Séries e Filmes 20 de Novembro de 2019

Consciência negra: 8 filmes para aprender inglês

Separamos alguns filmes de diretores negros para você assistir e dar uma turbinada no inglês

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra no Brasil. A data é “reservada” para debater e discutir sobre os traços da sociedade escravista, além de refletir sobre questões raciais presentes na sociedade atual. 

Pensando nessa data, e no fato de que ainda hoje poucos diretores negros conseguem alcançar sucesso no cinema mundial e nacional, nós separamos 8 filmes dirigidos por diretores negros e que trazem uma narrativa mais plural e condizente com a realidade humana no mundo inteiro para você assistir, refletir e aprender inglês. Confira: 

Lembrando que, para aprender inglês com filmes, você só precisa escolher filmes que façam sentido pro seu nível de conhecimento do idioma, prestar atenção nas pronúncias, assistir com e sem legenda, e claro, em alguns momentos buscar entender palavras que você não conhece. 


1) Selma / Selma, Uma Luta pela Igualdade (2015) 

Dirigido pela incrível Ava DuVernay (When They See Us) e lançado no Brasil em 2015, Selma é sobre a biografia do pastor protestante e ícone do ativismo social Martin Luther King Jr. O filme  acompanha as marchas realizadas por Martin em 1965 entre a cidade de Selma (interior do Alabama, Estados Unidos), até a capital do estado em Montgomery. Naquela época, Martin lutava pelos direitos eleitorais para a comunidade negra dos Estados Unidos. 

Além de ser um ótimo filme para conhecer mais sobre a luta pelos direitos sociais dos afro-americanos, Selma também é uma ótima opção de filme para dar uma turbinada nos seus conhecimentos do inglês. 

2) Do the Right Thing / Faça a Coisa Certa (1989) 

Com uma direção impecável do lendário Spike Lee, Do the Right Thing mostra Sal, um ítalo-americano dono de uma pizzaria no Brooklyn (comandada em parceria com Vito e Pino) que apesar de ser um cara boa praça, decora seu estabelecimento com fotografias de ídolos ítalo-americanos do esporte e do cinema, o que deixa sua freguesia nada satisfeita. 

No dia mais quente do ano, um ativista local chamado Buggin' Out, vai até o estabelecimento e reclama por não existirem negros na "Parede da Fama". Isso faz com que se inicie uma confusão enorme envolvendo negros e latinos do bairro. 

3) Corra / Get out (2017) 

Em 2017 Jordan Peele dirigiu um dos melhores filmes de terror/suspense dos últimos anos. Get Out é sobre Chris, um jovem negro que está prestes a conhecer a família de sua namorada caucasiana chamada Rose. 

Inicialmente, Chris acredita que o comportamento extremamente carinhoso da família é uma tentativa de lidar com o relacionamento interracial entre os dois, mas com o tempo as coisas vão ficando cada vez mais estranhas. 

Além de fazer uma crítica social de maneira extremamente inteligente, o filme também pode ser uma ótima para aprender inglês (ou aprimorar o que você já conhece). 


4) Moonlight / Moonlight, Sob a Luz do Luar (2017) 

Também lançado em 2017, Moonlight é dirigido por Barry Jenkins e é extremamente bonito. Ele Chiron, um jovem negro de uma comunidade pobre de Miami em três momentos diferentes de sua vida. 

Ele apresenta o bullying sofrido pelo jovem na infância, a crise de identidade enfrentada na adolescência e a tentação do universo da criminalidade e do tráfico de drogas na vida adulta. 

O filme é extremamente poético, desde as cores aos diálogos, que além de nos deixar refletindo, são ótimos para dar aquela turbinada nos conhecimentos do inglês. 

5) 12 Years a Slave / 12 anos de escravidão (2014) 

Dirigido por Steve McQueen, 12 Years a Slave se passa em 1841 e mostra a vida de Solomon Northup, um ex-escravo, que vive em liberdade ao lado da esposa e de seus filhos. Um dia ele é sequestrado e vendido como se fosse um escravo. Após esse episódio, ele passa por humilhações físicas, pressões emocionais e luta para sobreviver ao longo de 12 anos. 

O filme é extremamente forte, foi indicado em nove categorias do Oscar e acabou recebendo três estatuetas. 
 
6) Boyz’n the Hood / Os Donos da Rua (1991) 

Lançado em 1991 e dirigido por John Singleton, Boyz'n the Hood se passa em 1984 no South Central, um bairro de maioria negra em Los Angeles. Dentro desse contexto, somos apresentados a Reva Devereaux, mãe de Tre Styles que após concluir que não tem condições de criar o filho rebelde e inteligente, entrega o mesmo para ser criado pelo pai, Furious Styles. Após sete anos, Tre acaba fazendo amizade com Ricky e Doughboy e juntos eles são atraídos para uma vizinhança com domínio do tráfico de drogas.  
 
7) Black Panther / Pantera Negra (2018) 

Pertencente ao MCU e sendo um dos maiores sucessos do cinema dos últimos tempos, Black Panther não poderia ficar de fora desta lista. O filme é dirigido por Ryan Coogler e mostra a vida de T'Challa, um príncipe do reino fictício de Wakanda, que após perder o seu pai, precisa enfrentar Erik Killmonger, um primo desconhecido que quer dominar Wakanda e mostrar o reino para o mundo. 

O filme se tornou um dos mais bem sucedidos filmes de super-herói do cinema mundial e levou três estatuetas do Oscar na cerimônia de 2018. 

8) BlacKkKlansman / Infiltrado na Klan (2018)

Dirigido por Spike Lee, BlacKkKlansman se passa em 1978 e mostra Ron Stallworth um policial negro do Colorado que conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunica com os outros membros da Klan através do telefone e envia um policial branco no seu lugar para encontrar os membros fisicamente. 

Depois de meses de investigação, Ron se torna o líder da seita e acaba sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.

O filme é genial, tem diálogos incríveis e você irá adorar assisti-lo para dar uma turbinada no seu inglês! 


Além destes, existem outros filmes para você assistir como Fruitvale Station, Killer of Sheep, Malcolm X, Fences e tantos outros mas vamos deixar para falar sobre eles em outra ocasião. 

Mas e aí, qual desses filmes você irá assistir para refletir e aprender inglês? Conta pra gente nos comentários! 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui