Músicas

15 de Junho de 2018

13 razões pelas quais você não fala inglês

Neste artigo, vamos falar de um outro problema muito comum por aí, além do medo de falar inglês.

Muitas vezes, você entende inglês e escreve muito bem, no entanto aparece uma oportunidade de falar com alguém e vem um branco no seu cérebro. Essa é uma situação muito comum entre pessoas que já estudam inglês há algum tempo.

 

Praticamente todos os alunos, em algum momento, têm essa mesma dificuldade:

 

#2 - VERGONHA DE FALAR!

 

Você já parou para observar um gringo que está aprendendo português? Eles demoram uma eternidade para formular uma frase simples, e falando certo ou errado eles não desistem e seguem em frente. Por quê? Porque eles não têm vergonha de errar!

Eles podem demorar, errar, e até se irritar com a língua, mas eles não têm a menor vergonha de errar. E, quando eles erram, ficam esperando que alguém os corrija e agradecem muito por isso. Nesse momento, eles nos ensinam uma lição para a vida: só não erra quem não faz!

 

Então, para falar certo eu preciso primeiro falar errado? Exato!

 

Primeiramente, é preciso entender o que é que te causa vergonha na hora de falar inglês. Os motivos podem ser variados: como não gostar de falar em público mesmo (o tímido raiz, não importa se a conversa é em português), o medo de ser alvo de deboche por parte dos outros alunos (o famigerado bullying), o medo de errar coisas consideradas “fáceis”, e o medo de falar bobagem por não dominar o assunto debatido pelo grupo.

Repare em quantas vezes foi repetida a palavra “medo” e o quão profundamente ela está relacionada com a vergonha de falar inglês. Isso acontece porque, invariavelmente, nos preocupamos demais com o que os outros vão pensar sobre nós. O que a gente nem imagina é que, pasmem, ninguém se importa! Nessas situações de aprendizagem, geralmente, os outros estão na mesma situação que nós: com medo de errar por medo de passar vergonha.

Que tal se antes de tentar perder a vergonha de falar inglês na frente dos outros, você comece a perder a vergonha de si mesmo? Um excelente exercício muito recomendado por especialistas em línguas é falar sozinho. Pode até parecer engraçado à primeira vista, mas com o tempo você começa a perceber suas próprias dificuldades de pronúncia, e passa a se autocorrigir, simples assim!

Se você quiser receber mais dicas de como perder a vergonha e dominar o inglês é só ficar ligadinho nas nossas redes sociais:

Face 

Insta

Twitter 

Linkedin 

Ah, e o Teacher Cecel está sempre disponível para você a qualquer hora no nosso canal no YouTube!