Business 10 de Setembro de 2020

A importância da cultura organizacional

Saiba mais sobre a cultura organizacional

Em uma empresa, independente do segmento, setor ou porte, se franquia ou não, uma cultura organizacional bem definida é fundamental para estabelecer relações, responsabilidades e valores compartilhados. 

Além disso, a cultura organizacional influencia no desempenho de todos as unidades e setores dentro da empresa. Ainda não sabe o que é cultura organizacional? Tudo bem, a gente te explica! 

O que é a cultura organizacional? 

A cultura organizacional é o que define o ambiente em uma determinada empresa. É formada por pessoas e seus costumes, valores, práticas e principalmente como elas interagem entre si internamente. Ou seja, a cultura organizacional é um conjunto de características recorrentes dentro de uma determinada empresa por parte de seus líderes e colaboradores. 

Qual a importância da cultura organizacional? 

A importância da cultura organizacional está no fato de que é ela quem explica (ou define) o comportamento humano em uma empresa, facilitando na tomada de decisões de gestores e líderes, e mostrando o melhor caminho para melhorias e adaptações. 

Uma cultura organizacional forte ajuda a fortalecer a imagem da empresa, define seu posicionamento, auxilia no aumento da produtividade e alinha os membros da equipe em um mesmo propósito. 

Sendo assim, ela auxilia os colaboradores no que diz respeito a comportamentos e práticas que devem ser seguidos no dia a dia da empresa para a manutenção de um determinado ritmo ou identidade já estabelecida. Além disso, a cultura define os objetivos e metas da empresa, fazendo com que todos os colaboradores saibam onde se quer chegar. 

Por exemplo, sabe aquele tipo de empresa em que todos os colaboradores, independente do cargo e hierarquia, se comportam e se apresentam da mesma forma? Isso é uma das “obras” de uma cultura organizacional bem definida e sucedida. 

Como definir uma cultura organizacional na minha empresa? 

Você precisa primeiramente ter ciência de que a cultura é formada por pessoas, ou seja, você precisa que os seus colaboradores estejam no mesmo barco tanto na formação da cultura organizacional da empresa quanto na manutenção dessa cultura. 

Além disso, você precisa saber que cada empresa tem sua própria cultura organizacional e que não existe uma receita de bolo. Mas existem alguns pontos que você pode seguir para definir qual cultura sua empresa quer aplicar em suas operações e dia a dia, como por exemplo: 

- Entender que a cultura deve partir dos fundadores e gestores 

Não será o seu colaborador x e y quem pensará na cultura organizacional de sua empresa (apesar de todos terem uma extrema importância nesse processo). A cultura deve partir da mentalidade e visão dos fundadores e gestores do negócio, baseada nos seus valores e crenças. 

Sendo assim, imagine qual o tipo de empresa você quer comandar, qual imagem você quer passar ao mundo, como você quer que as pessoas se sintam em fazer parte do seu time e quais são os valores que você não quer abrir mão nesse processo. Esse é o primeiro passo para definir de fato a cultura que sua empresa irá seguir.  

- Criar ambientes de trabalho seguros e confortáveis é importante 

O ambiente de trabalho da sua empresa precisa ser seguro e confortável para todos os seus colaboradores. Isso porque o ambiente também faz parte da cultura e influencia em como as pessoas se sentem para desenvolver suas atividades, fazendo toda diferença para o desenvolvimento do capital humano na empresa. 


- A cultura organizacional deve ser encarada como a “identidade da empresa”

Encare a construção da cultura como a identidade da empresa. Isso porque ela também definirá como a sua empresa se apresenta para seus colaboradores, para seus clientes e para o “mundo” como um todo. A pergunta aqui é: Qual identidade você quer apresentar ao mundo? 

Lembrando que tanto a cultura, quanto a identidade serão mantidas e modificadas ao longo do tempo, conforme necessidades apresentadas interna e externamente. 

- Missão, visão e valores da empresa auxiliam nesse processo 

A definição dos três principais pilares em uma empresa (missão, visão e valores) também auxilia no processo de criação de uma cultura organizacional. Isso porque a missão define a razão da existência do seu negócio e o seu papel no mercado, a visão demonstra onde sua empresa quer chegar e os valores, como o próprio nome diz, são os valores que a empresa não irá abrir mão e que são inegociáveis. 


- Os colaboradores têm um papel fundamental 

Lembre-se que seus colaboradores têm um papel fundamental na manutenção da cultura da empresa. Sendo assim, eles precisam estar alinhados, compartilhando os mesmos objetivos e valores que a empresa. 

Além disso, a cultura organizacional também é sobre a valorização de colaboradores, saber como dar feedbacks e fazer com que todos se sintam “donos” do negócio, querendo dar sempre o seu melhor para o desempenho da empresa. 

- A linguagem e comunicação são importantes 

Você também pode definir qual a linguagem que sua empresa irá utilizar interna e externamente para manter a cultura. E não esqueça que a comunicação é fundamental para aumentar o desempenho de sua empresa. 

Sendo assim, crie momentos de interação e compartilhamento do andamento de projetos e ações, fazendo com que todos se sintam fazendo parte de um mesmo universo e trabalhando em conjunto. 

PS: Lembre-se que existem culturas fortes x culturas fracas 

Por fim, lembre-se que existem culturas fortes e culturas fracas. Isso ajudará a definir qual o tipo de cultura que você quer implementar em seu negócio. 

Uma cultura forte é uma cultura organizacional compartilhada, em que a maioria dos colaboradores são influenciados por determinados comportamentos e até mesmo expectativas. Ou seja, todos trabalham a partir de um mesmo objetivo, seguindo um mesmo “espírito”. 

Já as culturas ditas “fracas”, são culturas que podem ser facilmente modificadas, geralmente praticadas por empresas com pouco tempo de operação, em que modificar certos valores e objetivos não se torna um processo trabalhoso, diferente do que acontece em grandes empresas com culturas fortemente enraizadas.

E aí, o que você achou? Tudo certo para iniciar a implementação de uma cultura organizacional no seu negócio? 
 

Artigos relacionados

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui