Business 30 de Julho de 2020

Empreendedorismo: Tudo sobre Startups

Saiba mais sobre o modelo empresarial que invadiu o mercado

Nos últimos anos, um novo tema passou a ser recorrente no universo dos negócios e do empreendedorismo: as famosas Startups. Segundo a Abstartups (Associação Brasileira de Startups), o número de Startups no Brasil cresceu 20 vezes nos últimos oito anos, contabilizando 12.700 iniciativas no início de 2020. 

E, pensando nesse número, nós produzimos este conteúdo especialmente para esclarecer algumas características sobre esse modelo de negócio tão recorrente e importante para o mercado. Continue com a gente e saiba tudo sobre as famosas startups. 

O que é uma Startup? É uma empresa? Um projeto? 

Bom, Startup é um termo na língua inglesa sem uma tradução literal para o português e que, no mundo dos negócios, é usada para se referir a uma empresa “emergente”, que cresce rapidamente com um grande potencial de lucratividade. 

Uma startup também pode ser definida um grupo de pessoas que se unem com o objetivo de desenvolver um modelo de negócios repetível e escalável, em um cenário extremamente novo e experimental. 

Além disso, existem algumas características que envolvem o conceito de uma Startup 


- Inovação

Uma Startup costuma ser desenvolvida a partir da vontade de inovar, que por sua vez surge do entendimento de que o mercado precisa de algo diferente, buscando uma vantagem competitiva. Essa inovação pode ser em relação a um produto, serviço ou um modelo de negócios 100% novo. 

- Flexibilidade 

Uma Startup também precisa ser flexível e ter a capacidade de se adaptar rapidamente de acordo com as necessidades do mercado. Com isso, as startups costumam ter equipes reduzidas e autônomas, que permitem mudanças e adaptações rápidas. 

- Modelo de negócios replicável 

Além disso, o modelo de negócios de uma startup deve ser capaz de entregar seu produto ou serviço em grande escala, e deve ser replicável de maneira “simples”. O modelo de negócios também deve atingir rapidamente um número grande de clientes com um baixo custo de investimento, o que torna a margem de lucro muito mais alta. 

Tipos de Startup

Existem algumas classificações de “tipos” de Startups no mercado, sendo elas: 

- Small Business

São compostas por empreendedores aspirantes com modelos de negócio sem muito interesse de expansão. 

- Scalable Startups

São empresas em pleno funcionamento que precisam de auxílio financeiro ou de investimento para expandir e assim alcançar novos clientes, mais investidores e aumentar sua produção e lucratividade. 


- Lifestyle Startups

Lifestyle Startups costuma ser aquela Startup comandada por empreendedores que amam o que fazem. Sendo assim, além de visar o lucro, eles visam o bem estar próprio e fazem o que fazem por gosto. 

- Buyable Startups

São empresas que surgem a partir de um projeto de alto risco, necessitando de um alto investimento externo para se concretizar. 


- Social Startups

Enquanto os outros tipos de Startups visam o lucro e o crescimento, as Startups sociais partem do objetivo de gerar bens para a sociedade, tornando um determinado local um lugar melhor para se viver. Elas podem ser com ou sem fins lucrativos. 


- Large-company Startups

São grandes empresas em funcionamento que identificam a necessidade de inovar, criar novos modelos de negócio, alterar estruturas e se adaptar para o mercado atual. 


Já pensou em tirar sua ideia do papel? Conte pra gente em qual tipo de startup você e seu projeto se encaixam. Escreva aqui nos comentários. 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui