Business 9 de Abril de 2020

Dicas de educação financeira em tempos de coronavírus

Saiba como se organizar financeiramente durante a quarentena causada pela pandemia do novo coronavírus


A Covid-19, nome da doença causada pelo novo coronavírus, têm mudado hábitos e costumes no mundo inteiro, principalmente após a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter decretada a doença como pandemia mundial. 

A principal mudança causada pela doença é, sem dúvida, a quarentena e o isolamento social/domiciliar para evitar a contaminação da doença. Infelizmente, essa medida pode e deverá influenciar o desempenho de muitos negócios e pequenas/médias empresas. 

Isso porque os pequenos negócios precisarão se reinventar e inventar maneiras de não ter grandes prejuízos que virão com a crise econômica que já está assolando não só o país mas o mundo inteiro. Por isso, hoje nós separamos algumas dicas sobre educação financeira que podem ajudar o seu negócio a enfrentar essa pandemia. Confira: 

Faça um bom planejamento financeiro

O principal desafio nesse momento é o planejamento financeiro. O problema é que, infelizmente, muitos empresários e donos de pequenos negócios desconhecem o básico da educação financeira, o que pode ser um desafio ainda maior nesse momento. 

E como fazer um bom planejamento financeiro?

Bom, o primeiro passo, é nunca (e principalmente agora) misturar recursos e despesas pessoais com as despesas da empresa. É necessário organizar todas as despesas, recursos e lucros da empresa e entender o que é pessoal e o que é profissional. Esse é o primeiro passo para enfrentar toda essa crise. 

Faça o levantamento dos salários de seus Colaboradores 

Analise toda a situação financeira de sua empresa, inclusive, faça um levantamento dos valores que devem ser destinados ao pagamento de salários de seus colaboradores para que você possa então, ter o domínio desses valores durante o período de crise.

Controle seus gastos 

Esse é o momento de intensificar o controle de seus gastos! Conte com plataformas e aplicativos (ou com alguma técnica manual se você já utilizar) para saber tudo o que entra e tudo o que sai de seu negócio. Com esses dados você conseguirá entender o funcionamento da empresa e até mesmo cortar aqueles gastos desnecessário caso eles existam. 

Além disso, você também precisará: 

- Fazer uma boa análise e previsão de todas as despesas do seu negócio por um período de dois, três meses ou até um semestre (já que não sabemos ao certo quando isso irá acabar). 

- Negociar com seus fornecedores e analisar suas despesas que tenham um maior impacto financeiro em sua empresa, neste momento, vale uma dica, use o bom-senso, ele está provavelmente na mesma situação que você.

- Não fazer nenhuma despesa ou fazer um investimento arriscado que não seja estritamente importante nesse momento 

- Estudar a possibilidade de fazer promoções de serviços e produtos para aumentar seu faturamento 

- Negociar preços e entregas com seus clientes mais fiéis 

- Manter seu negócio funcionando por trabalho remoto caso seja possível 

Além disso, você também pode contar com os conteúdos de empreendedores e empresas que estão buscando ajudar pequenos e médios negócios nesse momento. O Sebrae, por exemplo, está liberando diversos conteúdos e cursos pensados exclusivamente para a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui