Cultura 1 de Agosto de 2019

Cultura: 7 comemorações de aniversário ao redor do mundo

Saiba um pouquinho mais sobre as culturas ao redor do mundo através das comemorações de aniversário

Se você conhece um pouco do mundo TopWay, sabe que estamos sempre reforçando a ideia de que, quando estamos aprendendo um novo idioma, a imersão cultural é fundamental para um bom desempenho. E isso vale para qualquer idioma, não só para o inglês. 

Quando estamos aprendendo um novo idioma, apostar em conhecer um pouco mais da cultura de um país em questão auxilia e muito na aquisição da língua. Além disso, você aproveita e faz duas coisas ao mesmo tempo: estuda e vivencia a língua por meio da cultura. 
Pensando nisso, hoje nós separamos algumas curiosidades sobre culturas diferente da nossa no que diz respeito à comemorações de aniversário! 

Aqui no Brasil nós estamos bastante acostumado a comemorar com festinhas regadas a bolo, guaraná, muitos doces pra você, certo? E essa tradição de brigadeiros, beijinhos e salgadinhos é muito gostosa mas, por mais indispensável que pareça, esse costume não é universal. Existem inúmeras formas de comemorar aniversários ao redor do mundo e hoje nós vamos ver algumas delas. Bora? 

1.    México
Mexicanos têm culturas bastante únicas e você já deve ter percebido isso. Quando estão iniciando um novo ciclo da vida, os mexicanos apostam na tradição da famosa ‘piñata’, aquele animalzinho feito de papel e recheado de balas e serpentinas, pendurado a uma altura de cerca de dois metros.
Nas festinhas o aniversariante deve bater na Piñata de olhos fechados com um taco de madeira até que ela se parte em uma explosão de doces! Parece bom, né? 

Outro costume de comemoração no México são as famosas Quinceañera, uma festa super produzida para meninas que fazem 15 anos. Semelhante às que temos aqui no Brasil e em outros países da América Latina. 
Além disso, se você estiver em uma comemoração de aniversário no México, vai perceber que lá é bastante comum a música “Las Mañanitas” ao invés de uma versão em espanhol do “parabéns pra você”. 

2. China

Os aniversários no Ocidente costumam ser bastante semelhantes, salvo algumas tradições culturais de cada região. Na China, as coisas são um pouquinhos diferentes, pois eles seguem o calendário lunar e as contagens de anos de vida não são como as nossas. 
Por lá, os anos de vida começam a ser contados a partir do momento em que ocorre a concepção, e quando um bebê completa um mês de vida, é comemorado o seu primeiro aniversário (considerado um dos mais importantes de sua vida). 

Além disso, nada de bolo ou balões para comemorar a chegada de uma nova idade. Lá as festas são recheadas de comidas, muito macarrão e ovos pintados de vermelho. Isso porque na cultura chinesa, o macarrão simboliza a longevidade e o ovo a fertilidade e a renovação da vida. 

3. Austrália

Diferente do Brasil onde costumamos dar presentes independente da idade, na Austrália é bastante comum dar presentes apenas para as crianças. Para os aniversariantes adultos é mais comum dar dinheiro. Além disso, as festinhas de aniversário são realizadas em casa, de forma bastante simples e reservada para os amigos mais próximos. 

O doce mais comum nas comemorações de aniversário é o fairy bread. Basicamente um pão de forma com manteiga e granulados coloridos por cima. 

4. Irlanda 

As festas de aniversário na Irlanda costumam ser bastante simples, mas com muita alegria e diversão. As festas costumam ser realizadas em casa com um cardápio que varia entre pizza, cachorro-quente, nuggets e bolo. 

Além disso, existem algumas ‘casas de festa’ que são preparadas para receber muitas crianças com atividades diversas como por exemplo: trampolins, futebol em grama sintética, festa na piscina, beliche, dia de princesa, e festa no ônibus, o que é bastante popular por lá… Enfim, vai do gosto da criança e da escolha dos pais! Interessante, né? 

5. Israel

Como Israel é um país onde a maioria da população segue o judaísmo, lá é bastante comum uma cerimônia de aniversário que insere o jovem judeu como membro maduro da comunidade judaica, o famoso Bat Mitzvah. 
Lá as meninas são consideradas quase adultas aos 12 anos, enquanto os meninos são vistos como ‘maduros’ aos 13. Só a partir dessa idade eles podem assumir responsabilidades na tradição religiosa. 

*O Bar/Bat Mitzvah significa ‘filho(a) do mandamento’. É muito mais do que uma festa comum de aniversário, e os meninos costumam passar por um ritual chamado Mazal Tov, que seria boa sorte ou parabéns (dependendo da situação). Essa festa é comemorada em qualquer família de religião judaica ao redor do mundo, até no Brasil! 

6. Inglaterra
Assim como em diversos outros países espalhados pelo mundo, na Inglaterra os aniversários infantis costumam ser realizados em salões alugados ou em play centers. As festas costumam durar apenas duas horas marcadas no relógio e os convidados não têm a tradição de atrasar como aqui no Brasil. 

Além disso, os ingleses costumam colocar objetos simbólicos como uma moeda dentro do bolo de aniversário. A pessoa que encontrar a moeda, por exemplo, terá prosperidade ou ficará rico. 

7. Canadá 

Diferente do que acontece no Brasil e mais próximo das culturas de aniversário na Irlanda, no Canadá as festas não costumam ter muita comida. Geralmente são oferecidos um bolo, pizza, frutas, verduras e chips, além de bebidas e petiscos. 
Os convites não costumam contemplar a família da criança, principalmente porque as festas são realizadas em ‘casas de festa’ com brinquedos e playgrounds, com limitação de convidados. 

Os canadenses também costumam lambuzar o nariz do aniversariante com manteiga ou margarina, com o objetivo de desejar sorte a quem está iniciando mais um ciclo na vida. 

8. Bônus
Você pode vivenciar culturas de diversos países do mundo através da Imersão Cultural da TopWay. Nela, os nossos alunos são convidados a passar um fim de semana inteiro em um hotel onde eles irão falar apenas em inglês. Isso mesmo. Apenas em inglês! 
O objetivo dessa atividade é um só: Melhorar as habilidades comunicativas de nossos alunos através de interação. Cada imersão tem um tema, ou melhor, um país, sendo eles: Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Austrália, ou Inglaterra. 

E aí, ficou curioso? Ficou, né? Então tá esperando o que? Entre em contato com a roxinha mais perto de você e bora passar um fim de semana aprendendo sobre a cultura de um país e exercitando o inglês! 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui