Intercâmbio 25 de Março de 2020

Conheça as 10 melhores universidades do mundo

Confira quais são as 10 melhores universidades do mundo segundo ranking da Times Higher Education

Se você é alguém que se preocupa com o futuro (ou é apenas curioso), com certeza já pesquisou por aí quais são as melhores universidades do mundo. Esse é um ranking importante, disputado e relevante para profissionais e estudantes de todo o mundo. Afinal, quem não quer fazer parte das melhores instituições de ensino do mundo? 

Todos os anos diversas instituições realizam pesquisas para  definir quais são as melhores universidades do mundo. E, todos os anos, as instituições que dominam o ranking estão localizadas no Reino Unido e Estados Unidos, ou seja, em países que têm o inglês como língua oficial. 

Por isso a importância de aprender inglês para ampliar suas possibilidades de conhecimento. Porque, apesar de termos ótimas instituições de ensino no Brasil, as melhores estão no exterior e para se candidatar a uma dessas universidades você precisa ser fluente no inglês. 
 

Os motivos para aprender inglês no mundo globalizado em que vivemos são muitos e quando se trata de mercado de trabalho e aprendizado acadêmico, esses motivos parecem ter ainda mais peso e importância porque durante o processo de ‘seleção’ das universidades, você precisa realizar alguns testes padronizados. Entre eles estão os mais comuns TOEFL e IELTS, que tem como objetivo demonstrar que a sua fluência e seus conhecimentos do inglês são suficiente para estudar na instituição.


Para falar um pouco mais sobre as melhores universidades do mundo, nós trouxemos dados de uma pesquisa realizada pela Times Higher Education (THE), uma revista inglesa que produz conteúdos referentes à educação superior desde 1971. A pesquisa analisa mais de 13 critérios que envolvem ensino, pesquisa, conhecimento e perspectivas internacionais. 

Mas, agora chega de papo, né? Confira as melhores universidades do mundo segundo a THE: 

1) Universidade de Oxford 

Dominando o primeiro lugar do ranking, a Universidade de Oxford é uma instituição de ensino superior localizada na Inglaterra, mais precisamente na cidade de Oxford, no condado de Oxfordshire. A instituição é formada por mais de 30 faculdades com suas próprias atividades, estruturas e administração. 

Entre os ex-alunos notáveis da instituição estão Oscar Wilde, Stephen Hawking, Bill Clinton e tantos outros. 

2) Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech)

O Instituto de Tecnologia da Califórnia, mais conhecido como Caltech, está aparecendo em segundo lugar no ranking do THE. É um dos principais centros de pesquisa em Ciências, Tecnologia e Engenharia do mundo. Foi fundado em 1891 e desde então já mudou várias vezes de nome, recebendo na década de 20 o seu nome atual. O instituto oferece cursos de graduação e pós-graduação voltados para a ciência e tecnologia. 

3) Universidade de Cambridge

Localizada na cidade de Cambridge, Inglaterra - Reino Unido, a Universidade de Cambridge é uma das melhores universidades do mundo. A instituição reúne cursos de graduação e pós-graduação, mais de 30 faculdades diferentes e estudantes dos mais variados cantos do mundo. Além disso, a Universidade de Cambridge produziu mais vencedores de Prêmio Nobel (82) do que muitas universidades ao redor do mundo. 

Entre os ex-alunos mais notáveis da instituição estão personalidades como John Harvard (que mais tarde fundou a Universidade Harvard), Douglas Adams, Príncipe Charles, os criadores do grupo de comédia Monty Python John Cleese, Eric Idle e Graham Chapman, e tantos outros. 

4) Universidade Stanford

Entre as universidades de maior destaque no mundo, a Universidade Stanford está localizada em Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos e é considerada como uma universidade de empreendedores, tendo entre seus ex-alunos e professores os fundadores de empresas como HP, Google, Yahoo, Nike, Mercado Livre e tantas outras.  

A instituição é considerada uma das rígidas nos momentos de seleção de alunos e oferece cursos de graduação e pós-graduação voltados para as áreas de Humanidades e Ciências, Engenharia, Ciências da Terra, Energia e Meio Ambiente, Direito, Medicina, Educação e Negócios. 

5) Instituto de Tecnologia de Massachusetts

Localizada em Cambridge, Massachusetts nos Estados Unidos, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (conhecido mundialmente como MIT) é, assim como o Instituto de Tecnologia da Califórnia, está entre as melhores instituições do mundo voltadas para estudo e pesquisa em ciências, engenharia e tecnologia do mundo. 

Com a promoção de cursos de graduação e pós-graduação, a universidade já formou mais de 120 mil alunos e seus ex-alunos e professores já ganharam mais de 80 prêmios Nobel. Além disso, mais de 30 egressos da instituição viraram astronautas. Interessante, né? 

6) Universidade Princeton 

Em sexto lugar da lista, temos a Universidade de Princeton, localizada em Nova Jersey, nos Estados Unidos. A universidade possui cursos de graduação e pós-graduação voltados para o ensino nas áreas das ciências humanas, sociais, ciências da natureza e engenharia. Entre os ex-alunos da instituição estão as personalidades Jeff Bezos (fundador da Amazon), John Forbes Nash, Michelle Obama e Alan Turing, considerado o pai da computação. 

7) Harvard

Claro que Harvard não poderia estar fora dessa lista, né? Localizada na cidade de Cambridge, estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, a Universidade Harvard está entre as universidades de maior destaque no mundo inteiro. A instituição formou oitos presidentes dos Estados Unidos e reúne, entre seu catálogo de professores e ex-alunos, dezenas de prêmios Nobel.

8) Yale

Localizada em New Haven, Connecticut nos Estados Unidos, a Universidade Yale foi fundada em 1701 e é a terceira universidade mais antiga dos EUA. A instituição carrega em seu legado o título de primeira universidade dos EUA a emitir um diploma de doutorado, ter formado cinco presidentes do país e ter em seu catálogo de professores e ex-alunos vencedores de mais de 60 prêmios Nobel. 

9) Universidade de Chicago

Situada na cidade de Chicago, no estado de Illinois nos EUA, a Universidade de Chicago possui diversos cursos de graduação, vários programas de pós-graduação e está entre as universidades de maior destaque do mundo. Além disso, ex-alunos e professores da instituição estão são vencedores de 21 medalhas Fields, 22 vencedores do Prêmio Turing, 24 ganhadores do Prêmio Pulitzer e dezenas de vencedores em outras competições. 

10) Imperial College London

Para fechar a lista das 10 melhores universidades do mundo, nós temos a Imperial College London, localizada na Inglaterra/Reino Unido. A instituição tem foco em ciência, engenharia e medicina e oferece cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, a universidade conta com mais de 10 vencedores do Prêmio Nobel entre seus professores. 


E aí, o que você achou deste conteúdo? Se interessou por uma dessas universidades? Então saiba como ingressar em uma universidade no exterior em outro conteúdo aqui no blog TopWay! 


 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui