesma forma com que você aprendeu a sua língua materna. Se você quiser saber um pouquinho mais sobre como aprender dessa maneira, confira esse outro conteúdo do blog aqui que explicamos direitinho.

Isso não é muito diferente das pessoas que fazem intercâmbio, por exemplo. A diferença aqui é que você não precisa se deslocar para um país falante de inglês para aprender a língua. Nós trazemos a experiência até você.

Para isso, alguns pontos são importantes. Primeiro, o nosso ambiente é totalmente imersivo. Da recepção à sala de aula. Você encontra estímulos em inglês para todos os lados nas nossas escolas. Se você estivesse no meio de Londres tentando aprender inglês, a situação seria exatamente a mesma, né?

Segundo ponto: as aulas são inteiramente em inglês. Dessa forma, você se mantém em contato com a língua e sempre praticando. Esses são elementos muito importantes para se adquirir uma língua (se você ainda não sabe a importância de praticar, entenda melhor aqui). De novo: se você estivesse no meio de Nova Iorque tentando comprar um hambúrguer, a coisa não ia ser muito diferente, né?

Por fim, terceiro ponto: a tradução é completamente banida. A sua língua materna influencia de forma positiva no seu aprendizado, já que, graças a ela, você já sabe outro idioma. Mas nem tudo são flores e ela também é capaz de influenciar negativamente o seu processo de aquisição. E isso acontece principalmente através da tradução.

Nós já explicamos antes por que traduzir não é a melhor forma de aprender. Você pode conferir esse conteúdo aqui. E, para você evitar a tradução, é importante que você aprenda a pensar em inglês.

Todos esses pontos também vão te ajudar a desenvolver estratégias quando não souber ou tiver esquecido uma palavra, por exemplo. Talvez você use mímica, gestos e expressões faciais, ou prefira explicar o significado da palavra. Você de alguma forma vai conseguir se comunicar.

Ao conversar com um nativo, você não pode simplesmente dizer uma palavra em português no meio da frase em inglês e pedir para ele traduzir para você, né?


Claro, além do ambiente imersivo, sempre estamos incentivando o contato com a língua através de eventos. O nosso evento principal é a Imersão, que você pode saber mais em outro conteúdo do blog. Mas a coisa não para por aí, não, viu? Nós também temos vários outros eventos mensais, que você pode conferir aqui.

E aí? Ficou um pouco mais claro como funciona a imersão aqui na TopWay? Se você ainda tiver alguma dúvida, pode entrar em contato conosco pelas nossas redes sociais ou procure a roxinha mais perto de você.

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui