Os melhores cursos para fazer na adolescência são aqueles que envolvem o adolescente e fazem com que ele desenvolva habilidades e competências importantes que podem auxiliar na formação de um adulto responsável.
Até porque essa é uma fase marcante de descobertas quando acontece uma importante transição entre a infância e a fase jovem adulta que envolve o crescimento não só físico, mas também o desenvolvimento do intelecto e amadurecimento emocional.
Por isso, toda a energia dessa fase precisa ser inserida em algo produtivo, como cursos e atividades fora do ambiente escolar, que podem ser uma boa pedida até para ampliar o círculo social e fazer novas amizades.
Ficou curioso para saber quais os melhores cursos para fazer na adolescência e aproveitar a melhor fase da sua vida? Fique com a gente!
Quais os melhores cursos para fazer na adolescência?
Cursos de idiomas, informática, música, dança, culinária, teatro, artes marciais e robótica são alguns dos melhores cursos para fazer na adolescência para exercitar não só o corpo, mas a mente também.
Pensando nisso, o ideal é escolher um curso alinhado com os seus interesses, afinal, quanto mais você gostar do que faz e estuda, mais você vai se dedicar e alcançar os seus objetivos.
Se você quer fazer uma atividade extracurricular mas ainda não sabe qual se encaixa melhor com o seu perfil, prepara o papel e a caneta, porque nós separamos uma lista de 10 cursos para fazer na adolescência e você precisa saber mais sobre eles. Confira!
1. Curso de idiomas
Seja para aprender inglês, espanhol ou italiano, o curso de idiomas está no topo da nossa lista e, dentre várias opções, é o mais procurado, já que aprender outra língua ainda na adolescência pode proporcionar oportunidades e garantir um futuro profissional brilhante para você.
O curso de inglês normalmente é o mais desejado pois, além de ser considerada a língua universal, aprender a falar inglês fluente é essencial para o mercado de trabalho e o mundo digital.
Se o seu sonho de consumo é fazer um intercâmbio, estudar e, de quebra, viajar pelo mundo e conhecer novas culturas, não perca tempo e vá atrás do seu futuro!
2. Informática
Em um mundo tão tecnológico, quem nunca precisou de uma ajudinha para entender algumas ferramentas básicas de um computador?
Ter conhecimentos mínimos em informática é quase que um requisito para sobreviver nos dias atuais e um curso nessa área pode ajudar você na vida acadêmica e profissional.
Em um curso de informática, você vai aprender sobre:
- Hardware (parte física dos computadores)
- Software (sistema de um computador, composto por códigos e comandos)
- Sistemas operacionais (como o Windows, OSx e Linux, por exemplo)
- Internet (navegação em geral)
- Segurança (antivírus, ameaças e autenticação)
- Uso de editores de textos, planilhas e apresentações (como o Word, Excel e PowerPoint ou as ferramentas online do Google para esses fins)
Se você tem interesse nessa área, não tenha vergonha de começar a aprender do zero e buscar seu desenvolvimento pessoal e profissional desde já.
3. Instrumentos musicais
Aprender a tocar violão, teclado ou guitarra não é somente um hobby ou uma mera atividade extracurricular. Esse tipo de prática pode trazer benefícios em diferentes aspectos da sua vida, desde a melhora das capacidades motoras até em processos cognitivos do cérebro.
A musicalização é um processo de construção de conhecimento e desenvolvimento de sensibilidade, coordenação motora, senso rítmico, criatividade, imaginação e concentração.
Além disso, segundo o jornal britânico The Telegraph, tocar algum instrumento musical estimula áreas importantes do cérebro aumentando seu formato e potência, melhorando a capacidade de memorizar informações.
E aí, já pensou em qual instrumento musical você quer aprender a tocar e, de quebra, ter todos esses benefícios?
4. Dança
Você já ouviu a expressão “Quem canta seus males espanta”? Com a dança, não é diferente!
As aulas de dança são desenvolvidas de maneira lúdica e podem ajudar a manter o bem-estar e a saúde mental em dia, pois ajudam a expressar sentimentos, pensamentos, anseios e motivações.
Dançar permite que você tenha consciência corporal, desenvolva coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade.
E esse tipo de aula, quando voltada para o público adolescente, é uma bela opção para descontrair e se exercitar sem perceber.
Além dessas vantagens, a dança promove integração social, ajuda no processo de aprendizagem e é um recurso pedagógico importante utilizado com todas as faixas etárias.
5. Culinária
Seu sonho é ser um Masterchef e ter os seus pratos avaliados pelo Jacquin? O curso de culinária é para você!
A gastronomia vem se tornando popular graças aos reality nacionais e internacionais e, junto com eles, os cursos teen de culinária também vêm crescendo.
Durante as aulas, você vai conhecer melhor os alimentos, ter uma relação saudável com a comida e adquirir melhores hábitos alimentares, além dessas vantagens, você pode aperfeiçoar suas habilidades sociais e aprender a trabalhar em equipe, o que é super importante.
Dê adeus para as refeições congeladas e fast foods, mas cuidado para não mirar no Masterchef e acertar no Pesadelo na Cozinha, hein?!
6. Teatro
Assim como as aulas de dança, as aulas de teatro são uma bela forma de se expressar e adquirir consciência corporal, tornando o jovem ator mais sociável, comunicativo e menos tímido.
