Trip 5 de Setembro de 2019

Cultura: 10 destinos para você aprender história

Você gosta de viajar? Gosta, né? Mas você sabia que pode aproveitar as viagens para aprender um pouco mais sobre história e outras culturas?

Se você nos acompanha por aqui ou conhece um pouquinho do mundo TopWay, sabe que a imersão cultural (ou seja, conhecer à fundo a cultura de um local) é fundamental quando estamos aprendendo uma nova língua, no nosso caso, o inglês. 

Mas, para além disso, viajar para outros países, conhecer e aprender a história do mundo é uma experiência enriquecedora e não existe nada que se compare à sensação de estar presente em um local onde foram vivenciados diversos fatos históricos. 

Se você gosta de roteiros de viagem, atrações turísticas que contam a história através de aspectos culturais e tem vontade de conhecer mais de perto aquilo que aprendemos na escola (ou fora dela), continue com a gente porque esse post é especialmente pra você, porque hoje vamos dar uma olhada em alguns destinos perfeitos para aprender história viajando.  

1) Roma, Itália 

Roma e a Itália como um todo não poderiam ficar de fora dessa lista. Até porque, a Itália foi berço de um dos maiores impérios da história. Já Roma foi, desde os primórdios, um centro global de civilização e cultura. Caminhar pela cidade é como fazer uma viagem no tempo para o passado. 

Entre as principais atrações nós temos nada menos do que o Coliseu, o Fórum Romano , Vaticano, Fontana di Trevi e Panteão. Inclusive, o centro histórico romano é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. 

Imagem


2) Florença, Itália

Outra cidade italiana que merece ser destacada nessa lista é Florença. Berço do Renascimento, de Dante e da família Médici e que apoiou entre tantos outros, Michelangelo, Da Vinci e Botticelli, a cidade é uma obra de arte ambulante. É uma mistura perfeita entre o velho e o novo com atrações que vão desde a estátua de Davi criada por Michelangelo até o Museu Gucci. 

Além disso, Florença conta com lindos pontos turísticos como a catedral Santa Maria del Fiore, a Galeria Uffizi, Palazzo Vecchio, entre tantos outros. 

Imagem

3) Berlim, Alemanha

 
O muro de Berlim, com 144 metros de comprimento, se tornou o grande símbolo não só da Guerra Fria, mas da história mundial como um todo. O muro quase parou todos os movimentos de emigração e separou a Alemanha Oriental de Berlim Ocidental por mais de um quarto de século, mais precisamente entre 1961 e 1989. 

Hoje, ao visitar a cidade ainda é possível encontrar os vestígios do período de separação em partes do muro que permanecem inteiras, além dos memoriais espalhados por toda parte. Além disso, os acontecimentos de Berlim tiveram um impacto mundial muito forte e contribuíram para mudanças históricas por toda parte. Estar perto do lugar onde tanta coisa aconteceu é muito marcante. Vale a pena!

Imagem

4) Londres, Inglaterra 

Londres é quase um livro de história ambulante, né? Seus museus contam com objetos históricos do Egito antigo, da Grécia antiga, Roma antiga, Mesopotâmia, Persa, Maia, Asteca, Inca, India, de varias tribos africanas… A lista é bem extensa. 

Além disso, é nesta cidade charmosa que está localizada a Torre de Londres construída 1078 e que acompanhou a história de uma das cidades mais importantes do mundo desde a era medieval até os dias de hoje. Visitar o local é conhecer o prédio que serviu como residência real até 1640, foi zoológico e que hoje guarda as jóias da coroa. Ahhh, e é claro, conhecer os corvos reais que ficam nos jardins. 

Imagem

5) Paris, França

Paris não pode ficar de fora de uma lista sobre história e cultura. Torre Eiffel, Museu do Louvre, Arco do Triunfo, Basílica de Sacré Cœur e Palácio de Versalhes são só alguns dos incríveis pontos turísticos da cidade. São mais de 150 museus, desde os mais conhecidos até os menos visitados (são todos impecáveis). 

Paris é uma cidade que encanta e que vale muito a pena conhecer, principalmente para aqueles que gostam de visitar museus, monumentos e muita, muita, muita cultura. 

Imagem

6) Machu Picchu, Peru

Também conhecida como a Cidade Perdida dos Incas, Machu Picchu foi, ao lado de Cuzco, um dos dois mais importantes centros urbanos da antiga civilização inca. A cidade foi construída no século XV pelo líder líder inca Pachacuti. A montanha na qual sua estrutura foi erguida fica próxima a Cuzco, no atual Peru. Conhecer o local é fazer um incrível passeio pela cultura inca.

Além disso, a cidade foi considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. E o melhor: é bem próxima ao Brasil. Vale a pena viajar para dar uma conferida. 

Imagem

7) Atenas, Grécia 

Grécia e Atenas definitivamente não poderiam ficar de fora dessa lista. São dois nomes bastante recorrentes do nosso aprendizado de histórias sobre o mundo. Ouvimos sobre Atenas nas disciplinas de história, filosofia e sociologia e visitá-la é como reviver um pouco daquilo que vimos nos livros. 
Fundada há mais de 3.000 anos, Atenas mantém monumentos como o Partenon, o templo da Deusa Atenas, o templo de Zeus Olímpico, Plaka e tantos outros pontos turísticos que atraem turistas do mundo todo que viajam para conhecer de perto o berço da democracia. 

Imagem

8) Saint Augustine, Estados Unidos 

A cidade mais antiga dos Estados Unidos também é um ótimo destino para conhecer mais a história. Com forte influência hispânica, a cidade teve fundação em 1565, sendo ocupada pelo domínio espanhol até 1822, sendo que, entre 1763 e 1784 o governo britânico acabou tendo poder sobre a cidade. Sendo assim, é possível observar uma mistura de influências  dos Estados Unidos, Inglaterra e Espanha até hoje. 

Imagem



9) Washington, D.C, Estados Unidos 

Outro destino que conta muita história é Washington, DC. A cidade conta com diversos museus como o Museu de História Natural, Museu Memorial do Holocausto, Museu Nacional do Ar e Espaço, Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana e é claro, a própria Casa Branca que está localizada na cidade. 

*Estrangeiros que queiram fazer um tour guiado pela Casa Branca precisam entrar em contato com a embaixada de seu país em Washington. 

Imagem

10) Cairo, Egito 

E para finalizar, temos a capital do Egito, Cairo, onde as pessoas respiram história o tempo inteiro. O Egito é um dos países que mais despertam curiosidade em viajantes do mundo inteiro, presente no imaginário social com imagens de pirâmides, desertos, camelos, além da fama de Cleópatra e dos faraós.  

É fato que as contribuições egípcias estão presente em diversas áreas como a filosofia, as ciências sociais e as artes, e conhecer um pouquinho desse destino é inexplicável, uma experiência realmente única. Em Cairo, estão presente as famosas Pirâmides de Gizé, o Museu Egípcio que conta um pouco da história do antigo Egito, e é claro, o Rio Nilo.

Imagem


E aí, o que você achou? Escolheu seu destino para aprender história? Conta para a gente nos comentários! 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui