Aprender Inglês

17 de Setembro de 2019

Aprendendo inglês: 8 dicas para aumentar seu vocabulário

Dicas para você ampliar seu vocabulário e turbinar seu inglês

Toda pessoa que está aprendendo inglês, em algum momento, irá se deparar com a pergunta: como posso aumentar o meu vocabulário? Geralmente, o objetivo de todos que se fazem essa pergunta é encontrar certos meios que ajudem a turbinar seu vocabulário, ampliar, aumentar e desenvolver seu conhecimento. 

Pensando nisso, hoje nós vamos ver como melhorar os conhecimentos na língua inglesa e  turbinar seu vocabulário. Vamos dar uma olhada? 


1) Opte pela leitura

Quanto optamos pela leitura de conteúdos e livros para aprender qualquer idioma, somos encorajados a ler o máximo de conteúdos que pudermos (o que ajuda, e muito, na aquisição  de novos vocábulos). 

Além disso, livros despertam nossa curiosidade e atenção e quando estudamos aquilo com o qual estamos nos identificando, nosso rendimento é muito maior, não é mesmo? Por isso, é importante sempre ler textos e conteúdos de acordo com seus gostos pessoais. 

Além de ser uma ótima forma de aumentar o vocabulário, a leitura é essencial para criar conexão com o conteúdo, fazendo com que os conhecimentos adquiridos sejam assimilados com mais facilidade. Então, tente incluir a leitura em sua rotina e leia um texto novo sempre que puder! Com isso a sua capacidade de compreensão ficará melhor a cada dia.  

Obs: Além de livros, tente ler notícias e reportagens em inglês. Assim você pode adquirir vocabulários específicos sobre assuntos que estão em alta no momento. 


2) Utilize chats e aplicativos para treinar o idioma

Quando estamos aprendendo qualquer coisa na vida (inclusive um novo idioma), a tecnologia é nossa grande aliada em questões de produtividade e eficiência, portanto uma das melhores maneiras de otimizar seu tempo e aumentar seu vocabulário em inglês é utilizando chats para treinar o idioma. 
Em chats de conversa específicos para troca de conhecimento entre pessoas que buscam aprender novos idiomas, você pode treinar o idioma, aprimorar o seu inglês e estabelecer contato com pessoas do mundo todo. Além de consolidar seus conhecimentos criando diálogos reais, com pessoas reais. 

3) Forme frases com novas palavras

Uma boa alternativa para fixarmos conhecimento de novas palavras e vocabulários em inglês é formando frases com as palavra que aprendemos. Assim você faz um registro individual de cada uma delas. E você pode carregar um caderninho ou bloco de notas para registrar o que aprendeu; porque escrever manualmente faz com que nossa memória guarde melhor as informações. 
Esse exercício é bastante importante e faz com que nosso cérebro crie associações para absorver o conhecimento de maneira mais funcional e duradoura. Mas anotar não é suficiente. Você precisa fazer revisões ao conteúdo e potencializar a técnica para aumentar o seu poder de memorização. 

4) Assista filmes e séries em inglês 

Utilize séries e filmes para ampliar o seu conhecimento e aumentar seu vocabulário em inglês. Inclusive, você pode aproveitar aquelas séries e filmes que já viu centenas de vezes e não se cansa nunca, porque assim você já sabe o contexto, já sabe o que os personagens vão dizer e como vão reagir e, quando assistir em inglês, não vai ficar perdido!  E vamos combinar, estudar um idioma assim é muito mais divertido, né!? 
Com filmes e séries que você já tenha assistido, você pode utilizar seu conhecimento para entender o máximo possível das falas. Assim, quando novas palavras surgirem, você poderá descobrir seus significados  pelo contexto. 

É importante você deixar sempre no áudio original, assistindo com e sem legendas, para fixar e entender melhor os diálogos e palavras. 

5) Deixe tudo em inglês

Quanto mais o tempo passa, mais a tecnologia avança e mais nós nos vimos imersos à esse mundo de aparelhos tecnológicos, certo? E nós podemos utilizar esses ‘apetrechos’ para ampliar e manter os conhecimentos em inglês também. Basta mudar o idioma padrão das configurações do celular, notebook, tablet, kindle, enfim… De todos os seus aparelhos! 

Assim, quando você estiver utilizando qualquer um deles, entrará em contato com uma infinitude de palavras novas sem nem mesmo ir atrás desse conteúdo ou precisar reservar um tempo pra isso.  

6) Acompanhe youtubers/influencers 

No século 21, em pleno 2019, é impossível não acompanhar os famosos influencers gringos nas redes sociais, certo? Nós estamos rodeados de conteúdos no Youtube, Facebook e Instagram, por exemplo. Uma boa alternativa para ampliar nossos conhecimentos de um idioma é aproveitar esses conteúdos que nós já consumimos para prestar atenção nos diálogos, frases e expressões, etc. 
Existe uma grande quantidade de conteúdo em inglês sendo produzido nessas plataformas de forma completamente gratuita, e você pode (e deve!) usufruí-los para aprender inglês!

7) Foque no que você já sabe. 

Existe um segredo extra para quem quer ampliar os conhecimentos no inglês: aprender a usar bem as palavras que já sabemos. Às vezes nós conhecemos uma palavra, sabemos o que ela significa e como pronunciá-la, mas não conhecemos todas as formas de utilizá-la. Nem sempre precisamos procurar palavras novas e diferentes, basta aproveitar as que já conhecemos. Saber utilizar palavras comuns e corriqueiras quebra um baita galho e também é  uma forma de ampliar o vocabulário, certo? 

8) Acompanhe os conteúdos do blog da TopWay 

Aqui no blog da TopWay English School você encontra diversos conteúdos similares à esse produzidos especialmente para facilitar o seu processo de aprendizagem do inglês, sendo que muitos deles são ligados ao vocabulário da língua inglesa e uso de ferramentas alternativas como séries, filmes e músicas para aprender inglês. 

Acompanhando os conteúdos do blog da TopWay você pode tirar diversas dúvidas em relação à regras gramaticais e recebe dicas divertidas para envolver o inglês em atividades do dia a dia e aumentar seu vocabulário. 

E aí, o que você achou? Vai tentar alguma das nossas dicas? Conta pra gente nos comentários!