Outros benefícios das aulas de teatro são as práticas de leitura, a criatividade, aumento do repertório cultural, melhora da dicção e projeção de fala, características que vão ajudar futuramente, acredite!
Não esqueça que você precisa ser comprometido e responsável, cumprir horários, participar dos ensaios e trabalhar em equipe para o seu bom desempenho e também dos seus colegas.
7. Artes marciais
Falando em comprometimento e disciplina, as artes marciais como o kung fu, karatê, judô, jiu-jitsu e o taekwon-do estimulam a saúde física e mental, já que é possível compartilhar valores, culturas, experiências e desenvolver habilidades motoras e emocionais importantes para um adolescente por meio dessas modalidades.
A atividade desenvolve a capacidade de superar desafios e seus próprios limites, trabalhando com respeito ao oponente, responsabilidade, cooperação e não violência.
As artes marciais também incentivam o convívio em grupo, sociabilidade, manutenção do foco e concentração, estimulando o desenvolvimento de competências e habilidades que serão levadas para o resto da vida.
8. Robótica
Todos nós estamos cansados de saber que a tecnologia está cada vez mais presente no nosso cotidiano e é pensando nessa nova realidade, em que as máquinas estão ocupando novos espaços todos os dias, que a robótica está em alta e se tornou uma ferramenta pedagógica muito importante.
A intensa busca pela solução de problemas pode trazer diversos benefícios, como:
- estímulo cognitivo;
- melhora das competências psicomotoras;
- pensamento crítico aguçado;
- desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade;
- resolução de problemas matemáticos com mais facilidade;
- sociabilidade; e
- trabalho em equipe.
As áreas de robótica e programação andam juntas e vêm crescendo bastante nos últimos anos, sem contar que já são consideradas duas das profissões mais promissoras do mercado de trabalho.
9. Programação
Falando em códigos e resolução de problemas, se você não conhece nada sobre o curso de programação, saiba que programar é um processo de escrita, testes e manutenção de programas de computadores, que são compostos por uma sequência de códigos que se tornarão uma instrução para diversas tarefas que serão realizadas pelo computador.
Assim como a robótica e a informática, a programação envolve habilidades cognitivas, como o raciocínio lógico, habilidades matemáticas, resolução de problemas, capacidade de abstração e de lidar com diferentes tipos de dados.
Além do uso em notebooks, computadores, smartphones e outros aparelhos eletrônicos, a programação é utilizada na indústria mecânica e automotiva, engenharia, medicina, atividades agropecuárias e arquitetura, área na qual os softwares são utilizados para diversas funções, como a criação de projetos.
10. Arte e artesanato
Como citado anteriormente, as habilidades manuais e psicomotoras são de extrema importância para o desenvolvimento de habilidades e competências de um jovem adolescente.
O curso de arte e artesanato contribui para a compreensão do próprio corpo, além de questões de valorização pessoal e questões sociais, promovendo autonomia, relações interpessoais e equilíbrio motor.
A arte sempre foi considerada uma forma de expressar sentimentos e indicar particularidades socioculturais, por isso é considerada uma forma de terapia, por meio da qual o adolescente pode manifestar suas angústias e toda a energia extra pode ser extravasada através da manifestação artística.
Os cursos de arte e artesanato geralmente são encontrados em opções de workshops de curta duração e podem ser uma boa opção para não ficar entediado nas férias!
Qual a melhor idade para começar a fazer cursos?
A melhor idade para começar a fazer cursos na adolescência, independentemente da área escolhida, varia dos 10 aos 12 anos, lembrando que, quanto mais cedo você começar, mais facilidade terá para aprender.
De acordo com o professor James Flege, da Universidade do Alabama, em entrevista para o site Popsci, crianças têm uma mente menos cheia que os adultos, por isso aquela velha história que conhecemos sobre ser mais fácil aprender inglês quando se é mais jovem faz sentido, já que quanto mais novo, mais fácil de assimilar um novo aprendizado.
Qual a importância de um curso na adolescência?
Os cursos extracurriculares para jovens e adolescentes são importantes por estarem diretamente ligados ao o desenvolvimento cognitivo, comportamental e social desse público.
As atividades realizadas fora da escola e da educação formal permitem a melhora do rendimento escolar, já que os adolescentes são impulsionados a pensar em estratégias para a resolução de problemas que podem também acontecer no ambiente escolar ou na sua vida pessoal.
Cursos e atividades extras são uma forma de aproveitar o tempo livre, se divertir e liberar toda a energia acumulada que pode se manifestar em algumas ocasiões em forma de tensão e estresse, geralmente associados à produção exagerada de hormônios, o que é normal para essa fase da vida.
Além do que foi mencionado anteriormente, há uma série de melhoras comportamentais, sociais, mentais e ligadas à saúde, seja ela física ou emocional, já que essa é uma das consequências decorrentes da satisfação e felicidade ao realizar uma atividade e perceber seus progressos.
Por último, mas não menos importante, a melhora das competências sociais também é um dos maiores benefícios dessas atividades, já que elas proporcionam maior interação social, convivência em grupo e estabilização de vínculos e amizades.
Sem contar que a socialização é uma das partes mais importantes e essenciais dentro da formação de uma pessoa.
Agora que você já sabe quais os melhores cursos para fazer na adolescência e que seus benefícios são maiores do que você imaginava, que tal ir atrás de um desses cursos agora mesmo? Conte-nos um pouco sobre a sua experiência nos comentários e continue acompanhando nosso blog!