Cultura 17 de Março de 2020

Cultura: Saiba tudo sobre o St. Patrick’s Day

Entenda uma das manifestações culturais mais famosas da Irlanda

Todo ano, no dia 17 de março, centenas de milhares de pessoas (principalmente irlandeses) usam verde para comemorar o St. Patrick’s Day. E, mesmo que você não saiba exatamente do que se trata e o que é comemorado, você com certeza você já viu homenagens ou menções sobre a data em seriados como The Office, How I Met Your Mother, The Simpsons, entre outros. 

Bom, hoje nós viemos sanar todas as suas dúvidas sobre esse dia especial. Confira: 

Quem foi Saint Patrick

Foi um jovem britânico chamado Maewyn Succat que no século V foi capturado e vendido como escravo. Durante anos Maewyn se apegou à religião e quando conseguiu escapar, decidiu que sua missão em vida era se tornar padre. A partir disso, adotou o nome de Patrick e teve como objetivo de vida evangelizar a Irlanda

Sua relação com as cobras 

A lenda urbana em relação ao St. Patrick com as cobras é muito forte. Isso porque após converter muitas pessoas ao catolicismo, se criou um mito de que Patrick foi responsável pela expulsão de muitas cobras que haviam invadido a ilha. A verdade é que isso se deve a uma metáfora de que, com os batizados, o padre teria livrado a ilha do “mal” ou  das religiões não cristãs, representado no catolicismo pelas serpentes. 

Por que o verde?

Dizem que St. Patrick utilizava muito um trevo, ou shamrock. Sendo assim, a cor verde foi relacionada ao padre e consequentemente está muito presente na comemoração da data. Inclusive, além de roupas e acessórios utilizados na cor, é extremamente comum encontrar prédios, estabelecimentos e rios coloridos no tom de verde para a celebração do feriado. 

Duende 

Além da cor verde e do trevo, o famoso duende irlandês, o leprechaun, também é um símbolo tradicionalmente relacionado à Irlanda e também faz parte da tradição do St. Patrick’s Day. Com sua barba ruiva e roupas verdes, o leprechaun é homenageado e lembrado em camisetas, pôsteres, bonecos e fantasias não só no dia 17 de março, mas em outras ocasiões do cotidiano também. 

Isso porque acredita-se que o duende traz sorte por viver no fim do arco-íris com um pote de ouro, e, que se você capturar um, terá direito a três pedidos. 

Como é comemorado o St. Patrick Day 

Bom, como mencionamos anteriormente, a forma mais comum e ‘famosa’ de comemorar o St. Patrick’s Day é utilizando roupas e acessórios verdes. Também é comum utilizar acessórios com o shamrock (ou trevo), além de pinturas faciais com a bandeira da Irlanda e barbas ruivas postiças para representar o duende irlandês, leprechaun. 

Além disso, diversos bares e restaurantes irlandeses (e do mundo inteiro) promovem programações especiais para a data, colorindo tudo de verde para receber seus clientes no clima de São Patrício. 

Onde é comemorado 

Por ser um feriado irlandês, a Irlanda é o país que mais comemora a data. Inclusive, com a promoção de desfiles e muita festa de rua para celebrar o dia. Lá, o feriado é tão forte quanto o carnaval brasileiro. 

Além disso, muitos outros países acabam celebrando a data, principalmente os que têm um histórico grande de imigração irlandesa, como Estados unidos (principalmente na cidade de Boston, Massachussets), e Canadá. Além de países como Alemanha, Inglaterra e Argentina. 

*Curiosidade 

A celebração é tão comum fora da Irlanda que o time de basquete dos EUA Chicago Bulls, tem seu uniforme oficial vermelho mas veste um uniforme verde para a celebração da data. 
 
E aí, o que você achou deste conteúdo? Pronto para celebrar o St. Patrick’s Day? Conta pra gente nos comentários! 

 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui