Cultura 13 de Agosto de 2025

30 melhores curiosidades sobre a língua inglesa + bônus

Preparado(a) para um papo de milhões, ou melhor, sobre curiosidades ligadas às milhares de palavras e expressões da língua inglesa? Boa leitura!

Curiosamente, na língua inglesa, pineapple não é uma maçã (apple) diferentona. E butterfly pode até parecer a junção de manteiga (butter) com mosca (fly), mas o real significado da palavra passa longe disso!

Analisar o dicionário sob outros pontos de vista mostra que o idioma é mais divertido do que parece, cheio de personalidade e, às vezes, parece estar de ponta-cabeça – upside down ou, na tradução literal, com o lado (side) de cima (up) virado pra baixo (down).

Quer ver mais curiosidades e constatações inesperadas e interessantes in english? Leia este artigo até o final!

30 fatos, palavras e expressões curiosas do inglês que você vai adorar conhecer

Palavras que mudam de sentido, expressões curiosas e aquele mix de história, cultura e idioma que só o inglês tem constituem a lista que você vai explorar adiante. Surpreenda-se!

  1. O maior dicionário de inglês conta com mais de 600 mil palavras registradas
  2. Hoje, o idioma tem mais de 170 mil palavras, mas só 20 a 35 mil são realmente usadas
  3. O inglês tem mais sons do que letras: são cerca de 44 sons para apenas 26 letras (por isso, às vezes, você precisa trabalhar para melhorar as pronúncias e não parece fácil)
  4. A maior palavra da língua inglesa é pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis, nome de uma doença pulmonar, com 45 letras.
  5. A palavra mais longa e sem vogais é rhythm, e a pronúncia dela tem ritmo, diz aí!
  6. Existem mais de 430 usos diferentes para a palavra set, mudando conforme o contexto
  7. Algumas palavras não têm plural, tipo sheep e deer
  8. A letra “E” é a mais comum no idioma, aparecendo em quase todos os termos
  9. O som de “th”, aquele da língua entre os dentes, só existe no inglês
  10. O verbo go tem mais de 30 significados diferentes, parecido com o “foi”, no português
  11. A palavra quiz foi inventada no século 18 por estudantes que criaram um teste-surpresa
  12. Palavras terminadas em -ough são um enigma: têm, pelo menos, 9 pronúncias diferentes
  13. A saudação “hello!” só virou padrão no século 19; antes disso, usava-se hail ou good day
  14. A despedida “goodbye” surgiu da frase God be with ye (Deus esteja com você)
  15. Tudo indica que o ok veio de uma gíria do século 19 usada para mostrar que estava tudo adequado ou correto
  16. Selfie foi palavra do ano em 2013
  17. E jumbo virou sinônimo de algo gigante graças a um elefante de circo famoso
  18. Muitos verbos irregulares não seguem nenhuma regra para existir, então precisam ser decorados, mesmo
  19. O termo dreamt (simple past do verbo dream) é o único de todo o idioma que termina com as letras “M” e “T” juntas
  20. Alguns verbos também são substantivos, como run, que pode ser tanto uma corrida quanto o ato de correr
  21. A origem do alfabeto inglês tem alguma coisa a ver com o alfabeto da grécia antiga, então, suas influências atravessam séculos
  22. Diferentes países de diferentes continentes falam inglês, o que justifica a existência do comparativo inglês britânico vs. americano
  23. O som do “R” nos EUA muda conforme o sotaque, podendo ser bem enrolado ou até quase inexistente em diferentes regiões
  24. Tem um monte de palavra em inglês sendo usada no mundo todo, mesmo por quem não fala o idioma, tipo internet, call, brainstorm etc.
  25. A palavra alphabet vem das duas primeiras letras do alfabeto grego, “alpha” e “beta”
  26. O inglês é o idioma mais estudado no planeta: mais de 1,5 bilhão de pessoas buscam aprendê-lo todos os dias
  27. Bookkeeper tem três pares seguidos de letras repetidas: “oo”, “kk” e “ee”. Chocante!
  28. A palavra news não é plural de new (notícia): é singular, mesmo, “um conjunto” de informações novas
  29. Expressões idiomáticas são um desafio porque dificilmente fazem sentido literal (principalmente para quem fala português como língua nativa); kick the bucket, por exemplo, quer dizer “morrer” e não “chutar o balde”
  30. A frase “The quick brown fox jumps over the lazy dog” (A rápida raposa marrom pula por cima do cachorro preguiçoso) usa todas as letras do alfabeto e é bastante usada pra testar teclados e digitação

E aí, qual você mais curtiu?

Fica que tem mais.

Bônus! Glossário rápido de palavras engraçadas em inglês

Praticamente saídas de um desenho animado ou dignas de meme, seja pelo som, pelo significado ou pelo uso, algumas palavras e expressões não entram exatamente numa lista de curiosidades, mas ganham espaço se a ideia for aumentar o vocabulário com leveza e bom humor.

Separamos um monte delas pra você conhecer!

Funny words in English

Palavra em inglês

Aplicação

Exemplo de uso

Cattywampus

Use para dizer que algo está torto ou bagunçado

That picture on the wall is all cattywampus | Aquela fotografia na parede está totalmente torta

Fartlek

É o nome de um treino de corrida, mas cuidado ao usar, pois soa engraçado

I’m doing fartlek training today | Eu estou fazendo treino fartlek hoje

Nincompoop

Se quiser chamar alguém de bobo ou distraído, mas com carinho…

Don’t be such a nincompoop, it’s just a game! | Não seja tão bobo, é só um jogo!

Bumfuzzle

Estar “bumfuzzle” significa estar confuso ou perdido

The instructions completely bumfuzzled me | As instruções me deixaram completamente confuso

Boondoggle

Use para falar sobre uma tarefa inútil; uma perda de tempo

That project turned into a big boondoggle | Este projeto virou uma grande perda de tempo

Hocus-pocus

É uma zoeira quando algo parece conversa fiada ou um termo para truques duvidosos

That skincare ad is just marketing hocus-pocus | Esse anúncio de tratamento de pele é conversa fiada de marketing

Dingleberry

Literalmente, você pode usar para falar de um “restinho” de algo, mas virou crítica para alguém irritante

Don’t be a dingleberry | Não seja irritante, querido (contém ironia)

Flummoxed

É ficar completamente perdido, sem saber o que fazer

I was flummoxed by the question | A pergunta me deixou perdido

Wiggle room

Sabe aquela margem para negociar alguma coisa? Então!

I hope there’s some wiggle room on the deadline | Eu espero que haja algum tipo de flexibilidade para o prazo máximo

Turd burglar

Alguém que é muito mala pode ser chamado de turd burglar

He’s acting like a real turd burglar today | Ele está agindo como um verdadeiro mala sem alça hoje

Brouhaha

Use para explicar uma confusão enorme por um motivo bobo; uma treta que aconteceu do nada

They did a brouhaha about the seating arrangement | Eles causaram em relação aos assentos

Kerplunk

Tá menos pra palavra e mais pra onomatopeia; é o som de algo pesado caindo

The vase hit the floor with a big kerplunk | O vaso caiu no chão e fez um barulhão (até rimou)

Hoity-toity

Essa vai pra alguém que se acha chique demais; alguém metido

She walked in all hoity-toity like a diva | Ela entrou andando toda se achando, como uma diva

Guffaw

É uma gargalhada alta e escandalosa, até meio exagerada

He let out a loud guffaw during the show | Ele deu uma gargalhada que chamou bem a atenção durante o show (contém ironia de novo)

Blubber

Use para dizer que alguém está chorando alto e descontroladamente

She started to blubber during the movie | Ela começou a chorar copiosamente durante o filme

Skivvies

É o mesmo que roupa íntima, mas num jeito engraçado de falar

He answered the door in just his skivvies | Ele atendeu à porta só de cueca

Escolha as que mais gostou e comece a tentar usar em vários cenários diferentes, com os amigos, a família, nos grupos online e assim por diante. Outro artigo aqui do blog da Roxinha traz técnicas de microlearning para aprender inglês, e você pode unir o útil ao agradável!

Curte o processo, permita-se errar e, com o passar do tempo, a recompensa vem.

Artigos relacionados

✖
Avatar

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui