Trip 18 de Abril de 2022

10 dicas de como organizar mala de viagem

Está pensando em viajar? Então confira algumas dicas de como organizar e economizar espaço na sua mala para a próxima viagem!

Antes de viajar, nós precisamos organizar nossas malas, o que sempre causa algum

estresse na maioria das pessoas. Pensando nisso, hoje nós preparamos um conteúdo especial com algumas dicas de como você pode organizar sua mala.

Afinal, viajar é bom demais, né? Seja viajar com os amigos ou sozinho, a trabalho ou a lazer, para conhecer um novo idioma ou viver novas experiências. Sempre voltamos das viagens com bagagens e mais bagagens de conhecimento.

E se você já sabe para onde vai, ou mesmo está apenas cogitando, chegou a hora de conferir nossas 10 dicas para fazer uma mala perfeita para a sua viagem!

1. Escolha bem sua mala

Às vezes, o maior erro que cometemos é na escolha da mala. Sendo assim, pense para onde você está indo, qual o tamanho de sua bagagem e qual tipo de mala vai facilitar mais a sua vida.

Por exemplo: se você passará meses viajando para conhecer um novo continente, é melhor optar por um mochilão e não por uma mala de rodinhas. Por outro lado, se você só vai passar um final de semana em uma cidade próxima para reuniões de trabalho, não há necessidade de levar aquela mala gigante, né?

Escolher a mala correta é fundamental para quem quer ter paz de espírito na hora de organizar a bagagem e se localizar nas rodoviárias, aeroportos, táxis, etc.

2. Faça uma boa análise da sua viagem

Faça uma boa análise da viagem que você está prestes a fazer. Pergunte-se: 

  • Qual o tipo de viagem vou fazer? 

  • É uma viagem a trabalho ou a passeio? 

  • Preciso de roupas elegantes?

  • Quanto tempo vou ficar? 

  • Qual o clima e qual a previsão do tempo no destino para onde vou?

Essas perguntas são fundamentais para que você possa escolher as roupas e malas certas para organizar suas coisas. Assim, você vai saber quantas peças de roupa precisa levar, se vai precisar de roupas de frio ou calor, etc.

3. Faça uma lista de tudo o que você precisa

Quando você fizer uma análise da sua viagem, aproveite para fazer um checklist de tudo o que você vai precisar. Faça uma listinha no papel ou celular de tudo o que você precisa e depois vai conferindo se já separou para colocar na mala.

Assim, será muito mais difícil você esquecer de algum item importante como carregador de celular, meias ou aquela blusa que você comprou exatamente para essa viagem. 

E você também pode analisar se é realmente necessário levar determinados itens antes de organizar a mala de fato.

4. Organize os produtos de higiene

Organize os produtos de higiene de maneira que não ocupe tanto espaço na sua mala. Se você vai passar três dias em um lugar, não há necessidade alguma de levar um tubo de shampoo de 400 ml, certo? 

Por isso, nossa dica aqui é levar shampoo, condicionador e demais cremes em frascos pequenos.

Você pode comprar aquelas embalagens/kits que foram feitas exatamente para que você

possa organizar os produtos de higiene em mini embalagens de um jeito que não ocupa

muito espaço da mala (e nem fica desorganizado, assim, você não precisa tirar

tudo do lugar para achar um creme específico).

5. Escolha roupas de cores neutras e que não amassem facilmente

Não esqueça de escolher roupas de cores neutras (para que você possa misturar diferentes peças da mala) e que não amassem facilmente. 

Assim, você não precisa se preocupar se o vestido que você vai usar naquele jantar importante vai amassar na mala, nem gastar tempo passando ele quando chegar no hotel.

Também não esqueça de planejar cada look antes da viagem, para que você não leve

peças desnecessárias que só vão ocupar espaço e que você vai acabar nem

usando.

Veja também:
8 situações clássicas em uma viagem

Guia de conversação em inglês para viagens

Viagens: 5 situações em que o inglês pode te ajudar a economizar!

6. Opte por sacos à vácuo

Os sacos à vácuo têm sido bastante utilizados pelos viajantes. Isso porque eles são

realmente ótimos para economizar espaço. Se você for levar peças de roupa mais

volumosas, como casacos de frio, opte por colocá-los neles.

Assim, elas não vão ocupar todo aquele espaço que costumam ocupar. Quando retornar

para casa, você pode colocar as roupas sujas no saco a vácuo e não contaminar as outras roupas e nem ocupar espaço da sua mala!

7. Enrole as roupas

Não tem jeito: a melhor maneira de organizar a mala/economizar espaço é enrolando as

roupas. Se você não estiver levando roupas volumosas, casacos, paletós e camisas sociais, o melhor que você pode fazer para organizar suas roupas é fazendo rolinhos com

cada peça. 

Assim, você consegue economizar espaço e visualizar melhor o que está levando (o que vai facilitar na hora de usar as roupas).

8. Leve uma mala dobrável dentro da mala

Se você está levando uma mala com espaço ‘contado’ e pretende fazer compras durante a viagem, lembre-se de levar uma mala dobrável dentro da sua mala com roupas. 

Você pode comprar aquelas bolsas de academia que são super maleáveis/dobráveis e que vão ocupar um espaço mínimo na sua mala oficial.

Assim, você evita passar sufoco na hora de trazer as compras para casa. E mesmo que você não pretenda fazer compras, opte por levar essa mala extra mesmo assim. Vai que você encontra algo que não pode deixar passar ou recebe algum presente, né? Melhor prevenir.

9. Guarde cabos em bolsinhas

Hoje em dia nós usamos muitos aparelhos tecnológicos e todos possuem cabos, certo? São carregadores de celular, câmera fotográfica e notebook, pen drive, iPod, fone de ouvido, etc.

Em uma viagem, nós geralmente precisamos levar esses ‘cabinhos’ e é importante organizar todos juntos, para evitar uma desorganização e até mesmo a perda de algum item.

Por isso, você pode optar por comprar bolsas organizadoras específicas para colocar cada cabo e não se desesperar em um momento da viagem porque não encontra o carregador do celular.

10. Deixe algum espaço livre

Lembre-se de não colocar o mundo inteiro dentro da sua mala. Sempre deixe ao menos algum espaço livre, principalmente se você não estiver levando uma mala vazia para emergências.

Assim, você evita ter que comprar uma mala durante a viagem e até mesmo de pagar por excesso de peso na bagagem na hora da volta.

Então, não esqueça: nunca viaje com a mala estourando e sempre deixe um espaço livre para acasos.

Extra: não esqueça a mala de mão!

Ah, e como dica extra, independentemente se a viagem é internacional ou nacional, você não pode esquecer a mala de mão. Ela será sua melhor amiga. 

Nela você pode levar itens como celular, documentos de identificação, itens pequenos de higiene, remédios, etc.

E aí, o que você achou deste conteúdo? Conta pra gente nos comentários!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui