Aprender Inglês 1 de Junho de 2020

Aprendendo inglês: double negative

Saiba o que é o double negative e quando podemos usá-lo

No português, a dupla negativa (ou dupla negação) é uma característica sintática correta, usada para dar um sentido negativo à uma oração ou frase. Como, por exemplo, nas frases “Não fiz nada de errado” ou “Não te pedi nada”, onde as palavras ‘não’ e ‘nada’ são utilizadas para enfatizar e reforçar a ideia negativa. 

Já no inglês, o uso da dupla negação, o double negative, é considerado inadequado de acordo com a norma culta da língua. Mesmo assim, a estrutura é muito usada em diálogos informais e em dialetos regionais. Vamos ver algumas frases com double negative em inglês: 


I don’t need no help! / Eu não preciso de nenhuma ajuda!  


That won’t do you no good. / Isso não vai te fazer nenhum bem. 

I didn’t do nothing. / Eu não fiz nada.

Para transformar as frases de um jeito correto segundo a norma culta da língua, podemos substituir termos como ‘no’ com palavras como any, anybody, anywhere, anything, anyone e ever

I don't need any help. / Eu não preciso de nenhuma ajuda. - Eu não preciso de ajuda. 

I didn’t do anything! - Eu não fiz coisa alguma. - Eu não fiz nada.

I won’t go anywhere. - Eu não vou a lugar algum. - Eu não vou a lugar nenhum.

Ou também podemos simplesmente tirar uma negativa do verbo. Exemplos: 

I don’t need no help. - I don’t need help. / Eu não preciso de ajuda. 

I didn’t do nothing. - I did nothing. / Eu (não) fiz nada.

I will not go nowhere. - I will go nowhere. / Eu (não) vou a lugar algum. 


Uma observação interessante é que quando traduzimos para o português, mesmo com as alterações, as frases podem seguir com duas ‘negações’. Isso acontece porque, como mencionamos antes, a língua portuguesa não vê problemas em construções como essas. Por isso, quando estamos aprendendo inglês, não precisamos traduzir as frases para o português, mas sim entender como elas funcionam na lógica da língua inglesa.  

Utilizando ‘Ain’t’

Em situações informais onde usamos double negative também é comum usar expressões como ‘ain’t’, que é uma forma antiga e considerada agramatical do verbo to be na negativa (am not, is not, are not) ou do verbo ‘have’ na negativa (has not, ou have not). O ‘ain’t’ é usado em situações informais de fala, porém na escrita formal ele não é aceito.

Veja alguns exemplos: 


Your father said you ain’t going nowhere after school. / Seu pai disse que você não vai a lugar nenhum depois da escola.


She ain’t travelling nowhere next month, she is staying home. / Ela não vai viajar para lugar nenhum mês que vem, ela ficará em casa. 


Usos do double negative  

Como dissemos antes, apesar de se tratar de uma estrutura considerada errada de acordo com a gramática formal do inglês, a double negative ainda pode ser utilizada em contextos mais informais ou em diálogos bem específicos. 

Além disso, essa construção gramatical é bastante utilizada em textos, poemas e músicas, como é o caso da famosa música da banda Pink Floyd - Another Brick In the Wall. Confira os trechos da música com double negative: 

- We don’t need no education / Nós não precisamos de nenhuma educação  

- We don’t need no thought control / Nós não precisamos de nenhum controle de pensamento

- I don't need no arms around me / Eu não preciso de nenhum braço me segurando

- And I don't need no drugs to calm me / E eu não preciso de nenhuma droga (ou remédio) para me acalmar

E aí, o que você achou deste conteúdo? Conta pra gente nos comentários! 

Lembrando que além de dicas como essas, a TopWay English School também oferece uma metodologia imersiva, onde os alunos interagem com o idioma desde o primeiro dia de aula. Afinal, o inglês é uma das línguas mais faladas no mundo, e você não pode ficar de fora.
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui