Empreendedorismo

28 de Maio de 2020

9 segredos para ter uma franquia de sucesso

Pensar em estratégias é fundamental para administrar uma franquia. Confira dicas para ter uma franquia de sucesso

O sistema de franquias é sem dúvidas uma das maneiras mais seguras de se empreender, sendo uma ótima opção para aqueles que buscam investir tempo e dinheiro em um negócio já previamente testado em diversas praças. 

Se você está pensando em investir em uma franquia no futuro ou já está administrando alguma empresa do setor, esse conteúdo é para você. Saiba alguns segredos para ter uma franquia de sucesso;

1) Busque identificação com o negócio 

Quando se está gerenciando/administrando um negócio, é preciso ter identificação. Se você não gostar do que faz, não conseguirá se dedicar e nem convencer seus colaboradores ou clientes de que sua empresa (e o que você oferece a eles) vale a pena. 

Se você for abrir uma franquia de estética, por exemplo, você precisa gostar de beleza, ou, se for abrir uma franquia de ensino de idiomas, é preciso gostar do segmento. 

2) Entenda o sistema de franquias

Você precisará entender qual a estrutura de uma rede de franquias e entender todos os processos que fazem a franquia funcionar. Respeite as regras, entenda qual o seu papel enquanto franqueado e seja parceiro de outros franqueados. Lembre-se que o seu objetivo é o mesmo que o deles: fazer seu negócio dar certo e a rede de franquias crescer.

3) Diga não para confiança em excesso 

Ter confiança em seu próprio negócio e em sua administração é extremamente necessário mas, não deixe essa confiança se transformar em arrogância. Ao administrar uma franquia é necessário ter os pés no chão, replicar as ações propostas pelo Franqueador e, sobretudo, aceitar que você será um eterno aprendiz. 

Para administrar uma franquia é precison acompanhar o movimento o mercado, as tendências e o que mais está agradando seu público-alvo, além de se manter em constante evolução, buscando a excelência de sua gestão, processos, produtos e serviços. 

4) Se dedique ao máximo

Apesar de o sistema de franquias oferecer grandes vantagens e ser menos complicado do que abrir uma empresa do zero, como em toda empresa, uma franquia precisa de dedicação de seus gestores e franqueados. Tendo os processos “prontos” e diretrizes estabelecidas, você precisará correr atrás de aperfeiçoar sua administração para fazer o negócio dar certo. 

5) Esteja presente no dia a dia de sua operação

Entenda que, para gerenciar uma franquia, você precisa estar presente, principalmente nos primeiros meses de operação. Será difícil administrar um negócio se você estiver com um emprego em tempo integral em outro lugar. Lembre-se que isso irá interferir no resultado e desempenho do seu negócio e que a sua participação ativa na operação será fundamental para o funcionamento da empresa. 

6) Busque capacitação constante

Mesmo contando com todo o suporte e experiência do franqueador, é preciso que você não se acomode e busque constantemente por capacitação. Busque por cursos voltados para os negócios e faça tudo o que puder para aprender. Lembre-se sempre: Conhecimento nunca é demais. 

7) Se inspire em outros franqueados da rede 

Conheça os outros franqueados da rede e se inspire naqueles que se destacam. Troque experiência, pergunte sobre estratégias de vendas, sobre gerenciamento de crises, cuidado com colaboradores e clientes e o que mais ele puder passar para você e sua franquia. Além disso, esteja sempre em contato com o suporte da franqueadora para obter mais informações e novas formas de aperfeiçoamento de seus processos. 


8) Seja um líder 

Seja um líder. Participe do dia a dia da empresa. Esteja perto de seus funcionários e os guie no caminho certo. Esteja em contato com seus clientes. Seja um exemplo a ser seguido por sua empresa. Esse é um dos segredos para ter sucesso em uma franquia. 


9) Cuide do atendimento prestado  

Em uma franquia, assim como em qualquer outro tipo de negócio, é preciso manter uma relação boa e saudável com os clientes e com o público-alvo. Por isso, é fundamental ficar sempre atento a qualidade do atendimento. Esse atendimento (seja ele via redes sociais, telefone ou presencial) tem que ser frequentemente aprimorado com estratégias pensadas para se diferenciar de outras empresas do mesmo ramo. 

 E aí, o que você achou desse conteúdo? Conta pra gente nos comentários! 
 

Descubra por que investir na TopWay é um ótimo negócio


 

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias similares para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o uso dessa tecnologia. Para saber mais acesse aqui