Séries e Filmes 24 de Abril de 2020

Diferenças entre livros e séries

Conheça algumas diferenças entre livros e séries

Geralmente nós vemos lançamentos de filmes que foram inspirados ou baseados em livros, certo? Mas essas adaptações também acontecem frequentemente com séries e às vezes nem ficamos sabendo das diferenças que existem entre livro e série, né? Pensando nisso, hoje nós separamos algumas diferença entre livros e séries bastante conhecidos. 

Lembrando que, você não só pode aproveitar livros e séries para aprender inglês. A leitura é fundamental para aprender inglês e você só precisa: 

 

a) ler bastante em voz alta para entender melhor o que está lendo; 

b) não tentar traduzir todas as palavras mas sim entender a ideia geral do trecho/frase; 

c) utilizar ferramentas para ouvir os livros com áudio, assim você pode ler enquanto escuta;

d) perder o medo da leitura porque é através dela que encontramos uma das melhores maneiras de aprender um novo idioma e conquistar uma vasto vocabulário da língua inglesa. 

Já, para aprender/estudar inglês com séries você só precisa: 

 

a) escolher uma série que você goste bastante porque; 

b) você precisa prestar bastante atenção nos diálogos e nas pronúncias e se você não curtir muito o conteúdo tudo vai se tornar chato; 

c) (re)assistir os episódios sem legenda quando se sentir confiante; 

d) procurar por palavras e expressões que você não conheça para entender bem o contexto dos diálogos. 

Agora vamos ver algumas diferenças entre livros e séries bastante conhecidos? Confira: 

1) Orange is the New Black 

Talvez você não saiba que a série foi adaptada do livro Orange is the New Black: My Year in a Women's Prison lançado em 2010 por Piper Kerman, onde a autora relata suas experiências durante seu tempo em uma penitenciária de segurança mínima. Mas, como geralmente acontece, a série não segue exatamente o que está nos livros. 

Uma das maiores diferenças está na narrativa, a série mostra o dia a dia dentro de Litchfield e outra que explora o passado das detentas. Já no livro, só existe a narrativa do tempo real, que mostra apenas o que está acontecendo no dia a dia dentro da cadeira. 

Outra diferença está no relacionamento que Piper Kerman (Piper Chapman na série) teve com Nora (Alex na série). No livro, Piper e Nora tiveram uma relação muito breve, diferente do que vimos na série, onde as duas permanecem juntas até o final do seriado. 

2) Game of Thrones 

Game of Thrones, o maior sucesso da televisão mundial dos últimos anos, também é inspirada em fatos narrados em livros. A série é baseada na coleção de livros de fantasia chamada de As Crônicas de Gelo e Fogo, autoria do romancista George R. R. Martin, coleção essa que ainda não teve continuação. E aí, George Martin? Vamo terminar isso aí, né? 

A série que vimos na HBO é bem diferente dos livros, principalmente por focar muito mais nas intrigas e tramas que envolvem o Reino dos Sete Reinos e a batalha inevitável pelo Trono de Ferro (o livro é bem mais abrangente e cobre pontos interessantes do universo que não foram retratados na série). 

Entre essas diferenças, está a profecia do Valonqar. Na quinta temporada da série, vimos Cersei na adolescência conversando com uma vidente, que apresentou à ela duas profecias: que ela seria trocada por uma rainha mais jovem e mais bela que ela e que ela veria todos seus filhos morrerem. Mas, a série deixou de lado uma terceira profecia vista nos livros: a do Valonqar. A profecia dizia que Cersei seria morta por seu irmão mais novo (que poderia ser tanto Tyrion quanto Jaime Lannister). 

Uma outra diferença é que no seriado, Rickon Stark é assassinado pelo monstro Ramsay Bolton na frente de seus irmãos Jon e Sansa. No livro, Rickon não morre. Na verdade, ele está desaparecido com Osha (a mesma selvagem que vimos na série) em Skagos (uma ilha do Norte subjugada a Winterfell). 

3) 13 Reasons Why 

Em 2007, o escritor romancista norte-americano lançou o livro Thirteen Reasons Why, um sucesso de vendas que alcançou inclusive o primeiro lugar no New York Times bestseller em 2011. O livro conta a história de Hannah, uma garota adolescente que cometeu suicídio e deixa fitas contando os treze motivos que a levaram a cometer suicídio. Em 2017, 10 anos depois, a Netflix lançou a série adaptada do livro de mesmo nome 13 Reasons Why. 

Mas, como em todas adaptações, diferenças acontecem. Uma delas é que, enquanto no livro nós conhecemos os personagens apenas através da narração de Hannah, no seriado os personagens ganham uma exploração maior de suas histórias individuais, como é o caso de Justin, Jessica, Alex e o próprio Clay Jensen, que tem uma personalidade diferente na série comparada ao livro. 
 
Além disso, alguns personagens ganharam modificações na adaptação do seriado. Enquanto a Courtney da série é uma jovem com dificuldades de aceitar sua própria sexualidade e Tony têm mais protagonismo na história e é um jovem gay, no livro ambos personagens são heterossexuais. 

4) Dexter 

Com certeza você já ouviu falar da série Dexter, que teve início lá em 2006 e contava a história de um especialista forense que passa o dia solucionando crimes e a noite cometendo assassinatos. Mas talvez você não saiba que o início da série foi inspirada em uma coleção de livros do autor Jeff Lindsay chamada Darkly Dreaming Dexter. 

No livro, acompanhamos basicamente os personagens Dexter, Deborah (sua irmã) e LaGuerta (o tenente da polícia). Já na série, somos apresentados a personagens secundários que ganham mais destaque na televisão como Angel, Masuka e Rita. 

Além disso, no livro, Dexter tem um dom de encantar as pessoas e sabe muito bem como seduzir as mulheres quando precisa. Já na série Dexter é uma pessoa confusa quando precisa lidar com pessoas, principalmente quando se trata de mulheres. 

E aí, o que você achou deste conteúdo? Conhece mais alguma diferença entre livros e séries que não mencionamos aqui? Conta pra gente nos comentários! 

E ahhh, não esqueça de assistir os seriados (ou ler os livros) para aprender inglês, ok? Afinal, o inglês é uma das línguas mais faladas no mundo, e você não pode ficar de fora.
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui