Intercâmbio 14 de Abril de 2022

Carteira de estudante internacional: quem pode fazer?

Conheça a carteirinha internacional do estudante para utilizar no seu intercâmbio e aprenda como emitir!

Para quem pretende fazer um intercâmbio de idiomas, ensino médio, graduação ou pós-graduação, enfim, intercâmbios que envolvam o título de estudante ou simplesmente viajar bastante ao redor do mundo, a Carteira Mundial do Estudante (ISIC) pode ser muito útil. 

Trata-se de uma carteirinha internacional de estudante reconhecida pela UNESCO que pode trazer diversas vantagens durante um intercâmbio no exterior. Entre os benefícios de fazer intercâmbio, estão a possibilidade de conhecer a cultura e vivências de um país diferente, qualificar-se profissionalmente, conquistar um diferencial no mercado de trabalho e adquirir conhecimentos sobre uma determinada língua, como o inglês.

Além disso, o intercâmbio faz com que a gente amadureça, principalmente porque saímos da nossa zona de conforto para viver em um país diferente, longe de tudo o que conhecemos e amamos. 

A partir dessa experiência, nós acabamos descobrindo diversas qualidades e características em nós mesmos que nem imaginávamos existir. A experiência é realmente algo de outro mundo. Você volta cheio de vivências inexplicáveis e pronto para enfrentar as mais variadas situações desafiadoras.

E aprender inglês no exterior é enriquecedor, pois você aprende na prática, entrando em contato diário com nativos da língua inglesa, desenvolvendo suas habilidades comunicativas em relação à língua de um jeito muito eficiente e rápido.

Um intercâmbio em países como a Austrália e Canadá, por exemplo, permite aprender inglês enquanto você trabalha por meio período, o que é ótimo para quem precisa economizar no período no país.

Você já deve ter percebido que nós somos muito fãs de intercâmbio, certo? Mas hoje nós vamos focar em um assunto relacionado ao tema, mas um pouquinho diferente: as carteirinhas internacionais de estudante. Vem com a gente saber tudo!

Quem pode fazer uma Carteira Mundial do Estudante?

Nem todo estudante de qualquer curso pode emitir e usufruir dos benefícios desse documento internacional. Podem solicitar uma Carteira Mundial do Estudante os alunos:
 

  • do ensino fundamental II;

  • do ensino médio;

  • de graduação;

  • de pós-graduação;

  • de mestrado;

  • de MBA;

  • de doutorado; e 

  • de alguns cursos técnicos reconhecidos pelo Ministério da Educação - MEC. 

Alunos de cursos livres não autorizados pelo MEC, como informática, teatro e outros não são validados para emitir a carteira.

Documentos necessários para emitir a CME

Se você se encaixa na lista de cursos que permitem a emissão da carteirinha, você precisa começar a separar os seguintes documentos: 

  • 1 foto 3x4;

  • comprovante de escolaridade (boleto de pagamento de mensalidade do mês atual ou comprovante de matrícula emitido e assinado pela instituição); e 

  • documento de identificação com foto como RG, CNH, passaporte ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiros).

6 benefícios da carteirinha internacional de estudante

O documento garante diversos benefícios ao redor do mundo em estabelecimentos relacionados à vida estudantil como:

  1. Alimentação 

  2. Cultura

  3. Cursos e escolas

  4. Entretenimento 

  5. Hospedagem 

  6. Viagens e passagens

Além de benefícios no exterior, a carteirinha internacional de estudante também traz benefícios para os estudantes no Brasil. Você encontra todas as informações sobre ela no site carteira do estudante

Imersão TopWay

Mas, se você não está pronto para um intercâmbio agora, saiba que a TopWay oferece uma imersão através de eventos e metodologia que com certeza ajudarão você a aprender inglês com eficiência e em um tempo muito mais curto do que você já imaginou.

O método imersivo da TopWay cria ambientes acolhedores e divertidos para que o aluno esteja 100% imerso no idioma. Sendo assim, o aluno passa a se acostumar com um ambiente completamente composto pela língua inglesa, onde o português é ‘proibido’. Isso faz com que o aluno se arrisque cada vez mais e, de fato, aprenda a falar, falando.

E essa imersão ultrapassa os ambientes escolares. Na TopWay, são organizados eventos mensais com atividades temáticas divertidas com o objetivo de potencializar a competência comunicativa dos alunos com eventos culturais, sessões de cinema, atividades envolvendo música, rodas de conversa e tudo o que for preciso para fazer o aluno se sentir confiante com o idioma e confortável nas aulas.

Dentre os eventos, está a Imersão Cultural, o maior evento realizado pelas unidades da rede onde os alunos (e não alunos) são convidados a passar um fim de semana inteiro conhecendo um pouco mais sobre a cultura de um país que tenha o inglês como a língua materna, sendo eles os Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Austrália, Canadá e África do Sul.

Ficou curioso? Entre em contato com a roxinha mais próxima de você e se informe sobre as próximas imersões. Você não vai se arrepender!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui