Aprender Inglês 19 de Maio de 2021

Aprendendo inglês: como e quando usar o verbo "agree"

Saiba tudo sobre o verbo agree

Quando estamos aprendendo inglês, é extremamente comum nos confundirmos com alguns verbos, adjetivos e construções gramaticais. Essa é realmente uma parte da língua inglesa que pode complicar muita gente se não for estudada da maneira correta, com bons exemplos e na prática.

Isso porque os verbos em inglês geralmente possuem mais de um significado, que são expressos de maneiras diferentes, sempre dependendo do contexto das frases e diálogos em que são utilizados. Pensando nisso, hoje nós produzimos um conteúdo especial para te mostrar como usar o verbo "agree" corretamente. Confira:

Lembrando que o verbo “agree” tem significados diferentes, que como dissemos antes sobre os verbos em inglês, irão depender do contexto em que o verbo está sendo utilizado. Com esse verbo nós podemos concordar, aceitar, combinar, estar de acordo, enfim… a lista é longa. Mas vamos dar uma olhada nesse verbo sendo usado em diferentes contextos e com diferentes significados para você entender melhor o que estamos tentando dizer.

1) Se você concorda com alguém / sobre algo, ou seja, você tem a mesma opinião que a pessoa. Exemplos: 

I agree with you. / Eu concordo com você. 

I agree with your comment. / Eu concordo com o seu comentário.

"She’s definitely the right person for the job." "Yes, I agree." / "Ela é definitivamente a pessoa certa para o trabalho" "Sim, eu concordo."

We all agreed that we needed to improve our English. / Todos concordaram que precisávamos melhorar nosso inglês. 

My husband and I agree about / on most things. / Meu marido e eu concordamos com a maioria das coisas (Meu marido e eu concordamos um com o outro sobre / na maioria das coisas. 

2) Quando você concorda em fazer algo, ou seja, aceita fazer algo que alguém lhe pediu. Veja alguns exemplos: 

She agreed to help him. / Ela concordou em ajudá-lo. 

I have agreed to help them moving out. / Eu concordei em ajudá-los na mudança.  

3) Quando você concorda com algo, dando permissão (ou não) para algo ser feito. Exemplos:

My boss has agreed to give me a holiday! / Meu chefe concordou em me dar um feriado/folga. 

His father did not agree to the idea of a big birthday party. / Seu pai não concordou com a ideia de uma grande festa de aniversário. 

4) Quando duas ou mais pessoas concordam com algo ou em fazer algo, ou seja, elas decidem algo juntas, em um grupo. Exemplos: 

We couldn’t agree on what to buy. / Não conseguimos concordar (ou decidir) sobre o que comprar. 

They agreed to meet on Sunday. / Eles concordaram em se encontrar no domingo.  

5) Quando duas ou mais partes (pessoas, empresas, países, etc) concordam com algo, e chegam a um acordo formal (um contrato formalizado em documento) sobre o assunto. 

The government agreed a plan to tackle the economic crisis. / O governo concordou (acertou) um plano para enfrentar a crise econômica. 

The two companies agreed a way forward in their dispute.  / As duas empresas concordaram (acertaram) um caminho a seguir na disputa. 

6) Quando duas partes, ou melhor, duas descrições de uma mesma coisa, concordam. Exemplos: 

I have heard several versions of this story, but none of them agree. / Ouvi duas versões dessa história, mas nenhuma delas concorda. (Ou seja, as versões ouvidas sobre a história eram diferentes uma da outra)

Police could not locate the criminal because none of the descriptions given by the witnesses agreed. / A polícia não conseguiu localizar o criminoso porque nenhuma das descrições dadas pelas testemunhas concordou. (Ou seja, as descrições dadas pelas testemunhas eram diferentes)

Dicas extras: 

- Quando utilizamos "to agree on something" ou "to agree about something’, quer dizer que estamos concordando sobre alguma coisa.

We agree on/about everything, that’s why we get along. / Nós concordamos com/sobre tudo, por isso nos damos bem.

- Além disso, quando usamos a construção "to agree (that)", queremos dizer "concordar (ou concordamos) que…". Ex: 

We all agree changes (that) have to be made. / Todos nós concordamos que mudanças tem que ser feitas.

Lembrando que quando aprendemos um verbo ou qualquer outra palavra, é de extrema importância que a gente nunca aprenda de maneira "solta". É preciso aprender tais verbos e palavras dentro de uma estrutura e de um contexto. Por isso a importância de utilizar exemplos em frases reais, para que você visualize de maneira correta como e quando utilizar as palavras, assim como você aprendeu hoje sobre o verbo “agree”. 

Lembrando que além de dicas como essa, a TopWay também oferece uma metodologia de ensino focada na imersão total no inglês, onde os alunos interagem com o idioma desde o primeiro dia de aula. Afinal, o inglês é uma das línguas mais faladas no mundo, e você não pode ficar de fora!

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui